sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA MÚSICA 2013

O Outros 300 faz uma retrospectiva musical do ano listando o que teve de melhor (ou nem tanto) no ano aqui no Brasil e no exterior. Confira abaixo:

Internacional

Novo disco do Paul McCartney! Por si só este evento já vale o ano de 2013, mas o quer coisa ainda melhor: "New" é ótimo! Além do sir, Black Sabbath, Daftpunk, Justin Timberlake, Lady Gaga e Eminem fizeram coisas interessantes.

Divulgação

Rock

Em forma, Paul McCartney mostrou que talento não tem época nem idade. "New", lançado há pouco tempo, foi um dos grandes momentos musicais do ano no mundo e no Brasil, claro. Além do eterno Beatle, o Black Sabbath mostrou que ainda anda bem em forma com seu "13", disco a qual indico. Nick Cave com "Push The Sky Away" e Queens of The Stone Age com "...Like Clockwork" também estiveram em forma. David Bowie e Bon Jovi, por sua vez, lançaram trabalhos mornos para o talento que tem.

Divulgação

Pop

"Artpop" de Lady Gaga e "The 20/20 Experience" de Justin Timberlake, foram os dois grandes momentos do ano. Não sou muito chegado ao pop, mas admito que ouço regularmente o disco do Justin, um artista que passa por uma evidente maturidade. Lady Gaga cada vez mais tem se mostrado maior do que somente ser uma figura polêmica, seu novo disco que o diga. Em contra ponto, Hanson e Britney Spears vieram com um mais do mesmo chatíssimo este ano.

Eminem também merece destaque. 'The Marshal Mattews EP 2" não tem a mesma força do primeiro, mas ainda assim é um disco que merece ser ouvido, mesmo para quem não é fã de rap. Eminem está na mesma escala de Gaga, mostrando ser mais do que somente um branco chato que gosta de tretas.

Nacional

Divulgação

Rock

Ano fraquíssimo. Nenhuma grande novidade que enchesse os olhos, e atuação voltada demais a nichos específicos. O rock nacional, cada vez mais, tem fugido do grande público, entregando-os, de bandeja, ao sertanejo. Não vou citar nenhuma coletânea de 30 anos (Titãs, Kid Abelha e Paralamas) porque acho que nem vale a pena. Os shows são ótimos, mas os registros multishozisticos são um saco dada a mais do mesmice. 

O novo CD do Charlie Brown Jr. parecia bom, mas foi evidentemente afetado pelas mortes traumáticas de seus integrantes. Ainda assim "La Família 013" vale ser ouvido. "12 Fêmeas" de Marcelo Nova e "Agora é Pra Valer" do Tihuana merecem ser conferidos. Sepultura, O Rappa e CPM 22 ficaram devendo em seus lançamentos.

Divulgação

Pop e Rap

Anitta foi um grande destaque, apesar da pobreza de sua música. Contudo a carioca parece ser neste momento uma boa representante do pop nacional, uma vez que o país tem carecido de figuras fortes neste setor. Sandy e seu "Sim" e Marcelo Jeneci com "De Graça" merecem, de verdade, serem conferidos. Emicida e seu "O Glorioso Retorno" também.

O Biquini Cavadão ficou devendo, apesar de eu apoiar a coragem do grupo a voltar a estúdios em um momento que turma do rockBR tanto se vale de coletâneas, shows ao vivo, e etc. Manu Gavassi, Fiuk, e Clarice Falcão são um chute na canela e até o Móveis Coloniais de Acaju, grupo que gosto bastante, fez um trabalho bem mais ou menos. Uma pena.

Rick Bonadio fracassou com seu projeto "Rouge 2", pois seu "Girls" não deu certo. Assim como o Jota Quest que tentou, sem sucesso, voltar a suas origens em "Funky, Funky, Boom, Boom".

Divulgação

MPB

A MPB nos rendeu três grandes momentos: "Disco" de Arnaldo Antunes, "Tribunal do Faicebuqui" de Tom Zé e "Lulu Canta e Toca Roberto e Erasmo" de Lulu Santos. Valem muito a pena serem ouvidos, muito mesmo! Rodrigo Amarante e seu "Cavalo" e os novos do Nação Zumbi, Silva, Arlindo Cruz e Ney Matogrosso também são bem legais. O "Gangue do Eletro" vale gastar algum tempo também.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário