domingo, 26 de maio de 2013

VILA VELHA RECEBERÁ EXPOSIÇÃO SOBRE LUIZ GONZAGA. CONFIRA

Parte da vida e obra de Luiz Gonzaga, conhecido como o “Rei do Baião”, será abordada durante a 1ª Jornada Gonzagueana, do dia 27 de maio a 07 de junho, no Shopping Praia da Costa. A realização é da Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação, com apoio do Shopping Praia da Costa. Confira mais lendo a matéria completa.

Vila Velha recebe exposição sobre Luiz Gonzaga

A exposição, já realizada há nove anos por várias cidades do país, agora chega ao Estado com cerca de 300 objetos pessoais do cantor. Fazem parte do acervo o gibão de couro, chapéus, óculos, reportagens importantes sobre o cantor, fotografias, livros e artes plásticas, entre outros objetos do artista.
 
Ainda durante a mostra vão acontecer os shows do Trio Mafuá, no dia 27 de maio, e do Trio Nordestino, no dia 06 de junho, na Praça de Alimentação do shopping.
 
O vice-presidente da Fundação Vovô Januário, Reginaldo Silva, também fará palestras para estudantes da rede pública municipal sobre a importância de Luiz Gonzaga para a cultura brasileira. Reginaldo foi amigo de Gonzagão e afirma que só se deu conta do valor do material que tinha em mãos depois de 12 anos da morte do compositor.
 
Trajetória

Luiz Gonzaga nasceu em Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Foi um compositor popular. Aprendeu a ter gosto pela música ouvindo as apresentações de músicos nordestinos em feiras e em festas religiosas. Quando migrou para o sul, fez de tudo um pouco, inclusive tocar em bares de beira de cais.
 
Mas foi exatamente aí que ouviu um “cabra” lhe dizer para começar a tocar aquelas músicas boas do distante Nordeste. Pensando nisso compôs dois chamegos: “Pés de Serra” e “Vira e Mexe”.
 
Sabendo que o rádio era o melhor vínculo de divulgação musical daquela época (corria o ano de 1941), resolveu participar do concurso de calouros de Ary Barroso onde solou sua música “Vira e Mexe” e ganhou o primeiro prêmio.
 
No ano passado foi comemorado o centenário do Rei do Baião, além dos 60 anos da música “Asa Branca”, que se configurou como um dos maiores sucessos do cantor, gravada em 1947 e sucesso em 1948.
Saiba Mais
 
Nordestinidade
No decorrer destes vários anos, Luiz Gonzaga foi simbolizando o que melhor se tem da música nordestina. Ele foi o primeiro músico a assumir a nordestinidade representada pela sanfona e pelo chapéu de couro. Cantou as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz.

 
Carreira consolidada
Quando morreu no ano de 1989, o pernambucano tinha uma carreira consolidada e reconhecida. Ganhou o prêmio Shell de Música Popular em 1987 e tocou em Paris em 1985. O cantor foi também contratado pela emissora Nacional. Seu som agreste atravessou barreiras e foi reconhecido e apreciado por todo o povo e pela mídia. Mesmo tocando sanfona, instrumento tão pouco ilustre. Mesmo se vestindo como nordestino típico (como alguns o descreviam: roupas de bandido de Lampião).
 
Agradecimento
Luiz Gonzaga era a representação da alma de um povo. Era a alma do nordeste cantando sua história. E ele fez isso com simplicidade e dignidade. A música brasileira só tem que agradecer.
 
Serviço:
Exposição – 1ª Jornada Gonzagueana
Data: 27 de maio a 07 de junho
Local: Shopping Praia da Costa – Primeiro Piso
Horário: 10 às 22 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário