quinta-feira, 11 de abril de 2013

ZECA BALEIRO 47 ANOS


Hoje, 11 de abril, o cantor, compositor, cronista e músico brasileiro Zeca Baleiro completa 47 anos


José Ribamar Coelho Santos, o Zeca Baleiro, nasceu dia 11 de abril de 1966 em Arari - MA. O cantor e compositor, desde muito cedo, adorava doces e guloseimas, por esse motivo ganhou de amigos de faculdade o apelido de “Baleiro”. Tempos depois, Zeca abriria uma loja de doces, a “Fazdocinhá”.

Além da influência do rádio do pai, onde conheceu Sérgio Sampaio, Bob Dylan, Luiz Gonzaga, Fagner, é notório em seu trabalho o universo do baião, do samba, do cordel, entre outros. A partir da década de 1980, o cantor circula pelo meio cultural do Maranhão e participa de alguns festivais pelo Brasil. Já nessa época, era constante em suas composições a fusão de sons, ritmos e temas, característica que permeia sua obra como um todo.

Contudo, o reconhecimento só viria na década de 1990, em São Paulo. Zeca Baleiro dividia o aluguel de um apartamento com um amigo, o também cantor e compositor Chico César. Em 1997, lança seu primeiro CD Por onde andará Stephen Fry?, que teve produção de Marco Mazzola. Nesse mesmo ano, participa do CD MTV Acústico, da cantora Gal Costa, fato que alavanca sua carreira. No ano seguinte, recebe vários prêmios por seu CD, adquirindo assim o reconhecimento da crítica e do público.

A obra em questão é múltipla. Nela, encontram-se inúmeros intertextos, temas, sons, imagens. Sua música deriva da fusão de ritmos brasileiros (Samba, Baião, Frevo) com ritmos internacionais (Rock, Pop e Música Eletrônica). As letras contêm, de forma inteligente, humor e poesia. Talvez uma possível “definição” da obra do compositor seria “mistura”. Misturas de ritmos, culturas, temas, músicas, poemas. A música de Baleiro representa muito bem a pós-modernidade, haja vista que além de cultivar a diversidade cultural nacional, apresenta o homem do século XXI, a crise do individuo e as relações com o seu meio social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário