domingo, 13 de julho de 2014

ESPECIAL - O ROCK AND ROLL EM CINCO ATOS

13 de julho, domingo, dia de título mundial da Alemanha, mas também de comemoração de coisa muito importante: O rock! Que tal o descobrirmos em cinco atos? Tem Elvis, Beatles, Bob Dylan, surf music, Jimi Hendrix... Deleite-se.



Dia do Rock - parte 1 - O Rei


Elvis Aaron Presley, também conhecido como "Elvis the Pelvis", ou simplesmente "Rei do Rock", começou sua carreira em 1954 na lendária gravadora Sun Records e foi um dos fundadores do rockabilly, fusão do country com o rock 'n' roll.
Em 1956, Elvis tornou-se uma sensação internacional. Com um som e estilo que, uníssonos, sintetizavam suas diversas influências, ameaçavam a sociedade conservadora e repressiva da época e desafiavam os preconceitos.
A morte de Elvis no dia de 16 de agosto de 1977, causada por colapso fulminante associado à disfunção cardíaca, surpreendeu o mundo, provocando comoção. Depois de seu falecimento, vários acontecimentos tornaram Elvis Presley ainda mais famoso e até, segundo alguns, memorável; consequentemente, mais pessoas tornaram-se fãs de sua obra. Posto o ídolo, inaugurou-se o mito, "O Rei".



Dia do Rock - parte 2 - Surf Music 


Este estilo caracterizou-se por tempos musicais rápidos, percussão inovadora e sons de guitarra com reverbs e ecos. Mas grupos da Costa Oeste norte-americana como The Beach Boys e Jan and Dean reduziram a velocidade dos tempos musicais e adicionaram harmonias vocais que criaram aquilo que ficaria conhecido como o "California Sound".
Os Beach Boys estão entre os mais inovadores da história do rock, possuindo em seu repertório uma grande variedade de estilos e influencias musicais; surf rock (primeira metade dos anos 60), música erudita, folk, country, blues, soul, bossa nova, música havaiana,entre outros estilos. Contribuiu na sofisticação e experimentação do pop e rock.
O grupo original consistia do cantor-músico-compositor Brian Wilson, seus irmãos Carl e Dennis, o primo Mike Love e o amigo Alan Jardine. Inúmeras mudanças tanto no estilo musical quanto na formação ocorreram durante a turbulenta existência da banda: os problemas psicológicos, abuso de drogas e o eventual afastamento de Brian; as mortes de Dennis em 1983 e Carl em 1998 e as batalhas legais entre os integrantes do grupo.




Dia do Rock - parte 3 - Invasão britânica


Até o final de 1962, o rock britânico tinha ganhado grupos como The Beatles com influências que incluíam a soul music, o rhythm and blues e a surf music. Inicialmente, eles reinterpretaram sucessos norte-americanos, tocados para dançarinos de twist, por exemplo. Esses grupos acabaram introduzindo em suas composições originalidade, som distinto e conceitos musicais cada vez mais complexos. 
The Beatles foi formado em Liverpool em 1960. É o grupo musical mais bem-sucedido e aclamado da história da música popular. Sua crescente popularidade, que a imprensa britânica chamava de "Beatlemania", fez com que eles crescessem em sofisticação. A partir de 1962, o grupo era formado por John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal). 
Abastecida de equipamentos profissionais moldados por Brian Epstein, que depois se ofereceu para gerenciar a banda, e com seu potencial reforçado pela criatividade do produtor George Martin, os Beatles alcançaram um sucesso imediato no Reino Unido com seu primeiro single "Love Me Do". Ganhando popularidade internacional a partir do ano seguinte, excursionaram extensivamente até 1966, quando retiraram-se para trabalhar em estúdio até sua dissolução definitiva em 1970.



Dia do Rock - parte 4 - Folk Rock


A cena folk foi feita de amantes da folk music que gostavam de instrumentos acústicos, de canções tradicionais e de blues com uma mensagem socialmente progressista. O cantor Woody Guthrie é considerado o pioneiro deste sub-gênero. Bob Dylan encabeçou o movimento musical e levou a um grande público canções como "Blowin' in the Wind" e "Masters of War", chamadas de "canções de protesto".
Bob Dylan (nome artístico de Robert Allen Zimmerman) nasceu no estado de Minnesota, neto de imigrantes judeus russos. Aos dez anos de idade escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para a folk music, impressionado com a obra musical do lendário cantor folk Woody Guthrie, a quem foi visitar em Nova York em 1961.
A voz áspera de Dylan era perturbadora para alguns ouvintes iniciais, ao mesmo tempo que uma atração para outros, mas o conteúdo das letras de suas canções e sua atitude, é incrivelmente original e influenciou diretamente grandes nomes do rock americano e britânico dos anos de 1960 e 1970.



Dia do Rock - parte 5 - Rock psicodélico


A música psicodélica surgiu dentro da cena folk, quando o grupo The Holy Modal Rounders popularizou o termo em 1964. Com um conhecimento adquirido que incluía as músicas folk e jug band, grupos como Grateful Dead e Big Brother & The Holding Company fizeram fama neste sub-gênero. A música ficava cada vez mais associada à oposição à Guerra no Vietnã.
O Festival Pop de Monterey destacou as performances de Jefferson Airplane e apresentou Janis Joplin e Jimi Hendrix. O auge desta tendência de grandes festivais de rock foi o Festival de Woodstock, em 1969. 
James Marshall "Jimi" Hendrix foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diferentes diversos gêneros musicais.
Foi influenciado por artistas de blues como T-Bone Walker, B.B. King, Muddy Waters, Howlin' Wolf, Albert King e Elmore James, guitarristas de rhythm and blues e soul como Curtis Mayfield, Steve Cropper, assim como de alguns artistas do jazz moderno. Em 1966, Hendrix, que tocou e gravou com a banda de Little Richard de 1964 a 1965, foi citado como tendo dito: "Quero fazer com minha guitarra o que Little Richard faz com sua voz."

Nenhum comentário:

Postar um comentário