quarta-feira, 10 de setembro de 2014

COMEÇARÁ AMANHÃ A 21ª EDIÇÃO DO VITÓRIA CINE VÍDEO

Começará amanhã a 21ª edição do Vitória Cine Vídeo. Os homenageados deste ano serão Paulo José e Glecy Coutinho. Confira os locais, os filmes e os horários de exibição lendo a matéria completa.

Por Luísa Torre

O melhor do cinema passará pela capital

Festival de Vitória começa nesta sexta-feira (12) com mais de 70 produções


A semana mais aguardada pelos cinéfilos capixabas chegou. A partir de sexta-feira (12), Vitória torna-se a capital do cinema brasileiro com o Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo, que fica na cidade até a quarta-feira, dia 17.

Neste ano, as sessões se concentram no Teatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, mas também haverá programação no Cine Metrópolis e no Hotel Senac Ilha do Boi. As atividades começam amanhã às 9 horas, com a sessão Festivalzinho, no Metrópolis. A abertura oficial será às 19h, com a homenagem à capixaba Glecy Coutinho, no Teatro Carlos Gomes.

Além das exibições de curtas e longas, de ficção a documentários e animações, o Festival conta com debates e oficinas. O Vitória Cine Vídeo também vai integrar a programação do Viradão Vitória – evento de 24 horas, de sábado a domingo – e terá sessões de madrugada e um lounge onde a atriz Letícia Persiles se apresenta com a banda Manacá, à 1h20 do domingo. Os DJs Regina Destefani e Shita Yamashita também animam o espaço, ao lado do Carlos Gomes.

O longa "Lascados", de Vitor Mafra

“É maravilhoso participar dessa virada cultural. O lounge será um local de encontro, as pessoas vão poder se conhecer e conversar com as pessoas que vêm de fora. Estamos com 100 convidados, entre diretores, atores, produtores e oficineiros”, explica a diretora do festival, Lucia Caus.

Novidades

Para 2014, o Festival traz novidades: além das tradicionais mostras competitivas de longas e de curtas, da mostra Quatro Estações – dedicada à temática LGBT –, da mostra Foco Capixaba e do Festivalzinho, foram criados o concurso de webséries; a mostra Outros Olhares, de documentários; e a mostra de Animação, além das Sessões Especiais VCV. O Festival também terá a TV VCV, um drops diário publicado no site do evento (www.festivaldevitoria.com.br).

Rodrigo de Oliveira, curador do festival ao lado de Erly Vieira Jr, explica que viu na seleção para as mostrar uma evolução não só dos realizadores que já conheciam como também dos cineastas de primeiro filme. “Neste ano ano, há cineastas retornando ao festival, após participarem de outras mostras. Temos diretores que estiveram no festival com curtas e agora voltam com longa. O festival acompanha a carreira dos cineastas e a relação com o público é muito boa”, detalha.

"A História da Eternidade", de Camilo Cavalcante

Entre eles, exemplifica o curador, está a ficção “A Hora Azul”, do carioca Giovani Barros, que esteve na Mostra Corsária há dois anos. Na Corsária deste ano, o paulista Lucas Camargo de Barros volta com “Ouça o Ciclone” – ele esteve na mostra Quatro Estações do ano passado. Entre os longas, o pernambucano Camilo Cavalcanti, que apresentou vários curtas em Vitória nos anos 1990, volta com “História da Eternidade”. Outro destaque deste ano vai para o longa “Entreturnos”, do capixaba Edson Ferreira, que integra a mostra competitiva.

Oliveira explica que a seleção é feita após os dois assistirem a todos os filmes inscritos, para perceber o que eles dizem, os temas tratados, a estética, as recorrências. “Aí começa o processo que não é de eleger nossos filmes favoritos, mas sim os que compõem melhor o retrato desta geração”.

Convidados

O Vitória Cine Vídeo também costuma trazer um desfile de celebridades e, neste ano, não será diferente. Entre os apresentadores das noites do festival, estão Paloma Bernadi, Chay Suede, Bel Kutner, Zéu Brito, Bruno Torres, Leonardo Medeiros e a já citada Letícia Persiles.

Homenagens a Paulo José e Glecy Coutinho

Glecy Coutinho já foi jurada do festival
O Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo terá neste ano duas homenagens especiais. O homenageado nacional é um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira: o ator e diretor Paulo José. Com 77 anos de vida, o gaúcho contabiliza seis décadas de dedicação aos palcos, à TV e ao cinema.

Paulo José foi o primeiro homenageado do Festival de Vitória, na edição de 1998. O repeteco, diz Lucia Caus, acontece porque, na época, o festival ainda não publicava o Caderno do Homenageado. “Como o festival está completando 21 anos, decidimos lembrar dele de novo. Ele é muito importante para cinema, teatro, circo... o Paulo fez tudo, é um artista nato e já percorreu todos os caminhos de uma produção”, explica a diretora do festival.

Já Glecy Coutinho é um nome obrigatório quando se fala de cinema no Estado. A primeira repórter mulher de A GAZETA, atuou como continuísta, produtora e atriz de filmes capixabas e lançou, em 1997, a ficção “Eu Sou Buck Jones”. “A Glecy é um presente no festival, elas fez parte de júri, foi vencedora do concurso de roteiro; sempre foi muito presente”, completa Lucia.

Longas nacionais ganham espaço nas sessões especiais
 
 
Longa revela o que mudou após "Cidade de Deus"
Três filmes nacionais ganharam uma sessão sem caráter competitivo neste Festival de Vitória: as Sessões Especiais VCV, que contarão com o documentário “Cidade de Deus – 10 Anos Depois”, de Cavi Borges e Luciano Vidigal; a ficção paulista “Lascados”, de Vitor Mafra, cuja exibição será pré-estreia nacional; e a animação “Até que a Sbórnia nos Separe”, do gaúcho Otto Guerra.

