quinta-feira, 9 de outubro de 2014

MATÉRIA ESPECIAL - GLOBO A PLAGIADORA

Recentemente com as estreias de 'Sexo e as Negas' e 'Dupla Identidade', a TV Globo estrou um pauta com o seguinte questionamento: Seriam os programas parecidos, homenagens ou plágios baratos de séries estrangeiras? Confira nossas impressões acerca do assunto e veja outras séries, digamos, parecidas com seriados estrangeiros lendo a matéria completa.

Por Sandro Bahiense


Enxurrada de "homenagens"
Com estreias de 'Sexo e as Negas' e 'Dupla Identidade', Globo aumenta lista de séries e novelas parecidas com produtos estrangeiros

Até alguém mais desatento deve perceber que 'Sexo e as Negas' e 'Dupla Identidade', as duas últimas séries estreadas pela TV Globo são muito parecidas com séries estrangeiras. Seria isso somente uma coincidência, uma fonte de inspiração ou simplesmente falta de criatividade?

'Sexo e as Negas', série de Miguel Falabella, pelo menos, nem teve a pretensão de esconder que se baseou na série americana 'Sex and The City'. O que faltou, ali, foi a mesma qualidade da trama de Carrie Bradshaw. A trama brasileira mistura elementos da série gringa, com o dia a dia de mulheres negras da periferia, num suposto mix de humor e drama.

Semelhança física entre os protagonistas de 'The Fall' e 'Dupla Identidade'. Coincidência?

'Dupla Identidade', por sua vez, se vende como original. Mas acredito que seja impossível não identificá-la quase como uma cópia exata de 'The Fall', série britânica que tem como argumento também a busca por um inteligente e sedutor assassino em série. Outras semelhanças com séries como 'Dexter' e 'CSI' também são sentidas em alguns momentos.

Novelas se baseiam em séries

Até super sucessos como a novela 'Avenida Brasil' tem "homenagens" a séries americanas. Quem não se recorda que a estória de uma menina que se vê abandonada pelos pais por causa de uma megera ambiciosa e volta em busca de vingança foi primeiramente a temática da série 'Revenge'? O mais inusitado foi que após o término da novela, a Globo decidiu investir na série como se ela tivesse sido baseada na novela e não vice e versa.

'Além do Horizonte' é outro caso. A trama principal (que se tornou paralela após o insucesso na audiência) era livremente inspirada na série americana 'Lost'. Como detinha uma linguagem pouco comum para o horário, a cópia não funcionou.


O importante é ter qualidade

Sendo cópias, homenagens ou inspirações, o importante é que as tramas similares às estrangeiras precisam ter qualidade, uma vez que se agradar ao grande público, sua audiência pouco se importará de onde elas foram inspiradas. Porém se a engenharia for ruim, esse será o primeiro ponto levantado.

Estou aguardando uma cópia de 'The Walking Dead'. Talvez adaptada pelo João Emanuel Carneiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário