quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

CINEMA DE GRAÇA NAS PRAIAS CAPIXABAS NESTE VERÃO. CONFIRA

Mais uma atração pra quem curte as praias capixabas. O Vitória Cine Vídeo abre a 'Sessão Itinerante - Rota Verão' que visa levar cinemas aos balneários capixabas totalmente de graça. Saiba mais lendo a matéria completa:

Por Luísa Torre

Divulgação


Cinema de graça nos balneários na estação mais quente do ano

Festival itinerante exibe curtas nas praias de 17 de janeiro a 14 de fevereiro


Levar cinema de graça para as areias e praças dos principais balneários do Espírito Santo. É com essa filosofia que será aberto, na próxima sexta-feira, dia 17, o 20º Vitória Cine Vídeo Itinerante – Rota Verão.

Manguinhos, na Serra, foi escolhido como o primeiro destino do festival, que passará por 15 praias do Estado até o dia 14 de fevereiro. As sessões têm início sempre às 20 horas e contarão com filmes de curta-metragem que fizeram parte do Festival de Vitória – realizado no fim de 2013. Nas praias, será montada uma estrutura com tela 8 x 5 metros, recriando uma sala de cinema. O público poderá votar no seu filme favorito e concorrer a uma bicicleta no final de cada exibição.

Fora do circuito

A diretora de produção do Vitória Cine Vídeo, Larissa Delbone, destacou que praia e cinema têm tudo a ver e que o festival itinerante veio de uma demanda do próprio público.

“Contemplamos vários municípios do Estado com uma programação diversificada, em que se prestigia produções capixabas e nacionais. Os filmes a serem exibidos estiveram no Festival, em novembro. Como a exibição é em ambiente aberto, a classificação é livre para todos os filmes. São filmes que atendem as famílias”, disse.

Segundo ela, a maior relevância do festival é poder difundir o cinema brasileiro por todo o Espírito Santo. “São filmes que estão fora do circuito comercial e que só vem para o Espírito Santo por causa do Festival. Mais importante é levar essas obras para o interior. Nós chegamos em cidades que não têm nem cinema, como Itaúnas, por exemplo”, destacou Larissa.

O clima nas sessões, segundo ela, é muito familiar. “É incrível como temos público diversificado, variado e que presta atenção nos filmes. É um local com um pouco de barulho, mas quem vai presta atenção. É uma sessão familiar mesmo, com várias famílias assistindo a filmes brasileiros ao ar livre”.

Abertura
No lançamento do festival itinerante, em Manguinhos, o samba do Regional da Nair e o ator Zéu Britto vão animar a noite e marcar a abertura da rota de verão.

Zéu Britto, autor de trilhas para peças de teatro, séries de TV e filmes brasileiros como “Lisbela e o Prisioneiro” e “Meu Tio Matou um Cara”, é presença constante no Festival. Seu último papel na TV foi em “Saramandaia”, quando viveu o personagem Maestro Totó.

Enquanto Zéu conduz a sessão de abertura, o grupo Regional da Nair entra em cena após a exibição dos filmes, recheando a noite com muito samba.

Entre junho e julho, o 20º Vitória Cine Vídeo Itinerante continua com a Rota Inverno. Dessa vez, os municípios da região serrana vão receber as exibições de cinema.


Confira

Programação de filmes

Apocalipse de Verão
Ficção, 15 minutos, RJ, de Carolina Durão.

ONE MAN
Animação, 4 minutos, SP, de Graciliano Camargo.

Un Día de Trabajo
Animação, 3 minutos, SP, de Francisco Rosatelli.

Doutor, Meu Filho é Animador
Animação, 14 minutos, RJ, de Marcos Magalhães.

Malária
Animação, 5 minutos, SP, de Edson Oda.

Reikwaapa
Documentário, 16 minutos, ES, de Wera Djekupe e Ricardo Sá.

João, o Galo Desregulado
Animação, 10 minutos, SP, de Alê Camargo e Camila Carrossini.

Jessy
Documentário, 15 minutos, BA, de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge.
 
Locais de exibição

Sexta-feira, dia 17/1
Manguinhos, Serra

Sábado, dia 18/1
Praia do Morro, Guarapari

Domingo, dia 19/1
Praia da Costa Azul, Iriri, Anchieta

Quinta-feira, dia 23/1
Praia das Neves, Presidente Kennedy

Sexta-feira, dia 24/1
Praia Central (ao lado da Igreja Católica), Marataízes

Sábado, dia 25/1
Praça de Itaipava, Itapemirim

Domingo, dia 26/1
Praça Dona Carmem, Piúma

Quinta-feira, dia 30/1
Circuito da Folia na Praia da Sede, Conceição da Barra

Sexta-feira, dia 31/1
Praça da Igreja de São Benedito, Vila de Itaúnas, Conceição da Barra

Sábado, dia 1/2
Praia de Guriri, São Mateus

Quinta-feira, dia 6/2
Praia Grande, Fundão

Sexta-feira, dia 7/2
Santa Cruz, Aracruz

Sábado, dia 8/2
Praia da Costa, Vila Velha

Quinta-feira, doa 13/2
Rua Sete de Setembro, Centro, Vitória

Sexta-feira, 14/2
Praia de Itaparica, Vila Velha

Nenhum comentário:

Postar um comentário