terça-feira, 14 de outubro de 2014

EXPOSIÇÃO 'CORPORA' ESTREIA HOJE NA HOMERO MASSENA

Estreia hoje na galeria Homero Massena a exposição 'Corpora' da artista Mariana Reis. Saiba os horários para visitação lendo a matéria completa.

Por Luísa Torre


Galeria Homero Massena abriga a exposição "Corpora"

Galeria inaugura a exposição "Corpora", com xilogravuras da artista Mariana Reis


A Galeria Homero Massena abriga, de quarta-feira (15) até 13 de dezembro, a exposição “Corpora”, um conjunto de trabalhos que estuda os cruzamentos entre a ciência e a arte contemporânea. O trabalho em xilogravura é da artista plástica Mariana Reis, que traz um hipotético estudo científico que se propõe a nomear e a identificar uma nova criatura. A exposição é aberta ao público.

“Corpora” surgiu a partir de um estudo iniciado no Bolsa-Ateliê, programa de oito meses na própria galeria, no ano passado. No estudo, Mariana criou matrizes de xilogravura como fósseis de animais imaginários que teriam habitado a cidade de Vitória. Ela deixou as matrizes dentro do museu e espalhou as impressões em tecido pela cidade. Todo o trabalho foi feito com ajuda de biólogos e médicos veterinários.

“Em ‘Corpora’, trato de um animal só, que é o cervo serun alatu, uma criatura totalmente imaginária”, conta Mariana. O que estrutura o pensamento da artista é a possibilidade de criar um mistura de referência de animais que propõe uma teoria de recombinação. Uma multiplicidade de corpos numa única espécie. O próprio título da exposição, “Corpora” – o plural de corpus, em latim – assume tal premissa.


O interesse de Mariana pela gravura e, mais especificamente, pela xilogravura surgiu ainda na faculdade, quando começou a trabalhar com anatomia humana e de animais. “Já gostava de bichos e fui me envolvendo com essa linguagem. O envolvimento foi tão grande que hoje estudo Medicina Veterinária e faço mestrado em Artes. A xilogravura é uma das poucas técnicas com que eu consegui fazer o que queria, então me envolvi mesmo”, diz ela.

Na exposição, são oito xilogravuras em papel, duas esculturas e um vídeo em 3D dessa criatura imaginária. “Meu trabalho tem a característica de ser colaborativo, com veterinários e com o escultor Sandro Novaes. Construí o esqueleto com ossos verdadeiros e ele fez os moldes e os fundiu na resina. 

“Corpora” integra o Programa de Exposições Temporárias, que seleciona artistas premiados pelo edital 042/2013. São quatro portfólios selecionados para se tornarem projetos expositivos nas instalações da Galeria Homero Massena.

Corpora

Quando: de quarta-feira (15) a 13 de dezembro.
Visitação: segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado, das 13h às 18h.
Onde: Galeria Homero Massena. Rua Pedro Palácio, 99, Cidade Alta, Centro, Vitória. Entrada gratuita.
Informações: (27)3132-8395.
Retirado integralmente de A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário