sábado, 15 de fevereiro de 2014

CRÍTICA DO FILME 'CAÇADORES DE OBRAS PRIMAS'

'Caçadores de Obras Primas', nova aventura de George Clooney nos cinemas, estreou neste fim de semana em Vitória e a turma do Outros 300 esteve lá para assistir. Confira nossas impressões lendo a matéria abaixo.

Por Sandro Bahiense


A Segunda Guerra de uma forma que você nunca viu
Com um elenco que diverte, 'Caçadores...' é uma boa opção para sua distração

Sem grandes exigências ok? 'Caçadores de Obras Primas' é um filme que não é marcante e que não será lembrado daqui há dez anos, mas é certeza de 118 minutos de diversão e entretenimento de primeira. Para quem gosta de arte e Segunda Guerra Mundial então é um prato cheio.

Por ser um filme em que figuras inusitadas são escaladas a uma missão, e por contar com George Clooney e Matt Damon no elenco, logo todos acharam que 'Caçadores...' era uma espécie de 'Doze Homens e Um Segredo' da Segunda Guerra, mas não, não é isso. Diria mais: Longe disso.

Aqui não há golpes, não há roubo (não igual ao 'Doze...', pelo menos) e ninguém quer enrolar o Hitler. Logo quem criticou 'Caçadores...' indo por este viés cometeu uma grande injustiça, até porque em nenhum momento o filme se vendeu assim. Então... Isso posto...


A trama

Frank Stokes (George Clooney) é um especialista em artes que informa ao governo norte-americano sobre os riscos de obras de arte se perderem ao final da Segunda Guerra Mundial. Sem conseguir ninguém do exército para assumir a responsabilidade pela conservação de peças na Europa, ele mesmo assume a missão e convoca inúmeros especialistas, dentre curadores, arquitetos, professores e artistas para resgatar ou proteger as obras de artes em perigo.

Crítica

São esses 'curadores, arquitetos, professores e artistas' que são a alma do filme. Isso porque o elenco escolhido para viver estes papéis foi escolhido a dedo. Ninguém mais, ninguém menos do que Bill Murray, Jean Dujardin, John Goodman, Bob Balaban e Hugh Bonneville compõe o time.

Nem necessito dizer que um esteve mais especial do que o outro em cena, pois o talento destes é inquestionável. Daí entra o mérito de Clooney (que também roteirizou e dirigiu o filme) ao pô-los em duplas e em missões distintas. Com espaço e situações que os deixavam "na cara do gol" os veteranos ficaram muito a vontade para desfilar atuações maravilhosas e marcantes.


Não bastando, o próprio Clooney está muito bem fazendo papel central na trama. A dupla Matt Damon e Cate Blanchett teve muita química e rendeu momentos brilhantes ao filme (Cate está no auge da forma).

'Caçadores' mescla situações de humor com drama na mesma intensidade e se permite caçoar de si mesmo em alguns momentos (especialmente em uma cena em que o personagem de Clooney faz um discurso inflamado, mas que só serve para "deprimir" um de seus "jovens soldados").

Não esperem por um 'Platoon', 'Resgate do Soldado Ryan' ou 'Top Gang', pois o filme não é um dramalhão aventuresco de chorar e nem uma comédia para rir a cada cinco segundos. Para os desavisados, o Bill Murray está sério no filme ok? 


Como dito acima, o filme não é daqueles de marcar época, porém fazia tempo que eu não me divertia e emocionava tanto com um filme "descompromissado" como este. Vale o ingresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário