sexta-feira, 11 de outubro de 2013

BIBLIOTECA TRANSCOL ESTÁ DE VOLTA!

Um dos melhores projetos já criados para incentivar a leitura da população está de volta! Desde ontem a Biblioteca Transcol está reaberta. Confira os horários de funcionamento e quais os documentos necessários para se cadastrar.

Por Sandro Bahiense


Literatura ao alcance das mãos
Projeto Biblioteca Transcol volta a ativa

Um dos melhores projetos já criados para incentivar a leitura da população, a Biblioteca Transcol está de volta aos terminais desde a manhã de ontem. Agora sob a supervisão da Biblioteca Pública Estadual, as "biblios" trabalharão no mesmo esquema da gestão anterior que competia ao PUPT.

Com a promessa de que seria reaberta com 400 novos títulos, a "nova velha" Biblioteca Transcol estará funcionando das 8h as 20h em todos os terminais rodoviários da Grande Vitória. Para se cadastrar é necessário trazer um documento de identidade e um comprovante de residência. Futuramente, além do empréstimo de livros, os usuários também poderão ter acesso à internet e a áudio books.  

Impressões

Estive hoje pela manhã em uma das bibliotecas e posso garantir que melhor do que ter 400 livros novos, foi perceber que a "nova " Biblioteca Transcol está privilegiando os grandes títulos da literatura nacional. Nomes como Jorge Amado, José de Alencar e Machado de Assis, antes esquecidos ou raros no acervo, agora se fazem presentes.

Contudo percebi que, ao contrário dos livros de autores do país, os clássicos da literatura internacional são raros. Grandes nomes como Orwell, Kafka, Huxley, Garcia Marquez ou Flaubert não foram vistos.

Em contra ponto, livros da moda se fazem exageradamente presentes. Famigeradas séries como 'Crepúsculo' ou '50 Tons de Cinza' estão lá, batendo ponto. Enquanto isso, livros da literatura capixaba continuam ausentes.

Outro ponto falho foi a retirada dos livros infantis, sendo que este era, anteriormente, um ponto alto das biblios.

Porém, apesar dos pesares, é com muita felicidade que escrevemos sobre a volta do projeto, pois, sem dúvida, é um dos mais felizes e eficientes no campo de empréstimo de livros no país. Que agora a Biblioteca Transcol perdure por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário