quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

CRÍTICA DO FILME 'MAR NEGRO'

Filme que completa a trilogia que iniciou com “Mangue Negro” (2008) e que depois foi precedido por “A Noite do Chupacabras” (2011), "Mar Negro", estreou neste fim de semana nos cinemas de Vitória, e a galera do Outros 300 esteve lá para assistir. Confira nossas impressões acerca do filme.

Por Sandro Bahiense



Um grande divertimento!
'Mar Negro' é divertido, instigante e encorajador

É claro que o fato do filme ter sido rodado no Espirito Santo, ter um capixaba como diretor e produtor, ter um elenco quase todo espirito santense e ter uma história rodada em Guarapari deve ter me influenciado, mas... Que se dane! Não é por isso que não tecerei elogios e mais elogios a 'Mar Negro'. Cara... Me diverti pra caramba assistindo.

Caros leitores do blog, divertimento aqui não tem a ver com risos e gargalhadas (até que o filme tem uns momentos bem humorados). Meu divertimento, no caso, foi ter me deparado com um trabalho que me agradou completamente e que ratificou minhas expectativas. Rodrigo Aragão (diretor do filme - foto abaixo) é um sonhador que teve seu sonho realizado. Feito para poucos. 


Divulgação

Fiz questão de pontuar minha definição de divertimento, pois 'Mar Negro' é um filme de terror, que fique claro. A bem da verdade o filme não assusta, mas se mostra bem digno em não fugir de sua essência. Os monstros, para um trabalho que se proporia ser da turma dos "Filmes B", até que são bem feitos. Não há improvisações baratas ali não!  

A trama

No filme, uma vila de pescadores do município é assombrada por uma mancha negra que se aproxima do litoral e que transforma animais marinhos em predadores assassinos. Numa pesca, dois homens pescam uma enorme criatura, o Baiacu-Serei, que acaba mordendo um deles. O evento dá início ao terror da região, que passa a sofrer estranhos ataques. De volta ao povoado, este pescador começa a agir de forma estranha, cada vez mais violento, se transformando aos poucos em um zumbi.


Baiacu-sereia é um dos personagens do filme. (Foto: Divulgação Mar Negro)

Crítica

O filme é bem simples, tem roteiro fácil (mas não pobre) e mescla momentos de ação com alguns diálogos bem elaborados. Algumas cenas são inusitadas (a do travesti que atira com metralhadoras em vários zumbis é clássica!), porém se encaixam no sentido do filme. Essas cenas, aliás, dão um tchan a 'Mar Negro', e nos lembram que não estamos diante dos enfadonhos trabalhos da Globo Filmes e suas esquemáticas engessadas, antiquadas e Zorratotalísticas. Prepare-se para se surpreender.

Mar Negro

As cenas de terror são bem feitas, apesar do elenco não ser de primeira. A segunda metade do filme é mais dinâmica  e seu final é aberto, abrindo espaço para interpretações. A questão da poluição realmente é tratada como fator decisivo para os males da região, mas a preservação do ambiente não é colocada de forma panfletária. Não há espaço para chatices.

Uma pena o filme não estar nas grandes salas de cinema do estado e do país (o filme fez muito sucesso no exterior) e o horário de 21:15h no Cine Jardins é dose! Mas vale o esforço.


Filme capixaba encanta amantes do terror. (Foto: Divulgação Mar Negro)

Você que não é do estado, busque ver o filme na internet, pois é muito interessante. E você, caro capixaba, largue os Spielbergs, Nolans, Tarantinos e Scotts e de lado e vá prestigiar Rodrigo Aragão: Um genuíno talento da terra!

Veja o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário