quarta-feira, 7 de agosto de 2013

RACIONAIS MC'S EM VITÓRIA

Um dos grupos de rap mais conhecidos da história da música nacional, os paulistas dos Racionais MC's vem ao estado neste fim de semana para apresentação única no Ilha Shows. O grupo, liderado por Mano Brown, se apresenta neste sábado na casa de shows. Saiba mais lendo a matéria completa.

Por Rafael Braz

Divulgação
 
Vitória recebe a batida dos Racionais MCs
Rappers paulistas sobem ao palco do IlhaShows, na Capital, no próximo sábado
 
Os tempos mudaram, e os Racionais MCs também. Até pela foto que ilustra exte texto dá para perceber que os rappers paulistas, que se apresentam neste sábado, a partir das 22h, no IlhaShows, em Vitória, já não fazem mais questão de manter a pose sisuda que marcou a ascensão da banda no final dos anos 1990, quando o rap da periferia de São Paulo caiu na boca do povo em todo o país.

Lançado de maneira independente em 1997, o disco “Sobrevivendo no Inferno” foi o responsável pelo sucesso que não pode ser considerado meteórico, uma vez que a banda estava na estrada há quase dez anos, mas que colocou os Racionais entre os grandes nomes da música brasileira.

“É uma felicidade e uma grande responsabilidade ser lembrado como uma das grandes bandas do rap”, conta Mano Brown, em entrevista ao C2. Para ele, o grande marco dessa trajetória foi quando o disco “Nada Como Um Dia Após o Outro”, de 2002, embalado pelo sucesso boca a boca de “Sobrevivendo no Inferno”, estourou em todo o Brasil sem tocar nas rádios e com uma internet que ainda não era tão popular na época.

Após o sucesso, a banda deu uma diminuída no ritmo. Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay continuaram fazendo música e se apresentando com o Racionais, mas também desenvolveram carreiras solo e se envolveram com projetos sociais. “Ficamos fora dos holofotes, mas nunca paramos de trabalhar. O retorno depois da parada foi natural, tipo uns amigos se reunindo para fazer um som”, diz Brown.

O retorno veio em boa hora, com o rap em alta no Brasil. Após dez anos sem gravar músicas inéditas, a banda lançou “Mil Faces de um Homem Leal”, música-tema do documentário “Marighella”, de Isa Grinspum Ferraz, que conta a trajetória do guerrilheiro baiano Carlos Marighella e sua luta contra a ditadura militar do Brasil.

Além disso, os Racionais MC’s participaram de importantes festivais, como o Lollapalooza do ano passado, algo antes impensável para uma banda que sempre se orgulhou de não fazer parte dos esquema das grandes mídias. “Isso é um processo natural de maturidade. O espírito e a alma ainda são os mesmos, mas alguns conceitos mudaram”, afirma o rapper.

Para o show deste sábado, ele prefere não revelar qual será o foco. “Isso é segredo. Só indo para ver”, brinca. Certeza apenas de que os fãs verão o principal nome da história do rap brasileiro no palco do IlhaShows.

Racionais Mc’s
Abertura: Los Zombres
Quando: Sábado, 10 de agosto, a partir das 22h
Onde: IlhaShows - Alameda Ponta Formosa, 350, Praia do Canto, Vitória
Quanto: R$ 30 (pista, 1º lote, meia) e R$ 60 (camarote, 1º lote, meia)
Ingressos à venda no Bicho Guloso (Jardim da Penha), nas lojas Focas e no site www.blueticket.com.br
Informações: (27) 3224-3726
Classificação: 16 anos
Retirado integralmente de A Gazeta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário