terça-feira, 22 de outubro de 2013

HOJE TEM SHOW NA FAIXA NO CARLOS GOMES. SAIBA MAIS

Uma grande opção para a noite de hoje será a apresentação do grupo Coletivo Ponto Br que se apresentará, gratuitamente, no Teatro Carlos Gomes. Saiba os horários lendo a matéria completa.

Por Leandro Reis

Gina Dinucci


Música regional gratuita no palco do Teatro Carlos Gomes

Em turnê com o disco "Na Eira", o Coletivo Ponto Br se apresenta hoje à noite, em Vitória


As raízes da cultura brasileira ocupam o Teatro Carlos Gomes hoje, a partir das 19h30, em forma de música. É o show do Coletivo Ponto Br, que une maracatu, bumba boi e outros batuques geralmente restritos às comunidades.

Gratuita, a apresentação vai passar pelo repertório do disco “Na Eira”, lançado no ano passado. O trabalho nasceu do encontro ao vivo do grupo, formado em 2002 por mestres da cultura popular - Mestre Humberto de Maracanã, Mestre Walter França, Mestra Zezé Menezes - e músicos contemporâneos - Eder “O” Rocha, Renata Amaral, Thomas Rohrer e Henrique Menezes.

Em turnê por nove capitais brasileiras desde o fim de setembro, o grupo já é conhecido em espaços alternativos de São Paulo, além de ter representado o país no Golden Karagöz Folk Dance Festival, na Turquia. Nação Zumbi, Zeca Baleiro e Zélia Duncan já se juntaram ao coletivo para dar corpo às canções.

Renata Amaral, idealizadora e coordenadora do Ponto Br, diz que o objetivo do projeto sempre foi iluminar ritmos de menos projeção. “As canções populares são matrizes de samba, rock, forró. É uma música que já está no inconsciente coletivo”, diz. “As pessoas despertam quando ouvem esses sons. Tem gente que dança junto com o grupo.”

Apesar da intenção de dar voz a ritmos e tradições pouco conhecidas do público de massa, Renata rejeita o rótulo da palavra resgate. “Esses ritmos continuam acontecendo. Resgate prevê algo que está em mau estado. Não estamos resgatando, as músicas continuam vigorosas. Apenas chamamos atenção para elas”, diz.

Segundo a coordenadora do Ponto Br, o grupo foi conduzido por uma onda boa de preservação no cenário da música. Nos últimos dez anos, apareceu uma série de empresas e políticas públicas interessadas nas tradições culturais. O disco “Na Eira”, inclusive, foi selecionado pelo Edital 2012 do Programa Natura Musical. “As pessoas se ligaram que a tradição popular é, de fato, a identidade brasileira.”

Oficinas

Além da apresentação, o Ponto Br ministrará oficinas gratuitas amanhã, na Associação Circense Anjos do Picadeiro (Rua Pereira Pinto, 180, Centro, Vitória). Às 10h, está programada uma oficina de bumba boi; às 14h30, Renata Amaral junta-se a Mestra Zezé Menezes para apresentar a oficina do gênero caixa do divino.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo email contato7@ponto.mus.br. Quem tiver os instrumentos correspondentes, pode levar para a oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário