domingo, 19 de janeiro de 2014

MATÉRIA ESPECIAL: PLAGIADORES?!?

Uma das acusações mais comuns do mundo da música é o plágio, atitude de copiar parte de uma música de outro artista. Confira alguns casos abaixo na nossa matéria especial.

Saiba quem são os cantores que foram acusados de 'roubar' ideias recentemente

Anitta
Em setembro de 2013, a cantora Anitta foi acusada de plágio pela mãe da MC Bruninha. A mãe da funkeira alega que a parte inicial do sucesso 'Show das Poderosas' de Anitta é idêntica da música 'Corpo de Mola' que ela escreveu e que a fila interpreta. Segundo o advogado de acusação, Anitta se apropriou da obra de sua cliente ao se intitular autora da canção que tem o mesmo arranjo da música da mãe de MC Bruninha.

Madonna
Nem mesmo a Rainha do Pop conseguiu escapar das acusações de plágio. Ela é acusada de copiar 'Ma Vie Fout L’Camp', composta por um belga chamado Salvatore Acquaviva, em sua música ´Frozen´. Em 2005, Madonna foi julgada no tribunal da Bélgica e perdeu a causa. A música é proibida de tocar no país até hoje.

Saiba quem são os cantores que foram acusados de 'roubar' ideias recentemente

Beatles
Engana-se quem pensa que os Beatles não passarm por crises. A famosa música 'Come Together' da banda tem uma base muito parecida com 'You Can't Catch Me', de Chuck Berry.

Lady Gaga
A cantora vive se metendo em encrenca. Segundo a versão britânica do 'Huffington Post', Gaga teria novamente plagiado Madonna, desta vez usando as bases da canção 'Girl Gone Wild', do álbum 'MDNA', que a Rainha do Pop lançou em 2012. Antes disso, a Gaga já tinha sido acusada de plagiar 'Born this Way', cujas bases são idênticas a 'Express Yourself', também de Madonna.

One Direction
A boy band britânica One Direction -  a banda queridinha da música pop - foi acusada de plágio em seu hit 'Live While We're Young'. Segundo o site da revista inglesa especializada em música NME, vários usuários do Twitter se irritaram após descobrirem que os primeiros acordes da música são idênticos ao de Should I Stay Or Should I Go, canção mais conhecida do grupo punk The Clash, lançada em 1981.

Saiba quem são os cantores que foram acusados de 'roubar' ideias recentemente

Luan Santana 
As redes sociais fervilharam de fãs incrédulos na época do lançamento de 'Nega', hit do sertanejo Luan Santana. Os usuários acusaram o cantor de ter plageado o rapper paulista Projota, que lançou a música 'Acabou' em 2008. O plágio teria ocorrido na frase 'Tava arrumando a minha vida, mas tô doido procê bagunçar', que é citada nas duas canções.

Coldplay 
A banda já foi vítima de inúmeras acusações de plágio em diversas músicas. No disco 'Mylo Xyloto', a faixa 'Up With the Birds' tem trechos de 'Driven by You', de Brian May, e 'Anthem', de Leonard Cohen. Em 'Princess of China', a banda usa Takk, da banda finlandesa Sigur Rós. Além disso, a música 'Viva la Vida' também é muito semelhante a ´If I Could Fly´, de Joe Satriani

Maroon 5 
No disco Overexposed, lançado este ano, há duas faixas baseadas em músicas de outras pessoas: 'Wasted Years' que copia o saxofone de Little Richard em The 'Rill Thing', enquanto a introdução de 'Wipe Your Eyes' é idêntica ao refrão da música 'Sabali', de Amadou & Mariam.
Retirado de MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário