quarta-feira, 18 de setembro de 2013

VIDA E OBRA DE GUILHERME SANTOS NEVES É TEMA DA COLEÇÃO "GRANDES NOMES DO ES"


Pesquisador do folclore capixaba desde a década de 1940, o escritor, professor e foclorista Guilherme Santos Neves (1906-1989) tem sua vida e obra narradas no próximo volume da coleção Grandes Nomes do Espírito Santo, coordenada pelo jornalista Antonio de Pádua Gurgel. Escrito por Fernando Achiamé e Linda Kogure, o livro será lançado na próxima quinta-feira (19), a partir das 19 horas, na Biblioteca Pública Estadual.

A data foi escolhida por ser próxima ao aniversário do biografado, que faria 97 anos em 14 de setembro. Nascido em Porto Final, distrito de Mascarenhas, Baixo Guandu, Guilherme formou, ao lado de Renato Pacheco e Hermógenes Lima Fonseca, a chamada Santíssima Trindade do folclore capixaba.

"Pesquisador incansável do folclore capixaba por quatro décadas, Guilherme certamente foi o Santos Neves que mais se aproximou da alma, das raízes do povo capixaba. Mais do que mero curioso, foi abnegado, metódico e pesquisador dos mais detalhistas", afirmam os autores, na abertura do livro.

Biografado

Filho do médico João dos Santos Neves, de São Mateus, e Albina Gonçalves Morgado da Silva, de Portugal, Guilherme fez seus estudos primários no Liceu Filomático e secundários no Ginásio do Espírito Santo, ambos em Vitória. Em 1930, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro.

Casou-se em 1932 com Marília Monteiro de Almeida, filha do engenheiro Ceciliano Abel de Almeida e de Dinorah Monteiro de Almeida. Tiveram três filhos: Luiz Guilherme, nascido em 1933; João Luís, em 1936; e Reinaldo, em 1946.

Foi professor de português no ensino secundário de Vitória e de literatura portuguesa na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e na Faculdade de Filosofia de Colatina, além de juiz classista na Junta de Conciliação e Julgamento de Vitória.

Suas atividades de pesquisa do folclore capixaba cobriram quase todo o território do Estado e resultaram em centenas de estudos sobre as mais diferentes manifestações folclóricas, bem como em milhares de fotografias, inúmeras gravações em áudio e vários filmes.
Guilherme Santos Neves também foi membro da Academia Espírito-Santense de Letras, onde ocupou a cadeira de José de Anchieta, e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES).

Colaborador assíduo da imprensa capixaba, manteve, nos anos 40, coluna no jornal A Tribuna ("Dois dedos de folclore e de linguagem", sob o pseudônimo Gil Brás) e, nos anos 50, na revista Vida Capichaba, da qual foi um dos editores, além do jornal A Gazeta, no qual publicou centenas de artigos sobre os mais diversos assuntos, principalmente folclore e literatura. Produziu, no inicio dos anos 50, na Rádio Espírito Santo, o programa "Penedo Vai, Penedo Vem", para divulgação do folclore capixaba.

Serviço

Lançamento do livro "Guilherme Santos Neves"

Coleção Grandes Nomes do Espírito Santo
Autores: Fernando Achiamé e Linda Kogure
Quando: quinta-feira (19)
Horário: 19 horas
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo, Avenida João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória.
Entrada gratuita


Nenhum comentário:

Postar um comentário