quinta-feira, 25 de setembro de 2014

EXPOSIÇÃO 'TODAS AS FACES DE MARIA' NO MUCANE NESTA SEMANA

A Exposição 'Todas as Faces de Maria' está em amostra no Museu Capixaba do Negro a partir desta semana. A mostra revela todas as fases de Maria, a homenageada, como se fosse a face de todas as mulheres. Saiba o tempo de exibição e os horários da exposição lendo a matéria completa.


Exposição é homenagem às mulheres negras
Representadas por Maria, mostra tem grandes fotografias

O objetivo da exposição era homenagear todas as mulheres negras, então porque não representá-las por uma das figuras mais emblemáticas da nossa sociedade? Daí surgiu Maria Laurinda Adão, ou simplesmente Maria, e voilà, chegamos à exposição 'Todas as Faces de Maria'.

Porque a Dona Maria?

Por ser uma Maria, nome que representa a várias mulheres do nosso país, por ser negra e por também ser "só" coveira, mãe de santo, parteira, militante de eventos culturais e ativista social. Mulher melhor para representar todas as mulheres da sociedade  impossível.

As fotos que revelam a face desta mítica senhora foram tiradas por Genildo Coelho, Dário Dias, Luan Volpato e Renilson Chagas. A ideia da exposição partiu de Genilson "conheci Maria Laurinda no ano 2000, quando fui fazer um trabalho em Cachoeiro. Eu me tornei um grande admirador dela, de sua história de vida e, por isso aproveitei sua trajetória e usei como tema de um documentário e de um livro. Desta vez decidi fazer a exposição" revela o artista que é fotografo e professor de arquitetura e urbanismo. 


Nascida em Cachoeiro do Itapemirim, Maria Laurinda continua viva nos altos dos seus 71 anos. Ela continua na ativa em várias áreas até hoje, contudo é mais conhecida como "guardiã" da cultura ancestral de sua comunidade.

Exposição  'Todas as Faces de Maria'
Até 01º de dezembro
De terça a sexta das 9h as 17h, e sábados e domingos das 12h as 16h
No Mucane - Museu Capixaba do Negro
Av. República, 121, Centro de Vitória.
Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário