terça-feira, 26 de novembro de 2013

DOMINGO É DIA DE DONA IVONE LARA EM VITÓRIA

A Rua Sete, no centro de Vitória, será um grande palco aberto para o 'Circuíto do Samba', movimento que contará com a apresentação de várias atrações relacionadas ao samba. A grande atração da festa será a sambista Dona Ivone Lara. Saiba mais lendo a matéria completa.

Por Leandro Reis

Divulgação


Circuito do samba anima as ruas do Centro de Vitória

Evento será realizado durante todo o domingo, em comemoração ao Dia do Samba


Agogôs, cavaquinhos, pandeiros, bandolins, tamborins, tam-tans. Esses são alguns dos sons que vão invadir Vitória e embalar uma grande homenagem ao samba, neste domingo, dia 1º. A Rua Sete, centro do samba na Capital, e seus entornos receberão o Circuito do Samba, que conta com a participação mais que especial da “dona da melodia”, Dona Ivone Lara.

A sambista é a grande atração do evento, que tem ainda nomes locais, como Kalifa, Regional da Nair, Samba de Comunidade, Léo Pereira e Samba da Ilha, Lobos do Samba, Sandália de Pescador, Sax e Cia. do Samba, além das Damas do Samba e a Velha Guarda Capixaba.

Laiá laiá
Aos 93 anos de idade, Dona Ivone Lara é um ícone do ritmo que se tornou patrimônio brasileiro. A sambista quebrou barreiras de gêneros e se tornou a primeira mulher a gravar um samba-enredo, como conta o produtor do evento Mozart José Serafim. “Ouso dizer que ela é o maior símbolo do samba ainda vivo. Ela não é só uma intérprete, possui várias composições que viraram hinos em todas as rodas de samba com sua poesia singular”, afirma. “Ela revolucionou o samba e se tornou um símbolo de luta, uma pessoa que fez muito pela independência das mulheres, pelo respeito do samba feito pelas mulheres”, completa.

Dona Ivone Lara sobe ao palco a partir das 20h e canta junto com três nomes conhecidos do samba carioca: Sarah, André Lara (seu neto) e Luíza Dionízio, premiada como a melhor cantora de samba do 21º Prêmio da Música Brasileira, em 2010.

O encontro de Luíza e Dona Ivone não é novidade. As duas nutrem – além do samba – a paixão em comum pela escola de samba Império Serrano. Conhecida pelas noites da Lapa, Luíza realiza uma parceria de sucesso ao lado de uma de suas inspirações. “Essa aproximação é uma das coisas mais importantes que aconteceram na minha carreira. Admiração eu já tenho há muito tempo, desde que comecei a cantar. Realizei um trabalho junto com ela e deu certo, então continuamos fazendo até que surgiu esse espaço na turnê”, conta Luíza, em entrevista.

Aliás, o prêmio de melhor cantora veio justamente no ano em que a grande homenageada era Dona Ivone. “Por tudo que ela representa na minha carreira, concorrer justamente no ano que ela foi homenageada, foi um presente”, diz a sambista.

Em primeira visita ao Estado, ela se diz ansiosa com a apresentação e afirma que o público pode esperar por um belo show. “Sempre ouço falar muito bem do Estado (Espírito Santo), mas a agenda não permite que eu vá conhecer. O show vai ser bem bacana. Por onde passamos com essa turnê, as pessoas têm gostado muito; Esse show vai ser especial para mim”, afirma.

O projeto Circuito do Samba é visto com bons olhos por Luíza. “O samba é a música que mais traduz o povo brasileiro. Nós estamos comemorando a nossa cultura e homenageando todas as pessoas importantes que contribuíram para o samba como Cartola, Noel Rosa e a própria dona Ivone”, comenta.

“Começamos com uma brincadeira bem simples, reunindo os amigos mais próximos, pra fazer uma roda de samba, tomar uma cerveja, uma confraternização", recorda Mozart. "Em 2005, fizemos um café da manhã, fomos em direção ao Parque Moscoso e foi um sucesso. Cerca de 2.000 pessoas participaram”, completa.

Samba no pé

Café da Manhã
Praça Ubaldo Ramalhete
A partir das 8h. Show com Edu Rosa, Grupo Pé na Roda e Cézar Almeida;

Roda de Samba nº1
Bar do Nei, Casa Aberta e Restaurante Kitemperu
Às 10h, show com Samba da Comunidade; às 13h, Léo Pereira & Samba da Ilha;

Roda de Samba nº2
Bar da Maria, tendas do Bar da Zilda e Bar da Idaete, Buery e Palmeiras II
Às 10h, show com Lobos do Samba, com participações de Ricardinho de Oliveira e Monique Rocha, às 13h, show com Sandália de Pescador;

Roda de Samba nº3
Bimbo Chopperia e tendas da Casa de Bamba e Doca 183
Às 10h, show com Kalifa, às 13h com Regional da Nair.

Roda de Samba nº4
Bar do Gegê e Yogu Ice
Show com Sax e Cia. do Samba, às 10h.

Palco principal
Rua Coutinho Mascarenhas
A partir das 15h30, com shows dos intérpretes das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval Capixaba, projeto Feijão Balanço, Velha Guarda do Samba Capixaba, Damas do Samba (Denise Pontes, Dorcas Nunes, Michele Montalvão, Tereza Cristina e Vera da Matta).

Show com Dona Ivone Lara e convidados a partir das 20h.

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário