quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

DEPOIS DE 45 ANOS, OS BEATLES VOLTAM "AO TELHADO"

Depois de 45 anos os Beatles voltam a fazer um show no telhado. Não os Beatles de verdade, claro, mas a sua versão tupiniquim mais interessante: Os capixabas do Big Beatles. Saí o telhado do prédio da Apple Records, em Londres e entra o alto da marquise na agência do Banestes da Praça 8, no Centro de Vitória. Saiba mais lendo a matéria completa:

Por Luísa Torre

Divulgação


Em Vitória, uma homenagem aos Beatles nas alturas

Clube Big Beatles toca em telhado para celebrar show histórico


Há 45 anos, a serem completados amanhã, acontecia a última apresentação dos Beatles. A performance entrou para a história mundial também pelo inusitado local escolhido: o telhado do prédio da Apple Records, em Londres, na sede do selo da banda.

Para homenagear e celebrar esse dia, o Clube Big Beatles promete fazer uma apresentação para entrar para a história local: no alto da marquise na agência do Banestes da Praça 8, no Centro de Vitória. A banda capixaba, que completa 23 anos de história em 2014, vai tocar grandes sucessos do quarteto de Liverpool amanhã, a partir de 17h, recriando o clima da derradeira apresentação de Paul, John, George e Ringo enquanto banda.

De acordo com o percussionista e gaitista do Big Beatles, Edu Henning, essa, na verdade, não é a primeira vez que a banda se arrisca nas alturas para reproduzir o último show dos ingleses. “Quando essa data completou 30 anos, em 1999, fizemos isso no telhado da C&A, na Jerônimo Monteiro, que é nossa Abbey Road”, brinca. No entanto, com pouca visibilidade e uma calçada curta, o público não sabia de onde vinha o som. 

“Vamos ter surpresas no show, que terá vária músicas tocadas naquele show do telhado, como ‘Get Back’ e ‘Don’t Let me Down’. E, claro, grandes sucessos como ‘Twist and Shout’ e ‘I Wanna Hold Your Hand’”, promete Henning. “Não podíamos deixar a data passar em branco”, completa. Entre as surpresas, espera-se a presença de 50 bailarinos e participação da bateria da escola de samba Pega no Samba.

Este ano, aliás, será muito especial para a banda, já que a Pega no Samba vai homenageá-la no Carnaval de Vitória. O Clube Big Beatles também fará uma temporada de shows fora do Brasil, em Nova York e em Liverpool. Além disso, o grupo conta com o retorno do popular projeto Sócio de Carteirinha, no qual artistas de renome nacional participam do show com as canções do quarteto inglês. 

Na gringa

Em fevereiro, o Clube embarca para temporada em Nova York, onde vão se apresentar em alto estilo em dois locais – no Houston Theater, na Broadway, e no The Apollo Theater, no Harlem – nos dias 6, 7 e 8 do próximo mês.

“Em Nova York, está acontecendo um movimento dos 50 anos da invasão britânica, comemorado no dia 9 de fevereiro. Há 50 anos, os Beatles se apresentaram pela primeira vez na TV americana. Reza a lenda que a cidade parou nessa apresentação. Nós fomos chamados para o evento, que reúne 50 bandas de 50 países para uma homenagem”, destaca Henning. A Clube Big Beatles será a única representante da América do Sul.

Na semana seguinte, é a vez de a banda receber uma homenagem na passarela do samba capixaba. “Neste ano faz 20 anos que frequentamos Liverpool. No final de agosto, vamos de novo. Temos um convidado especial para todos os shows na Inglaterra, o Ivan Lins”, revela Henning.

Já sobre o Sócio de Carteirinha, Henning antecipa que alguns nomes de peso já estão confirmados para o projeto, como o próprio Ivan Lins, Fernanda Takai, Junior Lima, Wanderléa e Roberto Menescal. O projeto volta em março.

Show Clube Big Beatles
Quando: Quinta-feira (30), às 17 horas
Onde: Em cima da marquise do banco Banestes, na Praça 8, no Centro de Vitória
Entrada franca
Informações: 99982-3693

Reprodução

Mais sobre o ‘Rooftop concert’

Longe dos palcos
Pausa
Em 1966, os Beatles pararam de se apresentar ao vivo e começaram a se dedicar ao estúdio, gravando sons cada vez mais elaborados e complexos.

Álbuns
Nesse período, que durou pouco menos de três anos, eles gravaram discos célebres, como “Revolver” e “Sgt. Pepper Lonely Hearts Club Band”, entre outros.

Documentário
Ideia
Um ano antes do “Rooftop Concert”, a banda Jefferson Airplane, junto com o cineasta Jean-Luc Goddard e D.E Pennebaker, fez a filmagem de uma apresentação no teto de um edifício em Nova York.

Gravação
Paul McCartney teve a ideia com o cineasta Michael Lindasy-Hogg de reproduzir o show no telhado do prédio da gravadora dos Beatles, a Apple Records, para o documentário “Let it Be”.

O show
Apresentação
Era por volta de meio-dia do dia 30 de janeiro de 1969, quando começou a apresentação registrada no teto da Apple Records, a última realizada pelos Beatles. As novas músicas exigiam a presença de um tecladista, e pela primeira e única vez numa apresentação pública, os Beatles tocavam com um quinto músico, Billy Preston.

Filmagem
Ao todo, foram usadas quatro câmeras no local, gravando direto, além de técnicos na rua e em prédios vizinhos. 

Músicas
“Get Back”, por exemplo, foi tocada quatro vezes. Já “Don’t Let Me Down” e “I've Got a Feeling” foram repetidas duas.

Hino
O hino da Inglaterra, “God Save The Queen”, foi entoado enquanto o cineasta Michael Lindsay-Hog trocava os rolos de filme em suas câmeras.

Polícia
Os Beatles tocaram durante quarenta minutos até a polícia local interferir, pedindo que abaixassem o volume dos instrumentos. A apresentação foi encerrada logo em seguida.
Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário