quinta-feira, 24 de outubro de 2013

PALÁCIO ANCHIETA RECEBE EXPOSIÇÃO COM 40 OBRAS DE PORTINARI.


O Palácio Anchieta abre suas portas no dia 18 de outubro para a mostra "Portinari na Coleção Castro Maya". Cerca de 40 obras de um dos maiores pintores brasileiro do século XX estarão acessíveis ao público no período de 18 outubro a 15 de dezembro, com entrada gratuita

A exposição "Portinari na Coleção Castro Maya" celebra o reconhecimento a uma amizade antiga. A relação entre o pintor Cândido Portinari (1903-1962) e o mecenas e colecionador de obras de arte nacionais Raymundo Ottoni de Castro Maya (1894-1968). As obras da exposição foram adquiridas entre as décadas de 1940 e 1960, e, numa atitude pioneira e generosa por parte do mecenas, foram transformadas em patrimônio público. Com isso, a Coleção Castro Maya se tornou o maior acervo público de obras de Portinari. 

A exposição reúne pinturas, desenhos, gravuras e documentos em três núcleos distintos. O primeiro, 'Colecionador', destaca a relação profissional entre os dois e reúne obras como Menino com Pião, O Sonho, A Barca, O Sapateiro de Brodósqui, Grupo de Meninas Brincando, Lavadeiras e Morro nº 11. O núcleo 'Mecenas' é o resultado das encomendas de Castro Maya ao artista e terá gravuras como Menino a Chupar Cana, Trabalhadores do Engenho, Retrato de Menino, Velha Totonha e Homem a Cavalo. Por fim, 'Amigos' tem foco sobre os registros, fotos, documentos e obras, como o Retrato de Castro Maya, que testemunham o afeto e as afinidades que uniram Portinari e Castro Maya.

Quem foi Portinari

Nascido em uma fazenda de café em Brodowski, no interior de São Paulo, Portinari cursou apenas o primário. Apesar da origem humilde, desde cedo manifestou talento para a pintura. O artista começou a desenhar aos seis anos e aos nove participou da restauração da igreja de Brodowski, auxiliando pintores italianos. Aos 15 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, para frequentar a Escola Nacional de Belas Artes. Ainda jovem, ganhou um prêmio de pintura, que permitiu a ele se aprimorar em Paris, na França.


Portinari voltou ao Brasil para registrar imagens ligadas ao povo e foi quem melhor retratou a identidade do trabalhador brasileiro. Considerado ícone máximo do Movimento Modernista, ele foi cultuado por muitos de seus contemporâneos. Além de desenhos, pinturas e gravuras, ele se dedicou a pintar painéis e murais. Alguns exemplos são o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e os painéis que decoram o edifício da Organização das Nações Unidas em Nova York. A produção de Portinari é estimada em 5 mil obras.

Palácio Anchieta

O Palácio Anchieta é uma das mais antigas sedes de governo do País. O prédio, antes restrito aos governantes, agora, além de cartão postal da cidade e do Estado, é ponto de visitação turística.

A sede foi aberta à visitação pública em 2009 depois da restauração completa do prédio. Além de capixabas da Grande Vitória e do interior, o prédio é visitado por turistas de quase todos os Estados do Brasil e também por estrangeiros de vários países.

Pela sua importância histórica e cultural, o prédio faz parte do Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (IPHAN/MINC) e é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.

A realização da exposição é do Jornal A Gazeta, em parceria com o Instituto Sincades e patrocínio da Secult.

SERVIÇO
Exposição "Portinari na Coleção Castro Maya"

Período: 18 de outubro a 15 de dezembro
Horário e dias de funcionamento: De terça a sexta-feira - das 09h às 17 horas; Sábado, Domingo e Feriados - das 09h às 16 horas.
Local: Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta - Centro de Vitória
Entrada gratuita
Agendamento para grupos:
Pelo telefone: (27) 3636-1032 - (27) 3636-1048
Email: agendamento@palacioanchieta.es.gov.br
Mais informações: 3315-7071
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário