terça-feira, 22 de outubro de 2013

'OS SUSPEITOS'. FILME GABARITADO AO OSCAR ESTREIA NO ESTADO

Além de 'Serra Pelada' (veja crítica no post anterior) outra grande estreia nos cinemas capixabas neste fim de semana foi de 'Os Suspeitos'. Assim como 'Gravidade' o filme chega aos cinemas do mundo devidamente gabaritado como favorito ao Oscar. Saiba mais sobre o filme lendo a matéria completa.

Por Rafael Braz


"Os suspeitos": o desespero familiar em drama policial, empolga críticos

O filme é uma das apostas certeiras na maior festa do cinema, com roteiro emocionante e elenco de primeira


Depois da estreia de “Gravidade”, na semana passada, “Os Suspeitos”, que chegou aos cinemas na sexta-feira passada, é a segunda estreia do ano que tem o famoso “cheiro de Oscar”. Dirigido pelo canadense Denis Villeneuve, indicado ao maior prêmio do cinema pelo excelente “Incêndios” (2010), “Os Suspeitos” traz Hugh Jackman (“Os Miseráveis”) e Jake Gyllenhaal (“Zodíaco”) como protagonistas em um drama policial tenso o suficiente para colocá-lo no mesmo patamar dos grandes filmes do gênero.

A trama tem início quando, durante um jantar entre os casais Keller e Grace Dover (Jackman e Maria Bello) e Franklin e Nancy Birch (Terrence Howard e Viola Davis), as filhas de ambos saem para brincar e não retornam. Começa, então, uma caçada frenética para descobrir o que aconteceu às duas crianças.

Divulgação

À frente da investigação policial está o detetive Loki (Jake Gyllenhaal), que vê o caso se complicar à medida que o tempo passa. Enquanto o detetive estuda as diversas e difusas pistas, o desespero de Keller em encontrar as meninas faz com que ele tome atitudes mais drásticas: ele sequestra e tortura um dos principais suspeitos, interpretado por Paul Dano.

Roteiro

O texto de Aaron Guzikowski (“Contrabando”) pode dividir opiniões. O roteirista escolhe deixar o espectador alguns passos à frente do personagem de Gyllenhaal. A opção pode fazer com que o público se incomode com a inoperância do detetive, que acaba deixando escapar algumas pistas valiosas, mas, ao mesmo tempo, aproxima o espectador do personagem de Hugh Jackman, que tem a identidade mais bem construída de toda a trama. 

O mistério se desenvolve em um grande clima de suspense, com alguns momentos bem tensos, que chegam a lembrar o excelente “Zodíaco” (2007), de David Fincher, obra também protagonizada por Gyllenhaal. Aqui, no entanto, seu Loki não é tão afetado pelos crimes; sua vida pessoal é mantida distante, e o caso não o consome emocionalmente. Toda a carga emocional da trama fica com Hugh Jackman, com uma indicação bem provável a Melhor Ator no Oscar 2014.

Quem também deve receber mais uma indicação – e, quem sabe, uma estatueta – é o diretor de fotografia Roger Deakins (“Onde os Fracos Não Têm Vez” e “007 – Skyfall”), que, desde 1995, já foi indicado dez vezes. Deakins transforma os tradicionalmente alegres subúrbios americanos em um cenário desolador, que acompanha o estado de espírito de Keller.

Divulgação

A sede por justiça do personagem de Jackman só desaparece quando ele passa a questionar se seu suspeito é realmente o culpado pelo sequestro das crianças. Nesse ponto, “Os Suspeitos” ganha ainda mais relevância.

Por outro lado, da mesma maneira que “Incêndios”, o filme peca por sua longa duração. Com pouco mais de duas horas e meia de projeção, o texto acaba se repetindo com algumas pistas que não levam a lugar algum. Mesmo assim, a atuação de Hugh Jackman e a forte carga emocional do clímax acabam compensando esses problemas. No fim, o trabalho de Villeneuve não é perfeito, mas pode levar algumas estatuetas douradas para casa.
Maioria do texto vindo de A Gazeta
Adaptação Sandro Bahiense

Nenhum comentário:

Postar um comentário