sábado, 28 de setembro de 2013

MATÉRIA ESPECIAL - 'O FIM DA MTV'

No último dia 26, a MTV (pelo menos da forma como a conhecíamos) chegou ao seu fim. Televisão que marcou uma época - e geração - o canal até então pertencente a Editora Abril fechou as suas portas. O Outros 300 analisa e aponta alguns dos motivos que possam ter contribuído para este fechamento. 

mtvall1 O fim da MTV Brasil e o começo de algo melhor

A MTV também cresceu
Assim como os fãs de 1990, emissora também envelheceu e acabou antiquada

Seria muito leviano de minha parte apontar um único motivo para o fechamento da MTV. Aliás, antes de mais nada, é válido apontar que a MTV não deixará de existir. Tanto que a partir do dia primeiro de outubro a emissora volta, com novos programas e apresentadores, mas o intuito é, desde já, "adequar-se" (no sentido pejorativo da palavra) a uma nova realidade, o que pressupõe que o jeitão pop da emissora será trocado por um jeitão "popular". Ou seja, de fato a MTV morreu e surgirá um "SBT para jovens" ou algo assim em seu lugar.

Isso posto, vamos levantar algumas hipóteses acerca do fechamento da emissora. Quando surgiu, a MTV tinha o cheiro de novidade que a juventude brasileira pedia. Sem atrações na TV aberta que fossem especificamente voltadas a sua faixa etária, os jovens clamavam por algo que falasse a sua língua. Daí o surgimento da emissora foi um oásis televisivo para a molecada.

A princípio criada para uma pequena fatia da audiência (os jovens de classe alta), a emissora sentia-se à vontade para transgredir regras e explorar novidades, amparada por espectadores curiosos, abertos e esclarecidos.

mtv O fim da MTV Brasil e o começo de algo melhor
Foto com os VJ's que iniciaram em 1990

Soma-se a isso o grande momento musical da época, com a "volta do rock" capitaneado pelo Nirvana e o surgimento da várias bandas nacionais pós movimento RockBr como Skank, Raimundos, Chico Science e Planet Hemp.

Sem internet, todos os modismos da galera classe A e B advinha da MTV Brasil e a emissora se sentia a vontade em estabelecê-las. 

Emissora não se preparou para a chegada da internet

Uma dos maiores erros da MTV foi ter achado que seria soberana na área de música para sempre. Sem uma estratégia para combater quaisquer concorrentes, a emissora se viu confrontada com a chegada da internet e mais especificamente com a chegada do Youtube. Podendo ver o seu clipe favorito na hora e quantas vezes quiser, o jovem abdicou de ter de ver a emissora paulista na expectativa de ver o seu clipe que normalmente vinha após a exibição de outros que as vezes nem eram de seu gosto.

thaide
Thaíde, agora na Liga, apresentava programa sobre rap

O contragolpe da MTV foi então mergulhar no entretenimento, espacialmente no humor. Muita gente boa saiu de lá (Adnet, Calabresa, Tatá, Mion, João Gordo,Hermes e Renato...) e a emissora se manteve por mais algum tempo à base de risos.

Marcos Mion no 'Quinta Categoria'. Humor na MTV

Contudo o fato foi que a music television tupiniquim nunca conseguiu firmar - ou trazer - alguma parceria realmente eficaz com a internet. A grande rede de computadores continuava a ser uma concorrente que, à medida que crescia, tornava-se até desleal em sua concorrência. Será que, por exemplo, o clipe da Anitta está a disposição na MTV? Acho que nem precisa né?

Foto de reunião da velha guarda da emissora

A MTV virou uma tiazona

Outro fato preponderante para a derrocada da MTV foi a não adequação às novas juventudes. A emissora ficou estagnada em 1990, numa geração que era apaixonada por rock, engajada politicamente e doida por novidades. Por mais que novos rostos surgissem no canal, a verdade é que em sua essência a MTV mais parecia aquele tiazona trintona que insiste em ser adolescente do que de fato ser uma. 

Com isso nem é preciso dizer que numa geração que gosta de "sertanejo universitário", "funk ostentação" e "pagode romântico" não há o menor espaço para o rock e nem para figuras loucas como o Thunderbird, por exemplo. 

Na despedida do dia 26, Dani Calabresa fez graça

Outros programas clássicos da emissora como o 'Barraco MTV' que fazia debates sobre os assuntos mais pertinentes da semana também não seria mais válido, uma vez que a nossa nova geração é alienada e pouco participativa politicamente (descartemos as passeatas modistas do mês retrasado, por favor).

Programas que contem a história da música ou dos artistas também. Na efemeridade de nossos dias tudo mundo fica famoso e some num átimo de segundo (alguém ainda lembra do Psy?). 

massari O fim da MTV Brasil e o começo de algo melhor
Fábio Massari contava a história sobre músicas e artistas. Programa hoje não faria sucesso

Daí só viver de humor não dava. Sem público, sem dinheiro e sem identidade não havia nada mais a fazer senão pedir o boné, pegar o skate e sair de fininho rumo ao passado, pois a este presente, definitivamente, a MTV não pertence. 

mtv21 O fim da MTV Brasil e o começo de algo melhor
Novos VJ's não empolgam

Um comentário:

  1. Desliguei a MTV, com o som de Chico Science fui dormir.

    Liguei a MTV, Anitta e Mc Guimê eu vi...

    O Fim de uma ERA passou, e o curto minuto de uma MODA chegou.

    Pois no terceiro dia, ninguém ressuscitou.

    ResponderExcluir