sexta-feira, 10 de outubro de 2014

TUDO SOBRE O FILME 'TRASH'

Wagner Moura e Selton Mello juntos em um filme. Durante muito tempo, após o grande sucesso de ambos na telona, este foi o sonho de muito espectadores. E ele começará a se realizar neste fim de semana com a estreia do filme 'Trash'. Saiba mais sobre o filme lendo a matéria completa. 

Por Rafael Braz

Filme mostra aventura que vem do lixo

"Trash" acompanha jornada de três jovens catadores de lixo


O cineasta inglês Stephen Daldry já dirigiu quatro filmes em sua carreira – “Billy Elliott” (1998), “As Horas” (2002), “O Leitor” (2008) e “Tão Forte e Tão Perto” (2012). Todos eles foram indicados ao Oscar. É por isso que “Trash – A Esperança Vem do Lixo”, que estreia nesta quinta-feira (9), chega cercado de expectativas.


A expectativa cresce ainda mais para nós, brasileiros, pelo fato de o filme ter sido todo filmado no Brasil e contar com os nomes de Selton Mello e Wagner Moura no elenco.

Com roteiro de Richard Curtis (“Simplesmente Amor”), que teve como base o livro de Andy Mulligan, o filme conta a história de Rafael e Gardo, dois jovens catadores de lixo que encontram uma carteira em meio ao lixão onde trabalham. Quando a polícia aparece oferecendo uma recompensa, a dupla percebe que aquela carteira é bem mais importante do que parece. Eles, então, ao lado do amigo Rato, partem em uma grande aventura para fugir da polícia, tentar ficar com a carteira e desvendar os segredos de seu verdadeiro dono.

Brasil

Foto: Divulgação
Selton Mello volta aos cinemas como policial corrupto
O livro se passa em um país fictício, mas, em coletiva realizada no Rio de Janeiro para divulgar o filme, Daldry revelou suas motivações em situar o filme no Brasil. “Poderia ser na Índia ou nas Filipinas, mas uma das razões de vir para o Brasil foi porque conhecemos o Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”) e o excelente trabalho que ele faz com atores não profissionais. Precisávamos disso”, afirmou o diretor.

O trio de protagonistas foi selecionado entre mais de 200 candidatos e, assim como boa parte da equipe, não falava inglês. “Não foi um problema. Já trabalhei em outras línguas antes. Para conhecer o Brasil, fizemos uma pesquisa para entender o sistema aqui, mas corrupção nas instituições está longe de ser uma exclusividade brasileira”, disse Stephen.

Apesar dos nomes de peso, Selton e Wagner são coadjuvantes no filme, que ainda conta com André Ramiro (“Tropa de Elite”), Rooney Mara (“Os Homens que Não Amavam as Mulheres”) e Martin Sheen (“The West Wing”) no elenco. Para Selton Mello, o filme representa um recomeço. “Sempre admirei bastante o Stephen (Daldry). Adoro ‘As Horas’. O filme me deu um tesão enorme para voltar a atuar. Estava mais focado em dirigir e há um bom tempo não tinha esse brilho nos olhos. É um renascimento para mim como ator. Aprendi muito como diretor também”, afirmou o artista, responsável pela direção da elogiada série “Sessão de Terapia” (GNT).

Bate-papo

Foto: Divulgação
Wagner Moura vive o misterioso dono da carteira
“O filme tem um elemento muito poético”Wagner Moura, ator

Atualmente filmando a série “Narcos”, ao lado de José Padilha (“Tropa de Elite”) para o Netflix, Wagner Moura não quer forçar uma carreira internacional, mas espera que ela venha de maneira orgânica.

Como você vê um diretor estrangeiro tratando de um tema tão brasileiro?
Eu acho ótimo. Já temos uma tradição de fazer filmes que falam sobre o país e as mazelas sociais. Ao mesmo tempo temos uma xenofobia; somente nós podemos fazer isso. Mas, apesar do filme trazer essas questões, ele tem um elemento poético característico da obra do Stephen. É um privilégio termos um diretor como ele olhando para o Brasil, conferindo o olhar dele às coisas que acontecem aqui. Estamos acostumados com esse hiperrealismo duro do cinema brasileiro, uma herança do Cinema Novo, e o “Trash” é mais uma fábula, um filme para cima.

Como você entrou no filme?
Tive um encontro com o Stephen em um restaurante. Já adorava todos os filmes dele e aceitei antes mesmo de ler o roteiro.

O cinema brasileiro tem ficado pequeno para você e o Selton?
Acho que é possível juntar tudo. Se pintar uma coisa maneira lá fora, a gente vai lá e faz. Estou trabalhando com tanta gente legal na América Latina, desse mundo que a gente é meio ilhado por falar português... Acho que faz sentido a gente participar de tudo isso.

Trash – A esperança vem do lixo

Aventura. (Trash, Reino Unido, 2014)
Direção: Stephen Daldry.
Elenco: Rickson Tevez, Eduardo Luis, Gabriel Weinstein, Selton Mello, Wagner Moura, Martin Sheen, Rooney Mara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário