domingo, 27 de julho de 2014

CRÍTICA DO FILME 'JUNTOS E MISTURADOS'

Que tal um viés diferente desta vez? Em vez de fazermos a crítica do filme diretamente, faremos a crítica da crítica. "Amadores" ou profissionais? Quem são mais fiéis aos gostos e sensos comuns? Confira, abaixo.

Por Sandro Bahiense


A redenção do "Mister Peidão"
Drew Barrymore parece ser o antidoto às escatologias de Sandler

Quem acompanha o Outros 300 com certa frequência deve saber que batizamos "carinhosamente" o ator Adam Sandler como "Mister Peidão", uma vez que filmes como 'Gente Grande 1 e 2', 'Cada Um Tem a Gêmea Que Merece' e 'Esposa de Mentirinha', por exemplo, são recheados de peidos, arrotos, xixis e afins. E que isso, infelizmente, são, teoricamente, os pontos mais engraçados de seus últimos filmes.

Por isso que quando 'Juntos e Misturados' saiu em lançamento não tive o menor interesse em ver, pois acreditei ser o velho do mais do mesmo atual de Sandler. Contudo algo me chamou atenção: As críticas do Adoro Cinema e do Omelete, a qual tenho o hábito contumaz de acompanhar, desferiram o de pior ao filme do Mister..., ops, Adam Sandler, mas os comentários dos leitores, os "espectadores comuns", por sua vez, emitiam opinião contrária, elogiando o filme.


Fiquei curioso. E fui tirar a limpo. E não é que os comuns, desta vez, tinham razão?!?

Mas vamos mais longe. Façamos uma crítica das críticas, baseado nos artigos do Francisco Russo e da Aline Diniz, respectivamente do Adoro Cinema e do Omelete. Confiram-na abaixo:

Bom. Primeiro devo fazer um mea culpa. Como dito, sou super fã do Adoro Cinema e do Omelete e, por coincidência, muito fã destes dois críticos especificamente. Sei da qualidade de ambos e essa crítica da crítica vai mais além do que só achar que estou "sentando o pau" em algo ou alguém. A coisa é mais ampla. Fica o esclarecimento...

Mas... Vamos lá. Bem, Adoro e Omelete iniciam suas críticas apontando a repetição de características dos personagens e de situações seriam um grande problema de 'Juntos e Misturados'. Então... Estamos em 2014, depois de muitos e muitos filmes já terem sido produzidos, feitos, vistos... Seria quase impossível ser original nestas alturas do campeonato.


Depois a birra dos críticos é em relação aos estereótipos dos protagonistas e de seus filhos (as). O pai cria as meninas como meninos, e a mãe não consegue impor a imagem masculina (paterna) aos filhos. Oras... Sim, são estereótipos! Se trata de um filme de humor. Se os personagens tivessem uma vida regrada, "normal" e tranquila, que situações de humor teríamos? 

Logo após, a birra foi com a África, locação do filme. Russo, inclusive, erroneamente, aponta que o nome do país a qual as cenas foram rodadas não foi citado. Em dois momentos diz-se que as famílias Reynolds e Friedman estão em um resort, étnico cultural, na África do Sul. Os críticos apontam o "clichezismo" da África e de como o verdadeiro continente negro não é pintado. Acho que é importante lembrar que 'Juntos e Misturados' é um filme de comédia e não um documentário.

O filme é uma comedinha, simples, que só visa fazer seus fãs darem algumas risadas. É algo descompromissado e deveria ser tratado como tal. Dentro do que estava sendo a carreira - e os filmes - do Adam Sandler, até que é bom. No mais, dá sim pra rir várias vezes, principalmente se não querermos levá-lo a sério.


O importante para os fãs de cinema que gostam de dar aquela consultadinha nos sites de crítica cinematográfica profissional antes de irem aos cinemas é lembrar que estes são, digamos, mais exigentes. A dica (olha o auto jabá) é uma mescla: Dá uma olhada nos profissionais e outra nos amadores, como, sei lá, o Outros 300, pois talvez nestes, os fãs encontrem uma visão mais próxima aos dos espectadores comuns. 

A crítica do filme

Agora a minha crítica. 'Juntos e Misturados' quase não tem escatologia. As piadas são sim manjadas, mas fazem a linha 'Chaves' e 'Os Trapalhões' (que a gente já sabe a piada, mas ri assim mesmo). Adam Sandler faz o mais do mesmo, mas que é bem divertido, admitamos. A química com Drew Barrymore (ótima no filme) é inquestionável.

Terry Crews (o pai do Chris de 'Todo Mundo Odeia o Chris', lembra?) está impagável como coadjuvante (talvez apareça mais do que deveria, mas... vá lá) e as crianças filhas do Sandler e da Barrymore no filme são muito bons atores.


O filme, salientando, é uma traminha para divertir sem compromisso. Se tratado como tal é divertimento na certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário