sexta-feira, 17 de outubro de 2014

CRÍTICA DO LIVRO 'O REI DAS FRAUDES'

O Outros 300 garimpou este livro, originalmente lançado em 2003 e garante: Vale a pena ler! Saiba mais sobre 'O Rei das Fraudes' e seu autor 'John Grisham' lendo a matéria completa. 

Por Sandro Bahiense

O Rei das Fraudes

Do inferno ao céu e do céu ao inferno!
'O Rei das Fraudes' relata a vida de um advogado que vai do anonimato ao estrelato processando empresas poderosas

'O Rei das Fraudes' é aquele típico livro que relata a vida de alguém humilde e anonimo que de uma hora para outra ganha fama, sucesso e fortuna e que jura de pés juntos que não se deixará se corromper pelo dinheiro. Mas será que consegue?

A trama

Esse é o dilema de J. Clay Carter II um humilde advogado que trabalha na Defensoria Pública e que, após o encontro com um misterioso contato, tem a oportunidade de processar uma grande empresa farmacêutica, ganhando milhões.

Após o sucesso da empreitada, Clay Carter alcança conhecimento imediato se tornando, rapidamente, o 'Rei das Fraudes'. Mas será que Carter terá experiência e não se deixará levar pela fama repentina ou cairá nas armadilhas de ser um jovem e novo rico? 

Crítica

Como vocês já devem ter percebido, o livro conta a história de um advogado, e de processos, e tribunais... Mas antes que você possa pensar que se trata de um livro técnico me antecipo. Não, não é.

Todas as cenas que envolvem o ambiente jurídico é sucinto e simples e o foco é mesmo Clay Carter, sua vida amorosa (que envolve os vai e voltas com a namorada Rebecca, e a repentina "parceria" com a linda modelo Ridley) e, é claro, as nuances da vida de novo rico, com direito à compra de iates, jatinhos e mansões.

Paralelo a novos casos, à atribulada vida amorosa e a vida de milionário repentino, temos um personagem que tenta o tempo todo refletir acerca de tudo que tem acontecido em sua vida e que, tenta prometer a si não ser corrompido pelo dinheiro.

Não é o caso. Clay caí numa viagem sem volta rumo ao mundo dos poderosos se transformando de mocinho a vilão num instante. Ainda assim, e méritos para Grisham, nós ainda continuamos torcendo pelo advogado.

A cada extravagância de Carter, nós curtimos juntos o divertimento de "brincar com os novos brinquedos" dele. Os relatos de como é o seu novo jatinho, da beleza da nova namorada russa, do iate de sei lá quantos pés, do desnecessário tamanho gigantesco da suíte presidencial do mais famoso hotel, do vinho cuja uma taça custa centenas de dólares... Duvido que você não viaje junto nessas aventuras.

John Grisham

O "Rei das Fraudes" título lhe atribuído por trabalhar em casos que envolvem fraudes farmacêuticas, é pintado de forma detalhada, humana e não é incomum você fazer uma auto reflexão: Será que se fosse eu, eu também não me corromperia?

E essa é a vitória de John Grisham! Nos trazer um livro cujo assunto pode parecer complicado e desinteressante e que, de repente, se revela, na verdade, uma trama interessante sobre como os humanos não conseguem resistir às tentações do sucesso. Clay Carter vai do inferno ao céu, e do céu de volta ao inferno, e você vai junto com ele. Um show de livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário