quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

'POPCORN', PEÇA DE MARIA MAYA CHEGA A VITÓRIA NESTE FIM DE SEMANA

Filha de Wolf Maya e Cininha de Paula e sobrinha de Chico Anysio. Quer parâmetro melhor? Essa é Maria Maya, produtora de 'Popcorn', peça que estará em Vitória neste fim de semana. Saiba mais lendo a matéria completa:

Por Darshany Loyola

Divulgação


'Popcorn' se torna quebra-cabeça para o público montar

Peça, em cartaz neste fim de semana, em Vitória, envolve a plateia em trama fragmentada


Nascida em uma família de artistas completos – seus pais são os atores e diretores Wolf Maya e Cininha de Paula, e seu tio-avô é o falecido humorista Chico Anysio –, Maria Maya não poderia ter um destino resumido a atuar. Ao longo dos anos, produzir e realizar um trabalho acabaria também fazendo parte de sua carreira, de forma natural. 

Preparando-se para a próxima etapa em 2014, que é a direção, Maria traz para Vitória o quarto espetáculo que produziu: “Popcorn – Qualquer Semelhança Não é Mera Coincidência”, comédia dramática com texto e direção de Jô Bilac, revelação da dramaturgia brasileira. As apresentações acontecem no sábado e no domingo, no Teatro Carlos Gomes.

Na TV, o último papel de Maria foi em “Amor à Vida”, da TV Globo, que terminou na última semana. No papel da vilã Alejandra, a atriz permaneceu na história até setembro do ano passado, quando seu personagem teve um final trágico.

Ela é só elogios ao tão comentado último capítulo, que exibiu um beijo entre os personagens Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) e uma cena delicada de reconciliação entre Félix e o pai (Antonio Fagundes). “Foi o final mais possível. A redenção através do amor, a forma de justificar tudo o que aconteceu com o personagem do Félix, com um ato de amor tão simples, tão poético, com uma atuação absurda dos dois atores. E o beijo gay foi um passo importante para a sociedade”, declara. “Tudo isso corroborou para um final quase que apoteótico. Fiquei extremamente emocionada.”

Na trama de “Popcorn”, Márcia (Mabel Cezar) é uma dona de casa que resolve escrever um livro. A obra acaba se tornando best seller, ela ganha um prêmio na Noruega e a história vira roteiro de filme pelas mãos da estrela de TV Saubara O’Donnor (Alessandra Colasanti).

Em meio a tudo isso, a escritora prepara um jantar para família, para contar sobre o prêmio. Na ocasião, estão seu pai Otávio (Ricardo Santos) e seu irmão Marcos (Vinícius Arneiro), acompanhado de sua esposa Roni (Maria Maya). 

“O irmão dela também é escritor, mas não tem o mesmo sucesso que ela. A atriz resolve aparecer no jantar, de surpresa, com um novo roteiro, detonando com as relações que já estão desestabilizadas”, conta Maria Maya. “É uma confusão digna de ‘Avenida Brasil’, de ciúmes, de inveja, de poder e de relações familiares, tudo com muito humor. Garanto pelo menos umas dez boas risadas”, completa.

A situação piora quando Saubara revela suas ideias para o roteiro, completamente diferentes do original. Dessa forma, “Popcorn” vai além das relações familiares: coloca em questão a originalidade, a criatividade e os limites entre adaptação e plágio. “Viver é um drama por si só, o que tem de engraçado é como você enxerga isso. A peça traz um pouco disso, você enxerga a fragilidade dos personagens por meio do humor”, comenta Maria.

Divulgação

Bate-papo com Mabel Cezar

Nova voz das chamadas da TV Globo, a atriz Mabel Cezar também se realiza fora dos bastidores. Em entrevista, a responsável pelo papel de Márcia na peça “Popcorn” conta sobre o espetáculo e sobre a arte de dublar e atuar:

O que mais te atraiu para fazer a peça? 
O Jô Bilac é meu amigo de longa data, mas nunca havia trabalhado com ele. Um dia, ele me disse que estava escrevendo uma peça e que pensava em mim para uma personagem. Não tive a menor dúvida em aceitar. Ele é brilhante, excelente dramaturgo.

Como é ser a voz das chamadas da Globo? 
Eu já era muito reconhecida antes das chamadas, sou dubladora há 19 anos. Voz é uma coisa que entra na casa das pessoas sem pedir licença. Ser a voz das chamadas agora só agrega.

Atuar e dublar: o que você vê de diferente?
Costumo dizer que um ator que é dublador consegue fazer qualquer coisa em qualquer veículo. Dublar é muito difícil, muito específico. Para saber, tem que estudar muito, ser ator.

"Popcorn"
Quando: Sábado (8), às 21h, e domingo (9), às 19h 
Onde: Teatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, Centro, Vitória 
Ingressos: R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira). Assinantes de A GAZETA têm 50% de desconto (até dois bilhetes). À venda na bilheteria do teatro e no site www.ingresso.com
Informações: (27) 3132-8396, (27) 3132-8398 e no site www.wbproducoes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário