quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ESCRITORA ANA LAURA NAHAS LANÇA 2º LIVRO DE CRÔNICAS.



Autora intensifica diálogo com o público nos textos sobre arte, política, fatos cotidianos, amores, amigos, memórias e encontros de “Quase um Segundo”

Arte, política, fatos cotidianos, amores, amigos, memórias e encontros estão nas crônicas de Quase um Segundo, segundo livro da jornalista e cronista Ana Laura Nahas, que será lançado no dia 2 de setembro, no Restaurante Los Chicos, na Mata da Praia, em Vitória. A obra sai pela Editora Cousa e tem prefácio do escritor, dramaturgo e cartunista Milson Henriques e orelhas do cronista Álvaro Abreu. Lançado com apoio da Lei Rubem Braga da Prefeitura Municipal de Vitória e do Laboratório Tommasi, o livro mescla textos inéditos com uma seleção da produção da cronista na última década para o jornal A Gazeta, revistas como Bravo! e Grafitti e o blog www.analauranahas.wordpress.com.
Os textos misturam referências atuais à cultura pop, ao cinema, à política e, especialmente, à música popular brasileira, característica que levou o pesquisador, colecionador e radialista Tarcísio Faustini a criar o quadro As Crônicas Musicais de Ana Laura Nahas, na Rádio Universitária FM; e o apresentador Mario Bonella a criar o quadro Música para Ana Laura Nahas, na Rádio CBN.
O diálogo da literatura com o público também é marcante nos textos da autora, que costuma destacar em seu trabalho uma característica forte da produção literária contemporânea: a utilização da internet como suporte para a consolidação de novos autores e para a aproximação entre autor e leitores. Para Ana Laura, poucos gêneros permitem essa proximidade de modo tão eficiente quanto a crônica.

Curiosidades

O título do livro brinca com o fato de Quase um Segundo ser o segundo trabalho da autora e de ele ser formado pela união de textos inéditos com crônicas feitas originalmente para outras plataformas, como o jornal e a internet. Além disso, o tempo é um tema recorrente nas crônicas. O livro tem 59 textos, ou seja, quase 60, número de milésimos de segundos existentes em um segundo. Por fim, a canção Quase um Segundo, do grupo Paralamas do Sucesso, faz parte da lista de favoritas da autora, bem como Todo Sentimento, de Chico Buarque e Cristóvão Bastos, que deu nome ao seu primeiro trabalho.
Mais uma vez, seguindo o modelo criado para a noite de lançamento de Todo Sentimento, Quase um Segundo não terá preço fixo. Cada leitor poderá determinar o valor da obra e pagar por ela a quantia que achar que vale. “Para mim, a partir do momento em que torno o texto público, ele passa a ser também de quem lê, de quem reage de uma ou de outra maneira ao que está lendo, de quem compartilha comigo as sensações despertadas por aquelas páginas. Por isso, nada mais justo que o próprio leitor determine quanto valem aqueles textos que ele tem nas mãos”, explica a autora. Cada um paga o quanto pode ou o quanto acha que deve.

A opção, ela diz, é uma relação de valor subjetiva, emotiva e afetiva. “Além disso, gosto bastante da ideia da 'economia' grátis surgida na internet e adotada por mim no lançamento do meu primeiro livro, já em 2008”, afirma.

Sobre a autora

Ana Laura Nahas é jornalista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com 15 anos de experiência nos jornais A Gazeta e Folha de São Paulo, revistas Bravo!, Vida Simples, Vip, Quatro Rodas e ShowBizz, portal Gazeta Online e Rádio CBN. Atualmente, coordena o portal de notícias da Prefeitura de Vitória. Escreve crônicas desde 2002, foi cronista do jornal A Gazeta entre 2004 e 2013 e escreve para o blog www.analauranahas.wordpress.com.  Seu primeiro livro de crônicas, Todo Sentimento, já esgotado, foi lançado em 2008.

SERVIÇO
Lançamento do Livro Quase um Segundo, de Ana Laura Nahas

Data: 2 de setembro, segunda-feira
Horário: das 19h às 22h
Local: Restaurante Los Chicos, Avenida Desembargador Dermeval Lyrio, 56, Mata da Praia, Vitória
CONTATO COM A AUTORA: ana.laura.nahas@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário