terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

'OPERAÇÃO SOMBRA: JACK RYAN' ESTREIA NESTA SEXTA NOS CINEMAS

As aventuras do espião Jack Ryan chegarão às telonas nesta sexta-feira. 'Operação Sombra' estreará nos cinemas dos shoppings. Saiba mais lendo a matéria completa.

Por Darshany Loyola   

Paramount Pictures/Divulgação


Famoso espião Jack Ryan volta aos cinemas em novo filme

"Operação Sombra: Jack Ryan" estreia na sexta e traz o agente em sua primeira missão


Jack Ryan, personagem mais icônico do escritor norte-americano de best-sellers Tom Clancy – morto ao 66 anos em outubro de 2013 –, está de volta ao cinema. “Operação Sombra: Jack Ryan”, dirigido por Kenneth Branagh (“Thor”), estreia nesta sexta-feira, dia 7, e recria a história do espião, trazendo o seu retorno após “Caçada ao Outubro Vermelho” (1990), “Jogos Patrióticos” (1992), “Perigo Real e Imediato” (1994) e “A Soma de Todos os Medos” (2002).

Considerado um James Bond americano, Jack Ryan já foi interpretado, respectivamente, por Alec Baldwin, Harrison Ford (duas vezes) e Ben Affleck nos quatro longas baseados na obra de Clancy. Nesta versão contemporânea do agente secreto, o papel ficou sob responsabilidade de Chris Pine, que também já viveu outro famoso personagem no cinemas: o Capitão Kirk, em “Star Trek” (2009) e “Além da Escuridão: Star Trek” (2013).

Trama

A história desta quinta aventura vem com dois diferenciais importantes em relação aos outros quatro longas. Primeiro, apesar de ser dedicado a Clancy, não é adaptado diretamente de uma obra sua – porém, mantém-se fiel às características essenciais do espião. Segundo, o filme volta no tempo, em uma espécie de “Batman Begins”, e mostra a primeira missão do jovem recruta Jack Ryan, em Moscou.


Sob a orientação de seu mentor, Thomas Harper (Kevin Costner), um agente já veterano, Ryan vai enfrentar Viktor Cherevin (papel do próprio Branagh), um oligarca russo que está por trás de um plano terrorista de desvalorizar a moeda americana. Além disso, sua noiva, Cathy (Keira Knightley - foto abaixo), é sequestrada pelos criminosos russos, levando o agente da CIA a uma verdadeira corrida contra o tempo.

Paramount Pictures/Divulgação

Como costuma acontecer na maior parte das histórias de espionagem, no início Cathy desconhece o fato de que Ryan é um agente secreto. “Da perspectiva do meu personagem, a história é sobre o que acontece ao seu relacionamento quando você descobre que está com alguém que esconde um segredo”, afirma Keira Knightley, em entrevista divulgada pelo estúdio. “Jack e Cathy ainda não são casados, então ele não pode contar. Mas ela sabe que algo está errado e sua mente imagina de tudo. A pressão que é colocada no relacionamento por causa do segredo é grande”, completa.

Diversão

A intérprete de Cathy não pensou duas vezes antes de aceitar o papel – e a oportunidade de trabalhar com Kenneth Branagh. A atriz já queria trabalhar com o diretor há anos e, segundo ela, um dos primeiros filmes dele – “Muito Barulho Por Nada” (1993) – a inspirou a ser atriz. Outra razão foi o desejo de fazer um personagem menos pessimista, diferente de seus últimos trabalhos no cinema. “Queria fazer um filme que fosse totalmente divertimento ou incrivelmente positivo, pois passei os últimos cinco ou seis anos tendo morrido em praticamente tudo (risos)”.

"Operação sombra: Jack Ryan"
Ação/suspense. (Jack Ryan: Shadow Recruit, EUA, 2013)
Direção: Kenneth Branagh
Elenco: Chris Pine, Kevin Costner e Keira Knightley. 
Estreia: Sexta-feira, dia 7.
Retirado integralmente de A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário