sábado, 3 de agosto de 2013

METALLICA. JAMES HETFIELD COMPLETA 50 ANOS.



Hoje, o guitarrista James Hetfield completa 50 anos.. Também co-fundador, principal compositor e vocalista do Metallica, em 2004 Hetfield foi considerado o segundo melhor guitarrista de heavy metal de todos os tempos, pela revista Guitar World
Nascido em 1963 em Downey, Califórnia, James é filho de um caminhoneiro chamado Virgil e de uma cantora chamada Cynthia. Os pais de Hetfield eram Cristãos Cientistas e reprovavam totalmente o uso de qualquer tipo de medicamento ou tratamento clínico, mesmo quando Cynthia estava sucumbindo ao câncer em 1979. Tal criação inspirou muitas das músicas do Metallica, como “The God That Failed”. Hetfield também tinha dois meios-irmãos mais velhos, do primeiro casamento de sua mãe, e uma irmã mais nova.
Hetfield começou a ter aulas de piano aos nove anos e começou a tocar guitarra aos 14. Ele esteve em uma bandas como LEATHER CHARM e OBSESSION durante sua adolescência. Em outubro de 1981, ele respondeu a um anúncio dos classificados de um jornal local chamado Recycler publicado pelo baterista dinamarquês LARS ULRICH, e assim nasceria a maior banda de Metal dos 30 anos seguintes.
Metallica
Nos primórdios da banda, o Metallica experimentou várias formações de vocal e guitarra; além disso, James também tocava bateria. Algumas das opções consideradas incluiam um outro guitarrista, tendo John Roads como guitarrista solo e John Bush do Armored Saint(que mais tarde se juntaria ao Anthrax) como vocalista. Hetfield afirmou numa entrevista em 1989 para a revista Spin que a banda queria o ex-vocalista do Misfits, Glenn Danzig, mas não deixou claro se Danzig chegou a ser contactado pela banda. Finalmente, a banda foi formada com James Hetfield (guitarra e vocal), Lars Ulrich (bateria), Dave Mustaine (guitarra) e Ron McGovney (baixo). De 1981 a 1983, o estilo de vida errático de Mustaine ocasionou problemas de relacionamento entre ele e o resto da banda. Uma briga em questão, ficou famosa. Quando Dave Mustaine trouxe seu cão para um ensaio, o cão achou o carro de Ron McGovney, e arranhou todo o painel frontal. James chutou o cachorro de Mustaine, e os dois começaram a discutir, até que ambos chegaram às vias de fato trocando socos. Em seguida Ron pulou encima de Dave, que o jogou contra a parede. Então o despediram mas no dia seguinte ele foi perdoado. Em outro caso Mustaine chegou a derramar cerveja no baixo de McGovney, o que fez com que ele levasse um choque elétrico ao ligar o baixo e por pouco não se machucasse mais seriamente. Hetfield e Ulrich acabaram por ejetar Mustaine da banda por causa de seus excessos com bebida, e recrutaram o guitarrista Kirk Hammett da banda Exodus no mesmo dia. Mustaine foi mandado de volta para casa numa viagem de 4 dias de ônibus e acabou formando o Megadeth.
Até meados da década de 1990, Hetfield gravava todas as bases de guitarra do Metallica. Apenas no álbum Load, de 1996, Hammett passou a também gravar bases. Hetfield também gravava alguns solos, como o de "Nothing Else Matters", o solo de "Whiskey in The Jar", o solo final de "The Outlaw Torn", o segundo de "To Live Is to Die", o segundo de "Orion", o primeiro interlúdio de "Master of Puppets", o primeiro e o segundo solo de "Suicide & Redemption", o segundo de "Welcome Home (Sanitarium)", o primeiro de "The Day That Never Comes", o primeiro de "That Was Just Your Life" e, junto com Kirk Hammett, o solo final de "One". Ele também escreve a maioria das harmonias de guitarra, bem como escreve as letras, melodias vocais e co-arranjar as músicas com Ulrich.
Hetfield se envolveu em muitos incidentes em palco, sendo o mais conhecido o da pirotecnia no Estádio Olímpico de Montreal, em turnê conjunta com o Guns N' Roses, em 8 de agosto de 1992, ele acidentalmente entrou na área destinada a parte das chamas químicas que estavam programadas para incendiar em "Fade to Black". A guitarra o protegeu da força da explosão, entretanto, o fogo envolveu o lado esquerdo de seu corpo, queimando sua mão, seu braço, sobrancelha, rosto e cabelo. Ele sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus, mas voltou aos palcos 17 dias depois, com o guitarrista John Marshall (ex técnico de guitarra de Hammett e membro da banda Metal Church) tocando em seu lugar, durante quatro semanas, até que ele se recuperasse totalmente. John Marshall também substitui James em algumas ocasiões na década de 80, quando o frontman feriu o braço em acidentes de skate. No ano 2000 durante a Summer Sanitarium Tour, James não pode comparecer a 3 shows por causa de um acidente de jet ski, na ocasião ele foi substituído por Kid Rock.
James travou sua maior batalha, nesses últimos anos, contra o seu maior vício: o álcool. Durante a gravação do álbum St. Anger, James entrou num processo de reabilitação. Esse fato e outros problemas encontrados pela banda nos últimos anos pode ser visto mais detalhadamente no DVD “Some Kind of Monster”.


Abaixo, confira, na íntegra, 2 grandes shows do Metallica:



Nenhum comentário:

Postar um comentário