sexta-feira, 2 de agosto de 2013

UMA ODE AO MACHISMO

Frases machistas. Ditas sem tanto alarde em tempos anteriores, algumas frases ditas por grandes celebridades nacionais e internacionais, teriam, hoje, grande impacto na sociedade. E a escritora Salma Ferraz aproveitou e listou uma série destas célebres frases no livro 'Machismo Cordial". Saiba mais lendo a matéria completa.

Machismo cordial: as frases mais cretinas contra as mulheres - 1 (© Livro reúne as principais frases cretinas contra as mulheres Foto: Divulgação)

Machismo cordial: as frases mais cretinas contra as mulheres

O que Millôr Fernandes, Marilyn Monroe e Nelson Rodrigues têm em comum? Frases que na época não causaram tanto incômodo, mas que hoje, quando os direitos das mulheres estão em evidência, podem ser facilmente consideradas machistas. E que tal reunir em livro as principais pérolas ditas por escritores, celebridades e outros famosos?

A tarefa coube à doutora em Literatura Portuguesa Salma Ferraz, que resolveu reunir o conteúdo juntando humor e erudição, no livro "Dicionário Machista – Três mil anos de frases cretinas contras as mulheres", relançado pela Editora Jardim dos Livros. "Eu ouvia uma coisa ali, outra aqui, e aí fui juntando tudo e guardando. Achei que reunindo num dicionário as frases poderíamos ter uma ideia mais seletiva de que como e o que os homens pensavam sobre as mulheres e até mesmo e o que as mulheres pensavam sobra elas mesmas", conta a autora.

 Machismo cordial: as frases mais cretinas contra as mulheres - 1 (© Livro reúne as principais frases cretinas contra as mulheres Foto: Divulgação)
'Há um tipo especial de mulher que gosta de trair, não só pelo prazer de trair, mas pelo prazer maior de depois confessar, pelo prazer maior do sofrimento infligido, pelo prazer enorme de sofrer a retaliação'.
(Millôr Fernandes, escritor)

Para a autora, que é professora associada de Literatura Portuguesa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), "as mulheres são as piores machistas, afinal, quem cria e educa os homens?", questiona. Salma analisa o machismo no Brasil: "Existe um ranço de machismo suave que transforma a mulher num mero objeto sexual descartável. Veja o exemplo das mulheres frutas, há um verdadeiro culto à bunda no Brasil. Atrás do machismo cordial que tanto elogia a brasileira, temos um machismo que reduz a mulher a um pedaço de comida, sem nome, sem identidade. Elas dançam com o rosto virado para a parede, o rosto não interessa, só a bunda, que virou um ente independente do resto do corpo", avalia a escritora.
Salma ressalta que o principal objetivo do livro é mostrar a estupidez do machismo. "Quis deixar registrado essas frases para que sigamos em direção a um mundo melhor. Demorou dois mil anos para que as mulheres conquistassem seu espaço. Temos que caminhar para frente. Homens não são superiores às mulheres e vice-versa", completa Salma Ferraz.

Algumas frases:

O glúteo é muito importante para a formação do nosso caráter'.
(Cláudia Raia, atriz, Veja 26/12/2001)

'Pouquíssimas são as mulheres capazes de abrigar dois conceitos ao mesmo tempo'.
(Woody Allen, cineasta)

'Maridos são bons amantes quando estão traindo as esposas'.
(Marilyn Monroe, escritora)

'Na verdade, o que eu gostaria era de estar casada e lavando as meias do meu marido'.
(Madonna, cantora) 

'Não digo que toda mulher goste de apanhar; só as normais'.
(Nelson Rodrigues, dramaturgo carioca) 

'Existem umas feias potáveis. Mas a maioria só serve mesmo para fazer sabão'.
(Vinicius de Moraes, poeta e compositor)

'As mulheres são um sexo puramente decorativo. Elas nunca têm nada a dizer, mas o dizem de forma encantadora'.
(Oscar Wilde, escritor, em 'O retrato de Dorian Gray'). 
Retirado integralmente de MSN

2 comentários:

  1. Achei a autora do livro meio infeliz, pra não dizer idiota, por que nem todas as frases desse livro expressa uma idéia machista, mas no meu entender não deixa de dizer a verdade, como na frase da escritora Camille Paglia falando sobre gênio, na pág 67 - escritora muito inteligente por sinal, mais até que a autora do livro. Outras fogem totalmente do assunto, como a de Jeniffer Lopez (pág. 86). Outras como a de Sally Rand (pág. 46), Maitê Proença (pág. 150), Sabrina Sato e Claudia Schiffer (pág. 106), são frases espirituosas de quem possui um alto senso de humor - mulheres que estão falando de si mesmas somente e não da totalidade do gênero feminino.
    Em outros textos ela cita até mesmo a Bíblia, como nas páginas 150 e 114, totalmente ignorante dos contextos em que as frases foram escritas.

    ResponderExcluir