quinta-feira, 24 de abril de 2014

ESTREIA HOJE 'INATIVIDADE PARANORMAL 2'

Mais um filme de paródia chega ao estado. Depois de 'Copa de Elite' agora é a vez de 'Inatividade Paranormal 2' filme protagonizado por Marlon Wayans. Saiba mais sobre a estreia lendo a matéria completa.

Por Luísa Torre

Mais uma paródia no cinema chega ao Estado

"Inatividade Paranormal 2" é o novo representante do gênero


Comédia pastelão recheada de piadas que fazem referência a filmes de sucesso lançados em 2013, a paródia “Inatividade Paranormal 2” chega aos cinemas do Estado hoje, prometendo arrancar risos com uma atuação hilária de Marlon Wayans, mesmo protagonista da parte um do filme, que arrebatou quase um milhão de espectadores no Brasil.

Nos cinemas da Grande Vitória, a paródia se junta ao brasileiro do mesmo gênero “Copa de Elite”, filme de Vitor Brandt, que brinca com longas brasileiros de sucesso, entre eles “Tropa de Elite” (2007) e “Bruna Surfistinha” (2011), e mostra que, no Brasil, a paródia tem seu público.

Embora o gênero, atualmente, tenha a marca do cinema comercial dos Estados Unidos no imaginário do público, o professor Fabio Camarneiro, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), acredita que cinema brasileiro é melhor que o norte-americano na paródia. “Nossas chanchadas eram paródias bem feitas, antes da moda dos Estados Unidos. Já parodiávamos os filmes deles desde ‘Matar ou Correr’ e ‘Nem Sansão Nem Dalila’ (ambos de 1954, de Carlos Manga) ou ‘Carnaval Atlântida’ (1952, de José Carlos Burle). Os caras faziam piada com a tradição do cinema americano e agora estamos fazendo com o nosso. Eles devem ter aprendido com a gente a fazer paródia”, brinca o professor.

Ao brincar com as produções recentes que simulam gravações reais de possessões e fenômenos sobrenaturais, “Inatividade Paranormal 2” bebe na mesma fonte da série “Todo Mundo em Pânico” – que também conta com Marlon Wayans no elenco – e, em cinco filmes, satiriza longas de sucesso como “Pânico” e “Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado” e toda a onda de terror teen que ronda os Estados Unidos desde o final da década de 1990.


Clássicos

Mas, antes dessa onda, que até hoje rende frutos – vide “Os Vampiros que se Mordam” (2010) e “Espartalhões” (2008) –, outras paródias com uma linguagem diferente também se tornaram sucesso de bilheteria, lembra Klaus Berg Nippes Bragança, também professor do curso de Cinema e Audiovisual da Ufes. “Antes da levada americana da década de 1990, de ‘Todo Mundo em Pânico’, tivemos na década de 1980, por exemplo, ‘Aperte os Cintos, o Piloto Sumiu’.”

Bragança explica que, como a paródia é uma citação de outros textos, no Brasil, talvez a novidade do gênero seja o tipo de citação feita. “Se nas chanchadas nossas referências eram do cinema norte-americano, as referências agora são nacionais. A paródia depende de um texto em domínio público, para que se saiba do se está falando”.


Protagonista de “Copa de Elite”, o ator Marcos Veras (foto acima) destaca que o estilo do longa é uma linguagem que o Brasil não usa muito atualmente, mas reflete a boa fase do cinema nacional. “O ‘Copa de Elite’ é um reflexo da retomada do cinema. Os EUA fazem muito isso pois têm filmes para brincar. Só se faz paródia do que é sucesso”.

O diretor Vitor Brandt completa que muita gente desvaloriza a paródia enquanto gênero. “Esse é um subgênero de comédia que é criticado, mas tentei fazer um filme bem honesto e engraçado”.

Relembre

Todo Mundo em Pânico
O primeiro filme da série – que rendeu 5 longas – foi lançado em 2000 e brinca com filmes de terror adolescentes, como “A Bruxa de Blair”, “Pânico” e “Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado”.

Top Gang – Ases Muito Loucos
Com Charlie Sheen, o filme de 1991 brinca com o famoso “Top Gun”.

Não é Mais um Besteirol Americano
O filme de 2004 misturou estereótipos das comédias românticas adolescentes como “Ela é Demais”.


Jogos Famintos
Inspirado em “Jogos Vorazes”, no filme de 2013, Kantmiss Evershot (Maiara Walsh) luta pela própria vida e por um pedaço de presunto.

Os Vampiros Que Se Mordam
Paródia sobre filmes de vampiro, com citações à saga “Crespúsculo”, foi lançada em 2010 com direção e roteiro de Jason Friedberg e Aaron Seltzer.

A Saga Molusco
“Crepúsculo” também foi alvo de brincadeiras nesse filme de 2012, dirigido por Craig Moss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário