terça-feira, 21 de janeiro de 2014

CRÍTICA DO FILME 'ATIVIDADE PARANORMAL - MARCADOS PELO MAL'

Estreou nos nossos cinemas mais um filme da franquia 'Atividade Paranormal'. Desta vez 'Marcados Pelo Mal', o quarto filme da saga, foca no público latino ao apresentar um núcleo especificamente desta região. Mas e o principal: O filme ainda mete medo? Confira nossas impressões lendo a matéria completa:

Por Sandro Bahiense

Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal

Divertido e esclarecedor
Dividido em duas partes, 'Marcados Pelo Mal' mais diverte do que assusta

Respondendo a pergunta feito no cabeçalho da matéria, 'Marcados Pelo Mal' ainda assusta, mas bem menos do que os filmes anteriores da série. Não porque houve má perícia ou vontade, mas tão somente porque após três filmes com temática parecida fica difícil sustentar-se.

Talvez por isso que os produtores decidiram apostar em outros elementos além do, claro, terror. Com um inicio leve e despojado, o filme apostou no bom humor e num estilo, digamos, Jackass de ser. Não entendeu? Leia o resumo da trama primeiro.

Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal - Foto

A trama

Jesse (Andrew Jacobs) e Hector (Jorge Diaz) são grandes amigos, que acabaram de se formar no ensino médio. Fascinados em filmar com uma câmera portátil tudo o que acontece à sua volta, eles ficam intrigados ao ouvir sons estranhos vindos do apartamento de baixo da casa de Jesse. Lá vive Anna (Gloria Sandoval), uma senhora que tem fama de ser uma bruxa. 

Não demora muito para que os amigos passem a atormentá-la, o que faz com que Jesse seja ameaçado por ela. A súbita morte de Anna faz com que aumente ainda mais a curiosidade dos amigos, que decidem invadir a casa dela, mesmo estando lacrada pela polícia. É quando percebem que Anna pertencia a uma estranha seita, que tinha Jesse entre seus alvos.


Filme dividido em duas partes

Então como vocês puderam ver, Jesse, um dos rapazes, é amaldiçoado pela bruxa, contudo, ao ainda não saber das consequências de tal maldição, o jovem se diverte com os "novos poderes" que a possessão demoníaca o dá. Com isso, quase metade do filme se passa com os jovens brincando com os poderes adquiridos por Jesse o que se revela interessante e, acreditem, engraçado.

O rapaz faz tudo que um típico jovem faria: Pula de skate do terraço de casa, flutua, "conversa" com o Genius (aquele game, antigão, de repetições sonoras e visuais, lembram?), zoa, faz desenhos de pau na cara do colega, bebe em demasia, seduz garotas e põe vídeos no Youtube. Tudo, claro, devidamente registrado pela câmera GoPro, uma câmera de mão que pode ser utilizada de forma mais prática do que outras domésticas.


Só após a segunda metade do filme é que o terror se faz presente. É quando Jesse finalmente é tomado por completo pelo demônio que a trama deixa todo o bom humor de lado e parte para a ação de fato.

Para ajudá-lo, seus dois amigos decidem ir até o local onde uma cerimônia promete entregá-los definitivamente ao mundo dos demônios. Chegando lá, os garotos terão que se dar não só com o "novo" Jesse, mas também com outros seres bem assustadores. Daí o show fica a cabo da GoPro, uma vez que é sua perspectiva que realmente põe o espectador na cena. Alguns sustos são bem legais, mas não é nada de meter meeeeedo demais.

A escolha pela família mexicana se deu somente para que os imigrantes latinos que povoam os Estados Unidos se sentissem incluídos (no terceiro filme da série a classe média havia sido retratada) e, para isso, elementos do catolicismo foram inseridos.

Outro ponto forte são as explicações de alguns fatos que os filmes anteriores haviam deixado em aberto o que agradou. O elenco não merece destaque. Ninguém se sobressaiu, mas também ninguém atrapalhou o filme. 'Atividade Paranormal - Marcados Pelo Mal' é um filme divertido, engraçado, ágil e que ainda dá um leve medinho. Uma boa pedida para as férias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário