sábado, 26 de abril de 2014

MATÉRIA ESPECIAL: MILHEM CORTAZ - A CARA DA LEI NO CINEMA E TV

Se tem alguém que é a cara da lei (ou de sua transgressão) no cinema e na TV nos tempos atuais, este alguém se chama Milhem Cortaz. O nome não lhe é conhecido? Leia a matéria completa que tenho certeza que você vai saber quem é.

Por Sandro Bahiense


Cara de ruim + grandes atuações + veracidade
Somatório eficaz faz Milhem ser sempre lembrado em filmes policiais

O que faz um ator ser sempre lembrado para interpretar um segmento específico na TV ou no cinema? No caso de Milhem Cortaz, rosto famosíssimo no cinema e na TV nas produções policiais, é a notória cara de ruim, mas, principalmente, a veracidade e vivacidade do ator nestes personagens.

Não que Cortaz não passeie por outros estilos (já são 31 filmes na carreira), mas sua imagem invariavelmente é lembrada nos filmes policiarescos, seja como policial, seja como bandido. E o mais importante: Sempre com grande destaque.


Início em 'Carandiru'

Cortaz começou no cinema atuando no desconhecido 'Através da Janela', mas foi em sua terceira empreitada na telona que se destacou interpretando o bandido Peixeira em 'Carandiru'. Daí em diante Milhem interpretou os policiais Fábio Barbosa (em Tropa de Elite), Carlos José Lima (na novela 'Chamas da Vida' da Record), Jorge Medeiros (na série 'Fora de Controle' da Record/Universal), Branco (em 'Alemão'), além de novos trabalhos - todos como policial - para 'Plano Alto' série da Record e 'O Cobrador' filme do falecido músico/roteirista Chorão que estrearão ainda este ano.

Como bandido Cortaz se destacou como Alemão (de 'Garotas do ABC), Lúcio Flávio (de 'O Magnata'), Eike Gomes (de 'Vips'), Osmar (de 'Boca') e principalmente como Barão, líder do bando que faz o famoso assalto ao Banco Central de filme homônimo. 

milhem

Prêmio e sucesso em 'Tropa de Elite'

Porém foi mesmo em 'Tropa de Elite' que Milhem Cortaz se destacou. Na pele do policial corrupto Fábio Barbosa, o ator concorreu a vários prêmios, tendo abocanhado o Grande Prêmio Brasileiro de Cinema em 2008 pelo papel.

Contudo é importante que Cortaz tente se desfazer desta imagem de "Charles Bronson brasileiro". Recordo-me de, recentemente, tê-lo visto, em sequência, em 'Fora de Controle', 'Alemão' e 'Carandiru', no mesmo dia, em intervalo pequeno, sempre envolvido em papéis policiais. 


Isto não é interessante a um ator que já se mostrou tão versátil, logo seria ideal que ele fugisse destes títulos, pelo menos por enquanto, para evitar que sua imagem fique só atrelada aos cops movies. Mas que ele é bom como policial - ou bandido - isso é, não há como negar!

Um comentário:

  1. Para mim ele é um dos, se não for o melhor ator do Brasil, de uma expressão, veracidade e versatilidade incríveis.

    ResponderExcluir