sábado, 2 de novembro de 2013

PALÁCIO ANCHIETA. COMANDA RUBEM BRAGA E LANÇAMENTO DE OBRAS APROVADAS PELA SECULT.


Nesta terça-feira (05), em comemoração ao Dia Nacional da Cultura e ao Dia da Cultura Capixaba, o Governo do Espírito Santo concederá a Comenda Rubem Braga a dez personalidades locais, em reconhecimento à contribuição delas para o desenvolvimento da cultura no Estado, preservando e difundindo as mais diversas manifestações em todas as suas modalidades e formas. A solenidade será realizada no Salão São Tiago, do Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, a partir das 19h30. 

Diante da necessidade de reconhecimento público das ações, da história e da memória de artistas, profissionais e autoridades de destaque no cenário cultural do Espírito Santo, a Comenda Rubem Braga foi criada em 27 de março deste ano, a fim de conceder medalha e diploma a cinco personalidades, anualmente, sempre no dia 5 de novembro.

Excepcionalmente neste ano em que foi criada, a comenda será oferecida a dez personalidades, indicadas pelo secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva. Os homenageados são: Marien Calixte (gestão pública e música); Tertolino Balbino (folclore); Ednardo Pinheiro (teatro); Lenira Borges (dança); Alair Tedesco (meio ambiente); Natércia Lopes (ópera e canto lírico); Maestro H.O. (bandas civis); Raphael Samu (artes plásticas); Bernadette Lyra (literatura); e Orlando Bomfim Netto (audiovisual).

Lançamento de livros

Paralelamente à entrega da Comenda Rubem Braga, serão lançadas nove publicações contempladas em 2011 pelos editais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Seis delas foram premiadas no Edital 007/2011, para edição e difusão de obras literárias, e três pelo Edital 008/2011, para criação e publicação de revistas em quadrinhos.

Cada livro sai com uma tiragem de mil exemplares, enquanto as HQs terão 500. Os autores têm direito a 200 exemplares, e os demais volumes serão distribuídos durante a noite de autógrafos e, depois, destinados às bibliotecas da rede pública estadual, incluindo as escolas.

Serão lançados nove livros, impressos pelo Departamento de Imprensa Oficial (DIO), após todos os autores terem assinado o Termo de Cessão para publicação das obras. São as seguintes as obras que serão lançadas:

1) Revista HQ Ladeira Futebol Clube – autor: Rodrigo Britto;

2) Revista HQ Signo de Câncer – autor: Felipe Ribeiro Cazelli;

3) Revista HQ Veneno Paraíso – autora: Isabela Bimbatto;

4) O Que é Que Tinha no Sótão – autor: Wilberth Salgueiro;

5) Palavras Mudas – autor: José Marcelo Grillo;

6) Histórias de Amor Recolhidas ao Acaso – autora: Mara Coradello;

7) Contos e Microcontos – autora: Sarah Vervloet;

8) Baliza de Navio – autora: Natasha Siviero;

9) As Crônicas de Filó – autora: Micheli Moulin.


SERVIÇO

Entrega da Comenda Rubem Braga e lançamento 
das obras contempladas pelos Editais da Cultura de 2011

Data: terça-feira (05)
Horário: a partir das 19h30
Local: Salão São Tiago, Palácio Anchieta
Praça João Clímaco, Cidade Alta, Centro de Vitória
Aberto ao público


Obras. A autora Sarah Vervloet lança o livro "Contos e Microcontos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário