quinta-feira, 14 de novembro de 2013

LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO VENCE O JABUTI COM 'DIÁLOGOS IMPOSSÍVEIS'. CONFIRA A CRÍTICA DO LIVRO

O escritor Luis Fernando Verissimo,venceu o Prêmio Jabuti na categoria Livro do Ano de Ficção com a coletânea de contos Diálogos Impossíveis (Objetiva). Verissimo não compareceu à entrega do prêmio e foi representado por seu editor, Mauro Ventura. O Jabuti é o mais abrangente prêmio do mercado editorial - todas as etapas do livro, do texto à capa, são avaliadas, e todas as áreas do conhecimento são contempladas. O primeiro colocado de cada categoria pode concorrer ao prêmio de Livro do Ano de Ficção e Não Ficção. Confira uma crítica acerca de 'Diálogo Impossíveis'

Por Sandro Bahiense


Seca criativa
Livro "remendado" ganha prêmio do ano

De início: Sou fã declarado e confesso de Luís Fernando Veríssimo, sem dúvida, um dos gênios de literatura brasileira! Tenho certeza de que a alguns anos Veríssimozinho estará no patamar de Machado, Rosa, Clarice e Drummond como grande cânone de nossas Letras.

Isso posto, digo que, evidentemente - e infelizmente - não li a todos os concorrentes do Prêmio Jabuti de Literatura e logo não posso julgar se o prêmio foi merecido ou não, mas posso versar acerca de 'Diálogos Impossíveis' e lhes garanto: O livro é bom, mas escolhe-lo como melhor do ano nos dá indícios que a nossa literatura ficcional nacional passa por uma perigosa seca criativa.

Isso porque 'Diálogos...' parece-me um grande remendo, pois foi escrito na época em que Luís Fernando já padecia de sérios problemas de saúde. Logo alguns contos parecem soltos, ou melhor, enxertos, dentro de um projeto que soou como inacabado e improvisado.

Enquanto alguns textos remetem fielmente a proposta do livro ('A diferença', 'Robespierre e seu executor' e 'Picasso e Goya sob o sol' em especial), outros como 'O tapa olho', 'Dia das mães' e 'A tia que caiu no Sena', por exemplo, parecem muito mais recortes que seriam postos em livros com outra temática, mas nunca a de diálogos especificamente.

Fosse feita uma melhor seleção dos contos, admito que 'Diálogos...' seria um livro de grande valor e que de fato poderia concorrer a qualquer prêmio como favorito. Mas a inserção de textos, que até são bons, mas fogem da temática proposta, me incomodou e deveria ser decisivo para que o trabalho não estivesse em pé de igualdade com outras obras. Ou será que não tínhamos nenhuma sequer razoável para concorrer?

Tendo lido obras como 'O Analista de Bagé' e 'Mentiras que os Homens Contam', 'Diálogos Impossíveis', apesar de bom, fica infinitamente abaixo das duas primeiras. Contudo, indiscutivelmente, é uma ótima pedida de leitura. Mas daí a ganhar como livro do ano...

Nenhum comentário:

Postar um comentário