sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

SÉRIE GRANDES OBRAS DA LITERATURA MUNDIAL: 'CRÔNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA'



Crônica de uma morte anunciada foi escrita em 1981 pelo autor colombiano Gabriel Garcia Marques (foto abaixo). A trama se dá pelo anuncio da tentativa de morte de Santiago Nasar pelos irmãos Vicário, motivados por um suposto envolvimento de Nasar com a irmã deles.

O livro é notoriamente original por alguns motivos. De inicio vale apontar que a obra é escrita de "trás pra frente", uma vez que a morte do personagem principal é o ponto de partida. Ainda assim o livro, incrivelmente, mantém o clima de suspense e não é nenhuma surpresa você se pegar torcendo para que o protagonista escape, mesmo já sabendo que isso não acontecerá. Garcia Marques também enumera na obra uma série de personagens que, a medida da estória, se mostram nebulosos e mais misteriosos do que se imaginava. Mostrar o que se passa "por dentro" dos personagens é marca do livro. A narrativa é outro ponto interessante, uma vez que ela é feita pelo viés jornalistico (daí o nome "crônica") trazendo uma visão não onisciente dos fatos , e sim através de uma investigação da estória.

Em suma, Crônica de uma morte anunciada, por tudo citado, pode ser eleita como clássica e é um livro imperdível pra quem gosta de literatura!


Gabriel Garcia Marquez

Nenhum comentário:

Postar um comentário