domingo, 24 de agosto de 2014

MATÉRIA ESPECIAL: O FANTÁSTICO MUNDO CRIATIVO DE LUIZ CALDAS

Famoso cantor baiano, um dos percussores do axé, alguns anos depois se dedica a vida de multi instrumentista e atualmente está com um ambicioso projeto: Lançar um CD de diferente estilo musical por mês. Saiba mais sobre os projetos de Luiz Caldas lendo a matéria completa.

Por Sandro Bahiense


A prova do talento
Cantor baiano mostra grande capacidade em novo projeto

'Fricote' (Nega do cabelo duro), 'Haja amor' e 'Tieta'. Se você tem mais de 30 anos com certeza deve se lembrar destes grandes sucessos de Luiz Caldas que tanto fizeram sucesso nos anos 80 e 90. Caldas, por assim dizer, é um dos percussores do axé music, ritmo que hoje tem Ivete Sangalo, Chiclete com Banana e Asa de Águia como grandes referências.

Após este período de grande sucesso, Caldas passou algum tempo longe da grande mídia, em grande parte pela fama de ser considerado simplesmente como um cantor de axé e que, a princípio, não possuía grande talento e/ou criatividade para gerar mais do que isso.

Porém foi exatamente o baiano que mais tem usado uma importante ferramenta de propaganda da arte em 2014: A internet. E a ideia de Luiz Caldas é ambiciosa. Provar que é muito mais capaz do que se supunha. Como? Lançamento um CD virtual por mês, sendo que, a cada trinta dias, um novo ritmo musical será o contemplado.

Só em 2014, por exemplo, ele lançou um disco de forró, um pop (foto abaixo), um de MPB, um de bossa nova, outro de axé e, agora em agosto, um de samba.


Procurei ouvir os trabalhos de Caldas. Como apenas o CD do mês fica exposto em seu site, só pude ouvir o de samba. E garanto: É muito bom. O detalhe é que o cantor canta e toca todos os instrumentos o que prova grande qualidade musical. As composições também são bem elaboradas. O trabalho é de grande engenhosidade!

Tudo ainda é mais interessante, pois os downloads dos discos (em entrevista Luiz afirma que em breve todos os álbuns feitos no ano estarão à disposição para download) são gratuitos, ou seja, é só chegar lá e baixar. O instrumentista afirmou em entrevista que o que arrecada nos shows é suficiente, por isso da gratuidade dos discos. O projeto é tão bem sucedido que, segundo o artista, os fãs já pedem que musicas dos discos virtuais sejam tocadas no show. 

No fantástico mundo criativo virtual de Luiz Caldas a terra é fértil e todo dia é dia de música, e de todos os tipos. Quer passear neste novo mundo? É só clicar no link abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário