quarta-feira, 25 de setembro de 2013

FRANCISCO CUOCO TRAZ PEÇA DE TEATRO A VITÓRIA

Um dos atores mais conhecidos da TV, cinema e teatro, Francisco Cuoco vem a Vitória neste fim de semana para apresentar a peça 'Uma Vida no Teatro'. Confira mais lendo a matéria completa.

Por Darshany Loyola

Divulgação


'Uma Vida no Teatro' estreia neste fim de semana

Espetáculo traz um encontro de gerações ao palco do Carlos Gomes

Realidade e ficção se entrelaçam em “Uma Vida No Teatro”, em que a trajetória e os desafios de um artista nos palcos e nos bastidores da profissão são retratados por meio de duas gerações de atores. Estrelada por Francisco Cuoco e Ângelo Paes Leme, que também representam duas gerações na vida real, a peça estreia no próximo fim de semana, no Teatro Carlos Gomes.

Escrito pelo roteirista e diretor americano David Mamet, o texto foi adaptado no Brasil por Alexandre Reinecke, que também ficou responsável pela direção da comédia. Na trama central, que tem a metalinguagem como ponto forte, estão os conflitos de dois atores, um mais velho e um mais jovem, que em dado momento de suas carreiras vão trabalhar juntos e partilham inseguranças, carências, sucessos e fracassos da profissão.

“São histórias do universo teatral. Frente e verso do palco, ficção e realidade. Atores e personagens, pessoas reais e intérpretes. A história é muito interessante”, afirma Francisco Cuoco, em entrevista.

Cuoco, que em novembro completa 80 anos, interpreta Robert, um ator com cerca de 70 anos, que possui uma extensa experiência nos palcos e vive do sucesso que teve no passado. O personagem é cheio de manias, opiniões fortes e inseguranças. Também gosta de comentar sobre as atuações dos colegas e orientá-los, além de estar sempre pronto para discutir as cenas. Apesar disso, é um homem solitário, não tem mais muitos amigos como antigamente e tem uma carência que se mostra latente durante todo o desenrolar da história.

Tão experiente como seu personagem, para o ator a peça levanta reflexões sobre glórias e declínio. “Ele é um personagem complexo, porque tem a complexidade do ser humano. É sobre o professor, o ego, as vaidades e as sinceridades”, diz. “É um encontro de gerações: o já vivido e o que está a viver, o velho e o jovem ator. Fala sobre o ser humano em qualquer profissão na vida, mas principalmente sobre a mágica teatral.”

John, papel de Ângelo Paes Leme, por sua vez, é um artista jovem e promissor. Devido a sua generosidade e ao seu talento nas artes cênicas, torna-se amigo e confidente de Robert, que o escolhe para suas conversas intermináveis sobre a “arte de ser ator”. John está sempre pronto para ouvir o colega com calma e atenção, mas a carência e a constante necessidade de conversas de Robert começam a cansá-lo.

Para Cuoco, que já tem mais de 55 anos de carreira no teatro, é um prazer falar sobre um universo que ele conhece tão bem. “É um privilégio falar deste mundo que vejo como um aprendizado constante. São desafios da vida, riscos e glórias. É um espelho da própria vida e também um lindo presente”, declara o ator.

O espetáculo, que estreou há cerca de quatro meses em São Paulo, é dividido em cenas divertidas e comoventes, com cenários que se transformam em salas de ensaio, camarins, palco, e outros locais de trabalho dos atores. “O público de Vitória pode esperar um texto especial e uma entrega nossa total. É bonito quando o teatro rompe a quarta parede e atores e público ficam unidos e vivem o mesmo encantador momento teatral”, diz Cuoco.

"Uma Vida no Teatro"
Quando: Sábado (28), às 21h, e domingo (29), às 19h
Onde: Teatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, Centro, Vitória
Ingressos: R$ 80 (inteira) R$ 40 (meia). À venda na bilheteria do teatro e no site www.ingresso.com
Informações: (27) 3323-0476
Retirado integralmente de A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário