sábado, 9 de agosto de 2014

CRÍTICA DA SÉRIE 'SESSÃO DE TERAPIA' 3ª TEMPORADA

Estreou nesta semana a terceira temporada da série 'Sessão de Terapia'. Dirigida por Selton Mello e protagonizada por Zé Carlos Machado, o programa já havia chamado atenção por sua qualidade nas duas temporadas anteriores. Será que a terceira edição manteve o nível? Confira na crítica do Outros 300.

Por Sandro Bahiense


A melhor série da TV brasileira!
'Sessão de Terapia' alia técnica, roteiro, direção e interpretações em seus mais altos níveis

Quando gosto de verdade de alguma produção artística costumo ser entusiasmado demais em minhas impressões acerca do trabalho, mas no caso de 'Sessão de Terapia - 3ª Temporada', posso cravar sem medo do exagero: É a melhor série de TV brasileira!

Isso porque a série já havia sido um grande estouro em suas primeiras e segundas temporadas e parecia impossível evoluir ainda mais. Tanto que ao contrário das duas edições anteriores esperei o fim da primeira semana de exibição para tecer minhas críticas. E elas são as melhores possíveis...

Técnica

Edição, edição de arte e som impecáveis. Trilha sonora espetacular, mas especialmente uma fotografia maravilhosa, principalmente porque o diretor Selton Mello brinca muito com a justaposição de cores, e com o plano meio escuro e meio claro, especialmente nos rostos dos personagens. As sombras se intensificam ou dissipam conforme o estado de espírito dos pacientes e mesmo estando sempre no mesmo ambiente (o consultório de Théo) parece que estamos sempre em locais diferentes.


Roteiro

Jacqueline Vargas é a responsável pelo grande sucesso da empreitada. Sua engenhosidade impressiona! Ainda mais porque nessa temporada, Vargas tem trago situações desmembradas de outras que já haviam sido utilizadas na primeira e segunda. Uma tremenda viagem para os fãs de longa data.

Contudo a parte mais interessante é a "humanização" de Théo. Em outros tempos o psicólogo era tão somente o psicólogo. Agora, ao contrário, vemos o homem por trás da cadeira do consultório. Théo tem problemas familiares reais e se aflige internamente por isso. Quem disse que o psicólogo também não pode ter problemas psicológicos também? Genial!

Tudo é devidamente amarrado entre os quatro personagens (pacientes) em si, com Théo e sua família e personagens anteriores, dando um ritmo novelesco mesmo em um programa de resolução diária. Fazer-nos acompanhar dia a dia a série. Mérito total de Jacqueline Vargas!


Direção

Selton Mello no auge da forma! Percebemos nitidamente o dedo de um diretor que sabe usar todos os recursos técnicos a seu máximo limite. Selton parece espremer o limite dramático de seus atores. Olhares e expressões ganham ainda mais intensidade com closes ou diferentes takes (a visão de cima do consultório no capitulo em que Letícia Sabatella era a paciente foi simplesmente mágico!).

Não só isso. Como o capitão deste barco, Mello parece ter trago uma equipe entrosada e disposta a mergulhar de cabeça no projeto. Não há privilégios para algum artista mais ou menos consagrado. Todos merecem o maior carinho do diretor em suas cenas.

Elenco

Isso, é claro, se reflete nas interpretações. Parece impossível, mas Zé Carlos Machado está ainda melhor, isso talvez por seu personagem ter mais espaço dramático do que somente o do consultório.

Do novo elenco percebemos uma mescla de atores consagrados a jovens atores. Ravel Duarte e principalmente Rafael Lozano mostram talento. Letícia Sabatella deu um show em sua primeira participação, mostrando ser sim uma grande atriz dramática.

Contudo o destaque fica mesmo para as sextas-feiras, dia em que Théo passa por uma supervisão. Lá, Zé Carlos contracena somente com Fernando Eiras, Celso Frateschi e Camila Pitanga (foto abaixo), surpreendendo em um papel diferente dos que habitualmente faz na TV. Esse dia, meus amigos, é uma aula de interpretação!


Um show

'Sessão de Terapia' é um show de programa. Sensível, direto e instigante. Uma viagem para dentro dos personagens, mas que, por fim, se revela uma grande viagem para dentro de nós mesmos.  

O programa passa de segunda a sexta na GNT as 22:30h. Neste fim de semana haverá uma maratona dos primeiros episódios neste sábado as 21:30h e no domingo as 18:00. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário