quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CRÍTICA DE 'OS SUSPEITOS'

'Os Suspeitos', filme do diretor Denis Villeneuve chegou aos cinemas do mundo devidamente gabaritado como favorito ao Oscar. Será que merecia tal classificação? Confira nossas impressões sobre o filme lendo a crítica abaixo.

Por Sandro Bahiense


Uma grande história para grandes interpretações
'Os Suspeitos' merece toda a empolgação a seu respeito, pois é o melhor filme de suspense do ano

Esqueça todos os clichês hollywoodianos e a fácil identificação entre os personagens bonzinhos e mauzinhos, pois a grande virtude de 'Os Suspeitos' é mostrar que todos podemos ser santos ou demônios, dependendo de que, e a que, somos expostos.

Ao apresentar antes de mais nada um filme que explora os valores morais de forma tão real, 'Os Suspeitos' consegue levantar ainda mais discussão acerca de si, não bastando já ser um suspense tão bom.

Divulgação

Com isso me atrevo a dizer que, de fato, o filme merece todo esse burburinho a qual está sendo vítima, e é possível realmente que Hugh Jackman, Melissa Leo, Jake Gyllenhall  e os responsáveis pela fotografia e edição de arte concorram ao Oscar apesar do relativo tempo de diferença até que saiam as indicações.

A trama

A trama tem início quando, durante um jantar entre os casais Keller e Grace Dover (Jackman e Maria Bello) e Franklin e Nancy Birch (Terrence Howard e Viola Davis), as filhas de ambos saem para brincar e não retornam. Começa, então, uma caçada frenética para descobrir o que aconteceu às duas crianças.

Divulgação

À frente da investigação policial está o detetive Loki (Jake Gyllenhaal), que vê o caso se complicar à medida que o tempo passa. Enquanto o detetive estuda as diversas e difusas pistas, o desespero de Keller em encontrar as meninas faz com que ele tome atitudes mais drásticas: ele sequestra e tortura um dos principais suspeitos, interpretado por Paul Dano.

Foco na dualidade

O primeiro mérito de 'Os Suspeitos' é deixar os espectadores desconfortáveis quanto a quem torcer. Isso porque Keller (Jackman) ao mesmo momento que é um pai de família dedicado ao extremo, também é um torturador desalmado ao mesmo tempo.

Os Suspeitos - Foto

Amparado pela fé, e pela premissa de que os fins justificariam os meios, o homem tortura um jovem, deficiente, e que em nenhum momento se afirmou oficialmente culpado em busca de respostas que, em dado momento, ele percebe que não terá. Ainda assim ele o mantem. Ainda assim ele segue sua sina de tortura. Isso nos põe dentro da história que, de tão bem elaborada, nos permite "mudar de lado" à cada momento e, acreditem, torcer por um torturador.

Espectador inteligente

Não bastando a questão moral, o suspense em si é de ótima qualidade. Mesclando pistas relevantes com outras que só servem para nos despistar, 'Os Suspeitos' consegue apresentar um roteiro em que nada é descoberto e tudo é suposto. Somente à medida que a trama se desenrola é que conseguimos ter acesso a algumas pistas que ligam a uma trama bem elaborada e coesa. 

Os Suspeitos - Foto

Nenhuma pista ou motivação é entregada de mão beijada ao espectador. Todas requerem dedução e algumas até algum exercício de suposição o que deixou alguns fãs irritados, pois estes exigiam que todas as lacunas fossem fechadas pelo diretor.

Contudo, este pareceu-me ser um grande mérito de Villeneuve, afinal de filmes que trazem boas histórias, mas que nos tratam, a rigor, como menininhos de 10 anos, estamos cheios. Agora um filme em que você trabalha junto na construção do roteiro, isto é raro. Li até alguns exageros quantos às críticas negativas a este fato (pistas que supostamente não levavam a nada) e percebi como nosso público tem ficado mal acostumado a ter tudo facilmente nas mãos. Em 'Os Suspeitos' você tem de pensar, e tem de ser engenhoso.

Os Suspeitos

Atuações

Fazia muito tempo que não via um filme em que todo o elenco estivesse bem quanto em 'Os Suspeitos'. Jake Gyllenhall e seu inconfundível tique nervoso esteve ótimo! Melissa Leo idem. E Maria Bello, Viola Davis, e Terrence Stamp também não deixaram a peteca cair.

Mas é impossível não dar o devido destaque a dupla Paul Dano e Hugh Jackman. Dano é indiscutivelmente um dos melhores atores de sua geração. Seu personagem ia do assustador ao mais dócil e desprotegido em um segundo, incrível! Jackman, por sua vez, mostrou-se visceral em sua atuação. Veias saltando, olhares de ira, intercalados pelo choro mais compulsivo e pela culpa mais exposta no rosto. Uma atuação de, no mínimo, indicação para melhor ator, no mínimo. Grande trabalho!

Os Suspeitos

Crítica

São duas horas e meia que passam voando! 'Os Suspeitos' é um filme que te prende na cadeira, te deixa angustiado e que não te permite tomar um partido desde inicio. Além de tudo é um filme de mistério com pistas relevantes, inteligentes e inesperadas.

Prepare-se para pegar uma linha imaginária e costurar todos os espaços deixados inteligentemente pelo diretor para participar da trama e ajudar o policial a pegar o bandido (ou torcer para ele não pegar?) , aliás... Quem é o bandido do filme mesmo? Será o personagem que era para ser bonzinho? Isso mesmo, 'Os Suspeitos' vai te por pra pensar. Belo filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário