segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

CRÍTICA DO GLOBO DE OURO 2014

Aconteceu ontem a 71ª edição do Globo de Ouro, cerimônia que premia os melhores do cinema e das séries de TV. Confira, abaixo, a crítica do Outros 300 acerca da premiação.

Por Sandro Bahiense


A tendência é não ser tendência
Quem esperava que cerimônia desse uma prévia do Oscar se deparou com prêmios "espalhados" entre vários filmes


Cinema

Quem esperava que o Globo de Ouro desse um panorama definitivo para o Oscar 2014 se decepcionou amargamente. Isso porque os principais prêmios de noite "espalharam-se" por várias produções e, por exemplo, o Globo de melhor filme foi o único prêmio de '12 Anos de Solidão'. Logo, se depender da turma da HFPA o Oscar não começa com nenhum favorito definido.

Por isso títulos como "tal filme dominou a premiação com seis troféus", por exemplo, teve que ficar guardada para 2015. Apesar disso li que 'Trapaça' foi o "grande vencedor da noite", sendo que o filme ganhou apenas três troféus.

Falando em 'Trapaça' e '12 Anos de Solidão', aliás, admito que não assisti aos dois principais premiados da noite (de melhor filme de drama e de comédia/musical) então não vou me estender em suas vitórias, contudo vejo-me preocupado com o que (dizem) levou os dois filmes a vencer em suas categorias. 'Trapaça' é um filme legal, animado, que faz bem ao ego americano e '12 Anos...' é um filme sobre a escravidão feito por um diretor negro. Fico muito apreensivo se estes fatores externos estejam influenciando suas vitórias. '12 anos...' levar somente uma estatueta é um grande indício, principalmente.

Do resto posso falar com propriedade, pois acompanhei a praticamente todos os filmes envolvidos. A premiação que mais me entusiasmou foi a de melhor atriz dramática. O duelo Blanchett X Bullock me chamou atenção. Cate venceu dessa vez, mas algo me diz que Sandra dará o troco no Oscar. As duas foram maravilhosas!


Como melhor ator dramático, a HFPA demonstrou uma tendência que Oscar adquirira. Atrizes ou atores bonitões que se transformam em figuras inusitadas ganham grande possibilidade de vencer fator que, acredito, fez o galã Matthew McConaughey levantar o troféu dessa vez. Tal tendência é tão evidente que Jared Leto ganhou como melhor ator coadjuvante também se travestindo em um personagem que nada tem a ver com sua beleza.

Leonardo Di Caprio levou como melhor ator de comédia e parece-me que está se credenciando a finalmente levantar o primeiro Oscar de sua carreira. Apesar de não ter ganho nada no Globo de Ouro 2014, Tom Hanks parece ser seu maior concorrente (Idris Elba, o escravo de '12 Anos de Escravidão', se indicado, também pode ser uma surpresa).

Alfonso Cuáron venceu duas vezes. Ganhou por ter convencido o júri da HFPA e ganhou também da torcida política/étnica/racial que pendia por Steve McQueen (de '12 Anos de Escravidão). Eu já rasguei vários elogios a Cuáron e, óbvio, achei justíssima sua premiação. Tomara que Alfonso leve o Oscar também.

Séries


2013 foi o ano de 'Breaking Bad' e sua vitória como melhor série dramática e melhor ator de série dramática (para Bryan Craston) foi merecidíssimo! Assim como 'Behind The Candelabra' que ganhou como minissérie (Michel Douglas levou, merecidamente também, diga-se de passagem, como melhor ator de minissérie pela mesma trama).

A única invenção da noite foi o prêmio de melhor série de comédia. O troféu dado a 'Brooklyn Nine-Nine' foi estranho, pois a série era, pra mim, a pior das cinco concorrentes e incrivelmente ganhou. Não entendi. Por que 'Modern Family' não poderia ter ganho de novo? (Sempre vou torcer - mesmo sabendo que isso não acontecerá - que 'The Big Bang Theory' um dia vença).   

Michael Douglas vence o prêmio de melhor ator em filme para TV por 'Minha vida com Liberace' no 71º Globo de Ouro, que acontece neste domingo (12), em Los Angeles. (Foto: REUTERS/Lucy Nicholson)

O evento

O Oscar tem muito a aprender com o Globo de Ouro, pois a premiação é leve, divertida e nada enfadonha. A cerimônia foi apresentada novamente pelas comediantes Tina Fey e Amy Poehler (ótimas), ambas ex-integrantes do programa humorístico "Saturday Night Live". 

Elas iniciaram a festa com um discurso de dez minutos cheio de piadas, em que chamaram "Trapaça" de "explosão na fábrica de perucas", Woody Allen de "o diretor mais magro com os óculos maiores", e George Clooney de preferir "se perder no espaço a ficar com uma mulher de sua idade", referindo-se ao filme "Gravidade". "Isso aqui é Hollywood. Se uma coisa dá certo, eles continuam fazendo até provocar ódio nas pessoas", declarou Tina Fey. Sensacional! Valeu ter ficado até as três da manhã.

Bom... Até o Oscar agora né?!?

Da esq. para dir., Lupita Nyong'o, Chimetel Ejiotor, o diretor Steve McQueen, Sarah Paulson e Michael Fassbender comemoram o Globo de Ouro de melhor filme de drama para '12 anos de escravidão'. (Foto: REUTERS/Lucy Nicholson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário