quinta-feira, 25 de setembro de 2014

TUDO SOBRE 'SIN CITY 2'

Estreou neste fim de semana a segunda parte da franquia 'Sin City'. Protagonizado por Mickey Rourke, Josh Brolin e Eva Green, e com um contagiando colaboração de Bruce Willis, o filme agradou a críticos e promete repetir o sucesso da primeira empreitada. Saiba mais sobre o filme lendo a matéria completa.

Por Rafael Braz

Filme Sin City 2: A Dama Fatal - Editoria: Caderno Dois - Foto: Divulgação - Jornal A Gazeta - Cinema

Novo "Sin City" repete tudo o que deu certo no primeiro filme

Para filmar o primeiro “Sin City”, em 2005, o diretor Robert Rodriguez precisou convencer o quadrinista Frank Miller. Sem conseguir imaginar como seu trabalho seria levado para as telas, Miller sempre foi relutante em liberar filmagens baseadas em sua obra. Coube a Rodriguez, então, filmar uma cena – sem autorização – para mostrar a Miller que ele era capaz de manter o espírito de “Sin City” intacto na telona.

O filme foi um sucesso, marcou a indústria e inaugurou uma nova era de utilização de computação gráfica nos cinemas. Miller gostou tanto que permitiu a filmagem de “300” (2006), por Zack Snyder, e se aventurou na direção do desastroso “Spirit” (2008), adaptação da obra de Will Eisner, na qual utilizou uma estética idêntica à de “Sin City”.

Foto: Divulgação
Nancy não superou os eventos do primeiro filme
Agora, quase uma década depois, a continuação do filme de 2005 finalmente chega às telas. Dirigido por Miller e Rodriguez, “Sin City: A Dama Fatal” que estreou nesta quinta-feira (25) e coloca o espectador de volta ao complicado mundo de Basin City.

O roteiro mistura elementos de duas HQs de Miller – “Apenas Outra Noite de Sábado” e “A Dama Fatal” – a dois novos textos criados para o filme. O filme tem início com um velho conhecido, Marv (Mickey Rourke), tentando se lembrar dos acontecimentos que o levaram até ali, um acidente automobilístico que resultou em muitos corpos.

Em seguida, o roteiro corta para a trama que dá nome ao filme. “A Dama Fatal” conta a história de Dwight (Josh Brolin), um fotógrafo que tenta escapar de seu passado, mas se vê novamente envolvido com a bela Ava (Eva Green), um fantasma que ainda o persegue.

O filme ainda tem espaço para dar continuidade à trama de Nancy (Jessica Alba) e Hartigan (Bruce Willis) e para apresentar Johnny (Joseph Gordon-Levitt), um mestre dos jogos que retorna a Basin City com objetivos que vão além de se dar bem nas mesas.

Estética

Foto: Divulgação
Mickey Rourke está de volta como o violento Marv
“A Dama Fatal” repete o estilo que deu certo no primeiro filme, ou seja, é sexy, com excesso de violência gráfica e abusa do clima noir dos quadrinhos. Rodriguez utiliza cor somente para destacar o que acha necessário para a trama ou para dar força a uma composição.

O problema é que, hoje, essa estética não é nenhuma novidade. O que surpreendeu em 2005 agora parece tosco. Por isso, não surpreende que “A Dama Fatal” agrade mais quando faz menos uso de computação, como na tórrida sequência protagonizada por Eva Green e Josh Brolin. Além disso, o filme tem roteiro fraco e personagens sem nenhum desenvolvimento.

O novo “Sin City” é capaz de divertir e deve agradar aos fãs do longa de 2005. O problema é que ele se limita a repetir os acertos do primeiro filme ao invés de se aprofundar no curioso e anárquico universo de Basin City.

Sin City: A Dama Fatal

Policial. (Sin City: A Dame to Kill For, EUA, 2014).
Direção: Frank Miller e Robert Rodriguez.
Elenco: Mickey Rourke, Jessica Alba, Josh Brolin, Eva Green, Joseph Gordon-Levitt, Rosario Dawnson, Bruce Willis, Powers Boothe, Jeremy Piven. 
Retirado integralmente de A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário