quarta-feira, 15 de outubro de 2014

DESENHOS CLÁSSICOS DOS ANOS 80

Vamos viajar no tempo? Que tal lembrarmos dos desenhos exibidos na TV nos anos 80? Temos algumas raridades que, prometo, levarão você que já tem mais de trinta à loucura. Confira abaixo.

Por Sandro Bahiense



Viagem no tempo
Início da alta tecnologia faz número de desenhos multiplicarem na década

Os desenhos animados já faziam parte do cotidiano de crianças e adultos há algum tempo, contudo nos anos 80 com o aumento no número de televisores e com uma maior qualidade tecnológica se multiplicaram na década.

Eram desenhos para todos os gostos. Desde aqueles mais "bobinhos" como os atemporais 'Popeye', 'Tom e Jerry' e 'Pica Pau', até os de aventura como 'He-Man' e 'Thundercats'. A novidade eram os desenhos mais realistas, baseados em personagens do cotidiano como 'Turma da Pesada', 'Denver' e 'Lobinho'.


Panorama

Os desenhos eram divididos entre Globo, Manchete e SBT. Até meados dos anos 80, a Globo exibia seus desenhos na 'Turma do Balão Mágico'. Contudo como o foco era maior na atração do que nos desenhos, era pouca a quantidade e diversidade deles. Neste meio tempo, a extinta TV Manchete tinha o 'Clube da Criança' com a apresentação da então promissora Xuxa Meneghel. O Sbt, por sua vez, dividia a atenção da molecada entre Bozo, Sérgio Mallandro e Mara Maravilha.

Quando o Balão Mágico acabou, a Globo decidiu investir em Xuxa, revolucionando a forma de apresentar programas infantis na TV. Junto com a loirinha, finalmente a Globo decidiu investir nos desenhos que começavam a brotar aos montes nos Estados Unidos, dois inclusive, de "razoável" sucesso: Uns tals de 'Caverna do Dragão' e 'He-Man'. 


Carangos e Motocas
Carangos e Motocas

Com a estabilização de Xuxa na Globo, o cenário de programas infantis ficou da seguinte forma: Xuxa nas manhãs da Globo com os melhores e mais modernos desenhos, Angélica (sim, ela mesmo) na Manchete, também na manhã, com desenhos basicamente vindos dos anos 60 e 70 (dos anos 80 só o ótimo 'Carangos e Motocas') e Bozo e Sérgio Mallandro na manhã e Mara à tarde no Sbt. A Bozo cabia a exibição dos desenhos atemporais como 'Popeye', 'Tom e Jerry' e 'Pica Pau' e a Mallandro e Mara a exibição dos desenhos modernos, basicamente uma sobra do que não ia para a Globo.


O 'Oradukapeta', Mallandro, focava mais na performance de seu apresentador (alguém se lembra do goleiro Mallandrovsky?), por isso eram poucos os desenhos neste programa. Já Mara, por sua vez, tinha até uma ordem semanal de exibição de desenhos. D'antes dito, o Sbt usufruía de uma espécie de refugo dos desenhos da Globo, contudo essa sobra era por tudo generosa. Era muito comum que desenhos desprezados pela Vênus Platinada a vencerem na audiência. 

Mallandrovsky

Desenhos atemporais

'Popeye', 'Tom e Jerry',  'Pica Pau', 'Pernalonga'... A maioria destes desenhos foram criados nas décadas anteriores e muito deles tiveram novas edições depois. Conforme já dito, eles eram distribuídos pelos programas da Angélica e do Bozo e não nos ateremos a eles, afinal quem já os viu ou vê ou verá em algum momento da vida?

Pole Position

No 'Oradukapeta' o único desenho inédito (o 'Super Mouse', dos anos 70, era o máximo!) era o 'Pole Position. Nele, dois irmãos pilotos viviam as mais altas aventuras ao lado de seus carros e de computadores de bordo chamados "Rodão" e "Whells". Lembra?


Anos depois, quando o 'Oradukapeta' acabou, o Pole Position foi para o programa de Mara. O 'Show Maravilha', aliás, me soava como o mais interessante no que se tangia a desenhos. Havia uma escala semana das atrações que era propositalmente divididos entre desenhos de meninas, de meninos e unissex. Eu, fanático, assistia todos.


Desenhos de meninas

De meninas um caramba!?! A verdade era que meninas, meninos e adultos curtiam os desenhos. Os mais destacados eram 'Cavalo de Fogo' (e sua abertura épica), 'Honey Honey' e 'Jem'. Lembra?


'Honey Honey - Favos de Mel', contava a estória de Favos de Mel, uma menina pobre que possuía uma gatinha que, acidentalmente, engoliu um anel de ouro. Quem recuperasse este anel se casaria com a Princesa Flora o que gerou uma grande competição. Favos, claro, só queria que sua gatinha Lily saísse ilesa disso tudo. 'Honey Honey' foi o primeiro desenho japonês a ser exibido no Sbt.


Já 'Jem e As Hologramas' mostrava a aventura da estrela da música Jem que vira e mexe era obrigada a desfazer as confusões elaboradas pelas 'Desajustadas', um grupo inimigo que vivia a atormentá-la. O desenho era o máximo, pois haviam clipes a lá MTV tanto de Jem quanto das Desajustadas. Por fim, quando a coisa apertava Jem apelava para seu brinco mágico e vencia as Desajustadas, o que me desapontava, pois eu sempre torcia para as vilãs, rsrs.

O meu favorito: 'Muppet Babies'

Completava o dia dos desenhos de meninas, o super clássico 'Muppet Babies'. Baseado nos marionetes dos Muppets, os babeis, eram claro, os bonecos quando nenéns. Todos ficavam em um berçário, vigiados pela babá, cujo rosto nunca foi filmado.

Assim como em os Muppets, Miss Piggy (só Piggy no desenho) era apaixonada por Kermit (Kako). Porém, para complicar o "triângulo amoroso", Gonzo, o extraterrestre narigudo, também de Piggy o que invariavelmente se resultava nas mais loucas confusões. Completava o time, Hufus, Fuzzie, Rowlf, Scooter, Sciter e o hiper, mega, clássico Animal. 'Muppet Babies' foi o primeiro desenho moderno a mesclar cenas desenhadas com cenas de filmes e da TV. O dia em que Animal desapareceu foi, sem dúvida, um dos mais clássicos episódios da série. Afinal, quem é o Grande Lâmina?


Desenhos de meninos

'Pole Position', 'Jayce - E Os Guerreiros do Espaço' e 'Silver Hawks - Falcões de Prata' eram os desenhos de meninos. 'Jayce' era o mais absurdo, mas era o que eu mais gostava. O jovem era um guerreiro do espaço que buscava encontrar seu pai que fora capturado pelos Salbows, plantas mutantes que acabaram sendo criadas por ele por engano. Os Salbows se transformavam em carros(?) de guerra. Imaginativo né? 


Já os 'Silver Hawks' eram a versão espacial dos 'Thundercats', com direito a vilão caquético que se transforma em ser fortão musculoso depois de um discurso de evocação de poder (tipo do Mun-Rá, lembram?) e tudo. 



Mais uma vez o personagem que eu mais gostava era de uma vilã. Eu adorava o episódio em que Melodia (foto acima) aparecia. Com seu visual clubber e uma guitarra transada, ela me fez me interessar por rock, mesmo só tendo 9 anos. 


Desenhos unissex

'Os Fantasmas' era uma versão mais engraçada de 'Os Caça-Fantasmas', 'Pooples' eram bichinhos bonitinhos fofinhos saltitantes, 'Punky' era a versão animada da série de sucesso dos anos 70, e 'Kissyfur' era um ursinho que se metia nas mais altas aventuras. Contudo o destaque dessa época era o ótimo 'Nossa Turma' que reunia uma turminha muito animada que vivia as mais loucas confusões.



Xou da Xuxa

Conforme dito, era na Xuxa que estavam os desenhos mais modernos. Dentre eles hiper clássicos como 'Caverna do Dragão', 'He-Man', 'Thundercats' e 'She-Ra'.  A Globo era tão antenada que trazia quase que simultaneamente à exibição nos Estados Unidos novidades para o Brasilcomo os desenhos 'Karate Kid', 'Loucademia de Polícia' e 'Rambo'. Aliás... Você lembrava que os três também foram desenhos?


Rambo, o mais legal e duradouro dos três, teve outro mérito. Foi o único a quebrar a hegemonia de 'He-Man' e 'Thundercats' no "horário nobre" do programa de Xuxa, as 11:35h em que, teoricamente, era o único em que estudantes da manhã e da tarde poderiam assistir sem afetar seu horário escolar.


Turma da Pesada de Beverly Hills

As pérolas

'Turma da Pesada' era uma turma adolescente ricos a lá 'Barrados no Baile'. O desenho era o primeiro que focava em relacionamentos e namoros. Já 'Cavaleiros da Luz Mágica' era uma aventura em que guerreiros medievais são levados ao futuro e tem de se enfrentar em busca da liberdade. 


Chip, JJ e Apple

Já 'Zillion' veio a reboque de uma grande campanha publicitária que vendia armas elétricas de brinquedo. No desenho Chip, JJ e Apple enfrentam inimigos especiais usando, claro, suas armas elétricas especiais. Na mesma pegada tínhamos os 'Galaxy Rangers'. Outros desenhos que vieram a reboque de seus brinquedos são 'Moranguinho' e 'Meu Querido Pônei'


'Denver' mostrava as aventuras de uma galera que descobre a existência de um dinossauro em plena época moderna e o cria escondido. Outras preciosidades são 'Lobinho', 'Os Ursinhos Gummy', 'Duck e Chopper', 'Snorkles', 'The Wuzzles', e 'Hong-Kong Fu'. Lembram?

Acompanhe o Episódio 1 de 'Caverna do Dragão'

Nenhum comentário:

Postar um comentário