quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

PEÇA 'O ARQUITETO E O IMPERADOR DA ASSÍRIA' EM VILA VELHA NESTE FIM DE SEMANA

A peça 'O Arquiteto e o Imperador da Assíria' está em cartaz na Academia de Letras Humberto de Campos amanhã e sábado. Saiba os horários e mais sobre a peça lendo a matéria completa:


Grupo Estripolia encena “O Arquiteto e o Imperador da Assíria”

“O Arquiteto e o Imperador da Assíria” é o mais novo trabalho do Grupo Estripolia, que será apresentado nesta sexta (07) e sábado (08), na Academia de Letras Humberto de Campos, em Vila Velha, a partir das 19 horas. A entrada é gratuita.

O espetáculo é uma montagem de um dos textos mais premiados do cineasta e dramaturgo Fernando Arrabal, uma das maiores influências do teatro do absurdo. O texto coloca em cena a história do Imperador, um homem civilizado que cai de um avião numa ilha onde encontra o Arquiteto, um ser primitivo e praticamente animal. O Arquiteto vive num espaço puro, selvagem, em plena natureza. O espaço da representação se confunde com o ser do Arquiteto.
A este espaço, o Imperador sobrepõe o espaço da cidade, o espaço civilizado. Pouco a pouco, o Imperador sentirá desejos de mudar de espaço, de converter-se num robson-ermitão do deserto e, pelo contrário, o Arquiteto se decide por uma fuga do mundo civilizado. De certa forma, o Imperador inventa o Arquiteto, como se existisse só um indivíduo em cena, mesmo que pese sua dualidade e suas numerosas transformações. 

Em “O Arquiteto e o Imperador da Assíria”, escrita em 1966 e considerada como a obra capital do teatro pânico, encontramos uma passagem muito importante para apreciar o valor da evolução linguística do artista espanhol. Com um sentimento que aborda uma linguagem primitiva, a obra se utiliza da memória traduzida em imagens. A obra tem algo que vai do auto sacramental ao sacrílego.

Trata-se de um encontro entre o civilizado e o primitivo, como uma espécie de síntese simbiótica, onde o rito da comunhão confundirá a dualidade na unidade Imperador-Arquiteto. 

Elenco: Edson Nascimento & Elias de Aquino 
Autor: Fernando Arrabal
Concepção e direção: Dudu Guimarães
Tradução: Wilson Coêlho

Serviço
Data: 06, 07 e 08 de fevereiro (quinta, sexta e sábado)
Horário: 19 horas
Local: Academia de Letras Humberto de Campos
Endereço: Rua 23 de Maio, nº 83 — Prainha Vila Velha (Próximo ao
Convento) 
Classificação: 16 anos
Entrada gratuita
Contato: (027) 9 9992.6670
Retirado do Site da Prefeitura de Vila Velha

Nenhum comentário:

Postar um comentário