quinta-feira, 10 de outubro de 2013

FILME - DESDE JÁ FAVORITO AO OSCAR - ESTREIA NESTE FIM DE SEMANA NO ESTADO.

Apesar do relativo longo tempo em relação a próxima edição do Oscar, um filme já desponta como sério candidato a estatueta mais importante do cinema. E é exatamente este filme que estreará neste fim de semana nos nosso cinemas. Saiba quem é ele lendo a matéria completa.

Por Sandro Bahiense

Gravidade

Um show de Sandra Bullock!
Atriz leva o filme nas costas e desde já é candidata ao Oscar

Melhor atriz e melhor filme. Desde já 'Gravidade' já desponta como sério candidato a estas duas estatuetas no próxima edição do Oscar, tamanho o alvoroço que causou em sua estreia. Protagonizado por Sandra Bullock, o filme estreia neste fim de semana em nossos cinemas.

A trama

A ficção científica se passa no espaço, na órbita terrestre, a 600 quilômetros de altura. Nela, uma equipe de astronautas e cientistas instala novas partes no telescópio Hubble quando chega o alerta: uma nuvem de detritos está chegando em alta velocidade à sua posição. Em minutos, toda a segurança da nave se vai - e restam apenas a Dra. Ryan Stone (Sandra Bullock) e o comandante da missão, Matt Kowalsky (George Clooney), indefesos vagando pelo espaço.

Um show de Alfonso Cuáron

Cuarón faz aqui o tipo de filme que costuma ser visto em baixo orçamento: apenas dois personagens que precisam superar uma situação insuperável. No entanto extrapola essa ideia - normalmente uma solução criativa minimalista para uma verba apertada -, empregando-a de forma grandiloquente. E tome visuais de tirar o fôlego (especialmente em 3D), explosões em gravidade zero e longos e aflitivos planos sem cortes que passeiam de dentro para fora dos capacetes dos personagens enquanto eles discutem sua situação.


Gravidade é um deleite técnico. A alternância entre som e silêncio amplifica o drama e a trilha sonora aflitiva deSteven Price entra apenas em momentos cruciais. A animação (o filme é quase que todo em computação gráfica) é perfeita e realista e a tensão é absolutamente constante, já que não há momentos de respiro (ainda que o filme encontre um hilário em Clooney, charmoso como nunca). E Bullock dá um show como a astronauta novata que já perdeu tudo, mas que decide viver.

Sozinha

Para dar vida à engenheira que se perde na escuridão durante uma missão espacial mal-sucedida, Sandra Bullock (Crash - No Limite) teve de enfrentar longas jornadas de filmagens apenas com a equipe técnica no set do filme Gravidade. Em entrevista à Variety, a atriz revelou a sensação de trabalhar completamente sozinha durante a produção e afirmou ter sentido saudades de George Clooney (Os Descendentes), com quem dividiu a trama de Alfonso Cuarón (Filhos da Esperança).

"Todos os dias sentia falta de interagir com atores no set. Quando George (Clooney) chegou, minha energia mudou tanto que eu ficava feliz só em saber que o tinha por perto. Mas quando ele foi embora, senti uma depressão como nunca havia tido na vida. Nos divertimos tanto durante nossas três semanas de trabalho que, quando ele partiu, fiquei profundamente abalada", desabafou a atriz. Como prêmio Bullock já desponta, com merecimento, como uma das favoritas ao Oscar de melhor atriz em 2014. Aguardemos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário