quarta-feira, 25 de setembro de 2013

TUDO SOBRE 'FAMÍLIA DO BAGULHO' QUE ESTREIA NESTA SEXTA NOS CINEMAS

Comédia protagonizada por Jason Sudekis (do Saturday Night Live dos Estados Unidos) comédia politicamente incorreta chega aos cinemas capixabas nesta sexta. Confira mais sobre o filme lendo a matéria completa.

Por Rafael Braz

Divulgação


'Família do Bagulho' mistura road-movie com comédia adulta

Com forte influência de seriados de TV, como a vencedora do Emmy "Breaking Bad", filme estreia na sexta-feira


Desde o final dos anos 1990 e início dos anos 2000, a troca de influências entre TV e cinema mudou de lado. A primeira, que por anos reciclou fórmulas genéricas de sucesso nas telonas, passou a se arriscar mais e a exibir tramas mais complexas, que, por sua vez, acabaram influenciando a TV.


Séries como “Os Sopranos”, “The Wire”, “The Walking Dead”, “Mad Men” e “Breaking Bad” imprimiram qualidade e profundidade às tramas televisivas, o suficiente para conquistar até os entusiastas da sétima arte.


Hollywood passou, então, a ter que competir com os canais de TV paga (todas as séries citadas são exibidas por canais fechados nos EUA) pelo prestígio junto ao público. Como consequência, a indústria passou a produzir conteúdo até certo ponto similar ao dessas séries.


Um exemplo bom e recente desse movimento é “Uma Família do Bagulho”, péssimo título em português para o filme “We’re The Millers” (“Nós Somos os Millers”, em tradução literal). O filme do inexperiente diretor Rawson Mashall Thunder pega emprestado diversas referências de seriados como “Weeds” e o já citado “Breaking Bad” – vencedor do Emmy de Melhor Série Dramática na cerimônia do último domingo – e as mistura a elementos de comédias adultas, como a franquia “Se Beber, Não Case”.


A trama tem início com David (Jason Sudekis), um sujeito com quase 40 anos que ainda ganha a vida da mesma maneira que fazia na juventude: vendendo maconha. Quando seu ingênuo vizinho Kenny (Will Poulter) tenta evitar que a jovem Casey (Emma Roberts) seja assaltada, David acaba entrando no meio da confusão e tendo seu estoque de drogas e sua reserva financeira levados pelos bandidos.


Sem ter como pagar seu fornecedor Brad (Ed Helms), um bem-sucedido empresário que chefia uma grande rede de drogas, David aceita realizar o arriscado trabalho de cruzar a fronteira com o México para trazer um carregamento de drogas para os EUA.


Ciente de que, sozinho, ele provavelmente seria revistado na fronteira e obrigado a passar o resto da vida atrás das grades, David tem a brilhante ideia de viajar com uma família falsa a bordo de um motorhome. Ele então recruta Kenny e Casey, além da vizinha Rose (Jennifer Aniston), uma stripper com sérios problemas financeiros, para o acompanharem na aventura, que, claro, não será nada simples.

Televisão


A influência televisiva se faz presente novamente na escolha dos protagonistas; Sudekis vem do “Saturday Night Live” e Aniston de “Friends”. Entre os coadjuvantes, há a presença de Ed Helms – que ganhou popularidade com “Se Beber, Não Case”, mas vem de “The Office” – e da dupla Nick Offerman e Kathryn Hahn, de “Parks & Recreation”.


Misturando road-movie com comédia, o roteiro traz uma fórmula batida, mas que funciona bem. Todos os viajantes carecem, de uma forma ou de outra, de figuras familiares em suas vidas. Não é de se estranhar, assim, que logo eles realmente ajam como uma família. A rapidez com que isso acontece incomoda, mas o público acaba relevando esse detalhe em virtude das boas piadas. Há situações divertidíssimas que remetem (novamente) a séries como “Dexter” e “Friends” (os créditos após o filme são impagáveis) e a filmes de sucesso recente.


Para adultos?


O que impede “Família do Bagulho” de ser uma obra mais completa é sua inclinação comercial. A classificação de idade mais ampla impede que o texto passeie mais livremente por questões como sexo e drogas, por exemplo. Mesmo que faça algumas piadas que possam até chocar alguns, o texto esbarra no conservadorismo (a tão falada cena do strip de Aniston é prova disso) e na necessidade de criar estereótipos identificáveis para o grande público.


Os Millers, no fim das contas, são tão conservadores quanto qualquer outra família estadunidense, o que é comprovado pela sequência final do longa. Por isso, “Família do Bagulho” é bem menos transgressor do que acredita ser, o que não tira os méritos do longa, que, em alguns momentos, arranca gargalhadas sinceras.


Família do Bagulho
Comédia. (We’re The Millers, EUA, 2013, 110 min.)
Direção: Rawson Marshall Thurber
Elenco: Jennifer Aniston, Jason Sudekis, Emma Roberts, Will Poulter, Ed Helms, Nick Offerman, Kathryn Hahn
Estreia nesta sexta-feira
Cotação: ***


Veja o trailer

Retirado integralmente de A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário