quinta-feira, 21 de novembro de 2013

CRÍTICA DO FILME 'BLUE JASMINE'

'Blue Jasmine' novo lançamento do diretor Woody Allen foi a grande estreia cinematográfica do fim de semana. Com Cate Blanchett como sua protagonista, o filme, dividiu a opinião dosa especialistas. Confira nossas impressões sobre 'Blue Jasmine' lendo a matéria completa.

Blue Jasmine

Um show de Blanchett!
Atriz "rivaliza" com roteiro de Allen em grande filme

Não entendi a pouca empolgação dos críticos para com 'Blue Jasmine'. O filme, mais novo de Woody Allen, é excelente! Bem escrito, como sempre, e bem dirigido e interpretado, '...Jasmine' merecia mais animação, frisson e pompa.

A trama

Jasmine (Blanchett) é uma mulher já na casa dos seus 40 anos que é obrigada a mudar para a casa da irmã adotada Ginger (Sally Hawkins) em São Francisco após seu marido Hal (Alec Baldwin) ser preso e ter toda sua fortuna confiscada. Deprimida, neurótica e ainda sem acreditar no novo rumo que tomou sua vida, ela tenta recomeçar.

Blue Jasmine - Foto

Interpretação que fazem jus ao roteiro

Normalmente quase todo o crédito pelos filmes de Allen vão a seu roteiro, mas em 'Blue Jasmine' as atuações do elenco rivalizam com a trama escrita por Woody. Sally Hawkins a irmã brega e cafona de Jasmine é a síntese da pobreza alienada que tanto consome a atual classe média americana. Tresloucada e pouco atenta às convenções sociais, Ginger se perde em relacionamentos nada convencionais, e não tem pudor nenhum em falar alto, usar roupas extravagantes e ficar bêbada.

O personagem de Hawkins, aliás, dá pé para atuações sensacionais aos seus hã, digamos, namorados. O trio  Bobby Cannavale, Louis C.K. e Andrew Dice Clay surgem em atuações surpreendentes. Um dos maiores comediantes da atualidade, C.K. surge muito bem em momentos românticos e Cannavale cumpre muito bem a função de descendente de italiano nervoso. Alec Baldwin se sai bem no que faz de melhor: Papel de homens poderosos e mulherengos. 

Blue Jasmine - Foto

Um show de Blanchett

Repito minha estranheza na pouca empolgação dos críticos, pois a atuação de Blanchett é digna de, no mínimo, indicação ao Oscar. A bela encarnou com maestria a pele da ex rica que apesar de saber que obteve sua fortuna de forma ilegal ainda assim a ostenta a cada instante. A cara de nojo de Cate a cada descoberta da pobreza de Ginger é sensacional.

O ar austero e ao mesmo tempo perdido (por causa da doença mental que a acomete dado as circunstâncias ocorridas) também estão na media certa. Elegante, Jasmine atraí os homens, e à medida que os atrai ela tenta fugir de seu passado para retê-los. 

Os constantes flashs back demonstram ainda mais a versatilidade de Blanchett que vai da ingenua à monstruosa a cada take. Woody constituiu para sua protagonista um personagem complexo e repleto de sentimentos distintos: Raiva, ingenuidade, ira, solidão, desprezo, ostentação, alegria, paz e terror... Todos estão presentes na vida de Jasmine, e Cate Blanchett encarna cada um desses sentimentos de forma impecável!

Blue Jasmine - Foto

A crítica

Apesar de uma ou outra falhinha no roteiro 'Blue Jasmine' é um dos grandes filmes do ano. Inteligente, instigante e provocativo, a trama tem a marca de Woody Allen e é uma grande opção para quem quer ver a vida de forma rasgada e nada romântica. No mais, você ainda ganhará uma atuação de primeira linha. Vale a pena. Corra aos cinemas! 

blue jasmine

Um comentário:

  1. Pouca empolgação dos críticos? O que mais vejo é gente babando-ovo nesse filme. Pois se existe alguma critica negativa me juntarei a ela, pois achei o filme uma porcaria.

    ResponderExcluir