Chay Suede, ator de “Lascados”, vem para a exibição e será um dos apresentadores do festival. A comédia, que ainda tem Paloma Bernardi no elenco, foi gravada em São Mateus e Conceição da Barra. O diretor Luciano Vidigal, de “Cidade de Deus – 10 Anos Depois”, também estará no evento. “A obra investiga o destino dos atores que participaram do filme para descobrir o que mudou em suas vidas.

“Lascados” se inscreveu no festival, diz Lucia Caus. “Decidimos fazer uma sessão especial para lançá-lo. Já o ‘Cidade de Deus...’ tem a Carla Osório, capixaba, como produtora. São novos horários de exibição para atender o público”, diz.

Festival realiza mostra de animação pelo primeiro ano

 
A animação "A Escada", de André Arôxa, está na mostra
A 21ª edição do Festival conta com outras duas novidades: a primeira mostra de animação e o primeiro concurso de webséries, além da mostra Outros Olhares, de documentários capixabas.

Duas mostras – a de animação e a de documentários – foram criadas devido à alta demanda de filmes desses gêneros, explica Lucia Caus. “Dentro das mostras competitivas, exibimos todos os gêneros. Mas recebemos muitos filmes de animação, muita coisa boa, e não dava para incluir tudo na competitiva oficial. Decidimos, então, criar uma mostra paralela. O mesmo aconteceu com documentários”, explica.

Também foi criado um concurso de webséries. “Tivemos 35 webséries inscritas do Brasil inteiro. Fiquei impressionada com a quantidade e com a qualidade. O modelo são de séries de 5 ou 10 minutos para a internet. A ideia veio da percepção de que todo mundo vê vídeos no celular”, diz Lucia.

Programe-se

Sexta-feira, dia 12
9h: Festivalzinho - Cineclube Metrópolis.
8h às 12h: Oficinas - Hotel Senac Ilha do Boi.
14h: Festivalzinho - Cineclube Metropolis.
19h: cerimônia de abertura - Teatro Carlos Gomes.
19h30: Homenagem a Glecy Coutinho - Teatro Carlos Gomes.
20h: Mostra Foco Capixaba - Teatro Carlos Gomes.
21h: Mostra Competitiva de Longas: “Entreturnos” - Teatro Carlos Gomes.
0h: Mostra Quatro Estações - Teatro Carlos Gomes.

Sábado, dia 13
8h às 12h: Oficinas - Hotel Senac Ilha do Boi.
10h: Debate com os realizadores da Mostra Foco Capixaba - Hotel Senac Ilha do Boi.
15h: Sessão especial VCV: “Cidade de Deus: 10 anos depois” - Teatro Carlos Gomes.
17h: Mostra “Outros Olhares” - Teatro Carlos Gomes.
19h: Mostra Competitiva de Curtas - Teatro Carlos Gomes.
21h: Mostra Competitiva de Longas: “Branco sai, preto fica” - Teatro Carlos Gomes.

Domingo, dia 14
0h: Mostra Competitiva de Longas: “Batguano” - Teatro Carlos Gomes.
1h20: show da banda Manacá com Letícia Persiles - Lounge do VCV.
2h30: DJs Regina Destefani e Shita Yamashita - Lounge do VCV.
5h: Sessão especial VCV: “Até que a Sbórnia nos separe” - Teatro Carlos Gomes.
8h às 12h: Oficinas - Hotel Senac Ilha do Boi.
10h: Debate da Mostra Competitiva de Curtas - Hotel Senac Ilha do Boi.
15h: Sessão especial VCV: “Lascados” - Teatro Carlos Gomes.
17h: Mostra Corsária - Teatro Carlos Gomes.
19h: Mostra Competitiva de Curtas - Teatro Carlos Gomes.
21h: Mostra Competitiva de Longas: “A vizinhança do Tigre” - Teatro Carlos Gomes.

Segunda, dia 15
9h: Festivalzinho - Cineclube Metrópolis.
8h às 12h: Oficinas - Hotel Senac Ilha do Boi.
10h: Debate da Mostra Competitiva de Curtas - Hotel Senac Ilha do Boi.
14h: Festivalzinho - Cineclube Metrópolis.
17h: Mostra Corsária - Teatro Carlos Gomes.
19h: Mostra Competitiva de Curtas - Teatro Carlos Gomes.
20h30: Homenagem a Paulo José - Teatro Carlos Gomes.
21h: Mostra Competitiva de Longas: “A história da eternidade” - Teatro Carlos Gomes.

Terça, dia 16
9h: Festivalzinho - Cineclube Metrópolis.
8h às 12h: Oficinas - Hotel Senac Ilha do Boi.
10h: Debate da Mostra Competitiva de Curtas - Hotel Senac Ilha do Boi.
14h: Festivalzinho - Cineclube Metrópolis.
15h: Mostra de Animação - Teatro Carlos Gomes.
17h: Mostra Corsária - Teatro Carlos Gomes.
19h: Mostra Competitiva de Curtas - Teatro Carlos Gomes.
21h: Mostra Competitiva de Longas: “Cauby - começaria tudo outra vez” - Teatro Carlos Gomes.

Quarta, dia 17
10h: Debate da Mostra Competitiva de Curtas - Hotel Senac Ilha do Boi.
19h: Filme de encerramento: “Macunaíma” - Teatro Carlos Gomes.
21h30: Premiação - Teatro Carlos Gomes.
Retirado integralmente de A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário