segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CRÍTICA DO FILME 'INVOCAÇÃO DO MAL'

O mal nunca descansa. Ainda mais nos cinemas. O mais novo candidato a filme de terror do ano é 'Invocação do Mal' filme que estreou nos cinemas e nós fomos lá acompanhar. Confira nossa crítica abaixo:

Por Sandro Bahiense

Invocação do Mal

O medo do que não vemos
Filme vale por sua primeira metade onde não vemos nada

'Invocação do mal', filme do diretor James Wan, vale por sua primeira metade onde não vemos "nada". As suposições e subentendidos são assustadores e faziam do filme, baseado em fatos reais (só para o medo aumentar), realmente dar medo. Até os demônios aparecem, aí...

A tecnologia fez o cinema evoluir e todos os gêneros se aproveitaram bastante disso, mas cada vez mais os filmes de terror deveriam seguir pelo caminho inverso. O que assusta é o que não vemos, pois em 2013, um trilhão de filmes depois, os fãs de terror já devem ter visto todos os tipos de monstros, fantasmas ou demônios possíveis, logo, com isso, fica muito difícil, quase impossível, mostrar algo tão diferente que nos assustaria de verdade.

Dentro dessa perspectiva, o filme é ótimo até sua primeira metade, pois quando uma família chega a uma suposta casa mal assombrada no interior dos Estados Unidos e os demônios dão indício que não os querem por lá, tudo é mostrado de uma forma meia subentendida, com uma porta fechando aqui, uma sombra acolá, tudo bem pavoroso. Mais daí o demônio mostra sua face e o que deveria nos dar um super medão nos traz à banalidade. Antes de continuar vejamos a sinopse do filme.

Invocação do Mal - Foto

A trama

Harrisville, Estados Unidos. Um casal (Ron Livinston e Lili Taylor) muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais (Patrick Wilson e Vera Farmiga), mas eles não aceitam o convite, acreditando ser somente mais um engano de pessoas apavoradas com canos que fazem barulhos durante a noite ou coisas do gênero. 

Porém, quando eles aceitam fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o porquê daquilo tudo acontecendo com os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.

Invocação do Mal - Foto

Licenças nada poéticas

'O Exorcista', 'Os Outros', 'Atividade Paranormal', 'Os Pássaros'... Não se assuste se você achar várias situações semelhantes destes filmes, ok? As licenças (nada) poéticas de 'Invocação do Mal' a outros filmes de mesma temática são tantos que chegam a irritar. Eu não que em 2013 é difícil ser original??? 

Exigências... As danadas das exigências

Bem... Imagine os produtores de Hollywood se deparando com um roteiro de um filme de terror sem sangue, cabeças cortadas e nem demônios feiosos em cena? Pois é, eles realmente não devem ter gostado nada nada disso e então, dá-lhe sangues, cabeças cortadas e demônios feiosos em cena. Tudo em nome do danado do dinheiro.

Tanto que a partir da segunda metade do filme, quando os subentendidos passam a ser (bem) entendidos, todos os maniqueísmos pra lá de manjados de filmes de terror são despejados um atrás do outro, quase de forma desordenada e sem sentido.

Daí tem demônio em cima do armário, em baixo do assoalho, assombrações das mais variadas espécies e até um dos piores exorcismos já vistos no cinema.  

Invocação do Mal - Foto

Não bastando, o elenco fraco não consegue segurar as ondas e deixa tudo ainda mais macarrônico à partir da segunda metade da trama. Sem força expressiva e sem um roteiro que se  sustente, 'Invocação do Mal' perde todo o brilho adquirido em sua primeira parte. Resultado? Mais um filmezinho de terror que deve dar medo em criancinhas, não mais do que isso.  

Os convido para irem ao cinema para assistirem um dos finais mais brochantes da história do cinema de terror já feito. Se esquecermos o final, o filme não é de todo ruim e vale pela diversão, e só.

Um comentário:

  1. Tudo bem que crítica é subjetiva, mas deve ser brincadeira chamar o elenco desse filme de fraco. Vera Farmiga e Lili Taylor são atrizes fracas???????????? Patrick Wilson e Ron Livinston são fracos????

    Pai, perdoai. Ele não sabe o que escreve...

    ResponderExcluir