terça-feira, 17 de setembro de 2013

CRÍTICA DO FILME DOSE DUPLA

Capitaneado por uma respeitosa dupla de atores, 'Dose Dupla' estreou neste fim de semana em nossos cinemas com a missão de resgatar os fãs das comédias com ação. Leia abaixo a nossa crítica e saiba o que esperar deste filme protagonizado por Denzel Washington e Mark Wahlberg.

Por Sandro Bahiense

Dose Dupla

Vale pela dupla
"Máquina Mortífera de 2013" tem roteiro fraco, mas dupla de protagonistas que salvam o filme

A ideia de 'Dose Dupla' era muito clara: Criar o mesmíssimo ambiente de filmes clássicos dos anos 80 como 'Máquina Mortífera', 'Um Tira da Pesada' ou '48 horas'. Filmes de ação, mas com uma boa dose de humor. Normalmente esse filmes se valiam, e muito, do carisma de seus protagonistas, mas também de uma boa história, um bom roteiro, o que ajudava bastante.

O problema de 'Dose Dupla' é que sua dupla de protagonistas é até boa, mas o roteiro é péssimo, e isso é uma pena, pois o pano de fundo da história poderia render grandes momentos e transformar o filme do diretor Baltasar Komakur numa grande pedida.

A trama

Tudo começa com a dupla formada por Bobby e Stig, que elabora um assalto a banco para pegar o dinheiro que supostamente estaria sendo depositado pelo traficante mexicano Papi Greco. Só que Bobby é um agente infiltrado pela Narcóticos e Stig, por sua vez, também trabalha camuflado, só que para a inteligência da Marinha. 

Detalhe: nenhum deles sabe do disfarce do parceiro de crime – o que, obviamente, não demora muito para vir à tona. Duplamente enganados, Bobby e Stig juntam forças a contragosto para que possam sair ilesos da verdadeira caçada feita contra eles.

Elenco

Como dito acima, Denzel Washington e Mark Wahlberg estão muito bem no filme, apesar de passarem longe de suas melhores atuações. Washington ligou o piloto automático após ter ganho o Oscar e o Wahlberg... Bem o Wahlberg parece estar sempre no piloto automático (tem um salvo conduto por 'Ted').

Ainda assim os dois simplesmente estraçalham qualquer outro ator ou atriz no filme. A ponto de eu pela primeira vez não citar nenhum coadjuvante como destaque. Ninguém passou nem perto da dupla de protagonistas.

O oposto característico de ambos, ajudou bastante, é bem verdade. Enquanto o personagem de Mark faz o estilão engraçadinho, o de Denzel é o tipo fechado e sério. Qualquer semelhança com os personagens de Dany Glover e Mel Gibson em 'Máquina Mortifera', pode crer, não é mera coincidência.

Dose Dupla - Foto

Crítica

Bem... Dá quase para dizer que 'Dose Dupla' é uma licença poética de 'Máquina..' tamanha as coincidências. Contudo o pano de fundo do filme de Komakur tinha um grande mérito: Tudo começava com um plano que escancarava uma imagem nada convencional dos Estados Unidos. A de uma nação corrupta, com gente que pensa em levar vantagem e se dar bem. 

Mostrar que a picaretagem não é só demérito do Brasil seria muito legal, mas o diretor islandês preferiu ir para o caminho mais fácil. Então troca-se uma boa discussão (que seria posta em prática com a ação dos personagens) por somente cenas de tiros e explosões.

Aliás a ideia do filme, seu mote, era tão bem elaborado que a impressão que dá é que até as cenas de tiros e explosões (principalmente as de explosões) seriam totalmente desnecessárias, e que só foram postas ali por capricho do diretor.

A sacada do filme então (já que se perdeu a chance de se estabelecer um grande assunto), torna-se os diálogos da dupla principal de atores. Com algumas boas sacadas, seus diálogos divertem bastante.

Quando o filme foca somente na figura humana dos personagens de Denzel e Mark a coisa até que é agradável. O filme poderia ser ótimo, fica bom, e termina ruim, mas ainda assim é um bom divertimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário