quarta-feira, 16 de outubro de 2013

EXPOSIÇÃO REFLETE SOBRE OS MODOS DE SENTIR E PENSAR O TEMPO.


Com produção de Maria Angélica Pedroni e Rodrigo Hipólito, será aberta na próxima terça-feira (22), na Galeria Homero Massena, no Centro de Vitória, a exposição "Chronologia Kairológica", da artista plástica Fabiana Pedroni. Na ocasião, haverá um bate-papo com a artista, que é integrante do Mestrado em História Social da Universidade de São Paulo (USP).

Para Fabiana, o presente é aquele "instante ínfimo entre a expectativa e a formação de acúmulos". Na instalação "Chronologia Kairológica", ela discute distintos modos de sentir e pensar o tempo. O acúmulo de maresia em placas de vidro cria uma contagem de tempo cuja marcação é de natureza imprevisível e sutil. A finitude e a irreversibilidade da vida aparecem nas velas acesas para queimarem durante todo o período da mostra. Ao fundo da galeria ponteiros brotam diretamente da parede e giram sem limites numéricos. O poema que contorna a sala traz um louvor e um ódio ao relógio, que é o grande instrumento de transformação da modernidade.

A gênese do trabalho está no antagonismo entre os mitos gregos de Chronos e Kairós. O primeiro é o responsável pelo tempo marcado, contado. É o relógio matemático da atividade humana. O outro é a qualidade de todo tempo vivido. Kairós é sentir que uma espera na fila é uma demora e que uma agradável conversa com amigos passa voando. Ambos estão entranhados no modo de vida ocidental. O tempo não obedece mansamente à contagem do relógio, mas, ainda assim, não se pode agir sem alguma linha. O encadeamento é parte da natureza como a morte é decorrência da vida.

Em "Chronologia Kairológica" o poder de caminhar com o relógio sem correr contra o tempo é uma das muitas mensagens retiradas de uma conversa entre a saudade, presente da memória, e a ansiedade, presente do futuro. Ao passar pelo desfocado das placas de vidro e acompanhar o lento derreter das velas podemos escolher entre ter o tempo perdido ou matar o tempo.

A exposição, que ficará aberta a visitação até o dia 21 de dezembro, conta ainda com ação educativa de Ana Cristina Motta, Rafael Dias, Ludmila Cayres e Vanessa de Oliveira. No próximo dia 24, haverá o Encontro de Formação em Arte Contemporânea, e nos dias 5 e 26 de novembro, o Chá da Tarde, demonstrando que a conversa é a melhor maneira de aproveitar trabalhos de arte atual. Seguindo esse pensamento, Ana Cristina Motta ministrará oficinas de cerâmica e discutirá o tempo material, na Escola Mário Gurgel, em Terra Vermelha.

A artista

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Mestranda em História Social na Universidade de São Paulo (USP), Fabiana Pedroni tem construído uma sólida pesquisa sobre os sentidos do ornamental a partir de manuscritos medievais e ainda integrada à produção de arte atual do Estado. Participa do Laboratório de Teoria e História da Imagem e da Música Medievais (LATHIMM-USP), desenvolve pesquisa e produção na área de arte contemporânea e é redatora do site www.notamanuscrita.com

SERVIÇO

Exposição "Chronologia Kairológica", de Fabiana Pedroni

Abertura e bate-papo: 22 de outubro, às 19 horas
Local: Galeria Homero Massena, Rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Centro de Vitória
Visitação: de 23 de outubro a 21 de dezembro, de segunda a sexta das 9h às 18h, sábados, das 13h às 18h
Encontro de Formação em Arte Contemporânea: 24 de outubro
Chá da Tarde: dias 5 e 26 de novembro, 15h às 17h
chronologiakairológica.wordpress.com
notamanuscrita.com
Agendamento de visitas: (27) 3223-5590 e (27) 3132-8395
e-mail: ghmassena@gmail.com
galeriahomeromassena.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário