quinta-feira, 18 de outubro de 2012

TUDO SOBRE "BARÃO VERMELHO 30 ANOS"

Grupo se reúne para série comemorativa de shows que começa neste sábado (20). Foto: Gabriel Wickbold/Divulgação

1982 - O Ano do Rock Nacional

Em abril deste ano o Outros 300 lançou uma série de matérias chamada "1982 - O Ano do Rock Nacional". Lá continha, no emblemático ano, o inicio de bandas como Legião Urbana, Kid Abelha, Paralamas do Sucesso e Titãs e de cantores como Lobão e Lulu Santos.


Kid Abelha e Titãs recentemente lançaram dvd's de comemoração de aniversário pela Multishow (inclusive com shows marcados para Vitória em outubro e novembro). Já a Legião prestigiou a data com o controverso show de Dado e Bonfá ao lado de Wagner Moura. Agora é a vez do Barão Vermelho comemorar a data  





A "volta dos que não foram"

Roberto Frejat, Guto Goffi, Peninha, Rodrigo Santos e Fernando Magalhães ficaram cinco anos sem tocar juntos, mas agora decidiram se reunir para comemorar os 30 anos de lançamento do primeiro disco da banda, Barão Vermelho (1982), mas, como o próprio baterista Guto Goffi assumiu em entrevista, a turnê + 1 dose servirá também como tributo ao eterno líder do Barão, o cantor Cazuza.

"Em 2011, pensamos em fazer uma turnê para marcar os 30 anos da fundação do grupo, que nasceu em 1981. Mas, na época, o Frejat estava muito envolvido com sua carreira solo. Ficaria difícil. Foi aí que decidimos deixar o projeto para 2012 e usar como data de comemoração o lançamento do nosso primeiro LP", explicou.

Por esse motivo, o disco de estreia - que projetou os músicos ao estrelato graças a hits como Billy Negão e Todo Amor que Houver Nessa Vida - deverá receber bastante atenção no repertório, composto inicialmente por 27 músicas. Segundo Guto, no entanto, ele não ficará restrito a esse início de carreira e terá um mix de sucessos de diferentes fases. Letras do Barão que foram consagradas também nas vozes de outros artistas, como Caetano Veloso e Ângela Ro Ro, são outras que terão espaço garantido.



Barão Vermelho 1982 será relançado

Simultaneamente à turnê e ainda como parte das comemorações, o álbum de 1982 será relançado com uma série de novidades. Além de apresentar aquelas canções antigas em novos formatos, ele terá uma música inédita, chamada Sorte e Azar (já disponível para vendas no iTunes), que foi a última parceria feita entre Cazuza e Frejat. A faixa foi descoberta recentemente, durante o processo de digitalização do áudio do disco, trabalho feito em conjunto por Frejat, Guto, Maurício Barros e Dé Palmeira - músicos da primeira formação da banda. Ao encontrá-la, eles decidiram regravar toda a base instrumental e deixar como único registro original a voz de Cazuza. "Essa música é muito boa, mas quando a gravamos éramos jovens, imaturos. A gente não tinha o conhecimento que tem hoje. Até em termos de afinação, coisas básicas. Por isso decidimos regravar todos os instrumentos. Cazuza canta lindamente, a voz dele continua lá, mas trabalhamos na base e conseguimos chegar no ponto certo", disse o baterista.

Ouça/veja aqui 'Sorte e Azar': http://outros300.blogspot.com.br/2012/10/barao-vermelho-30-anos-ouca-na-voz-de.html

Outro importante "achado" que também será incluído nesta edição especial de Barão Vermelho é a versão original de Nós, gravada na época com uma levada de reggae. De acordo com Guto, ela não entrou naquele primeiro disco por limitação de espaço, já que colocar muitas faixas no LP prejudicava a qualidade do som, e teve que esperar alguns anos para ser lançada (o que aconteceu no Maior Abandonado, de 1984, em que apareceu com ritmo totalmente diferente). Por fim, o terceiro e último bônus do novo álbum será o segundo take de Por Aí.

Turnê começa com shows no Rio de Janeiro e São Paulo

+ 1 Dose
Rio de Janeiro 
Local: Fundição Progesso 
Data: 20 de outubro de 2012 
Informações: www.fundicaoprogresso.com.br

São Paulo 
Local: Credicard Hall 
Data: 8 de dezembro de 2012 
Informações: www.credicard.com.br/credicardhall/home/


Show no estado

Apesar de ainda não ter uma data oficial estima-se que o Barão deva tocar no estado em fevereiro, provavelmente em Guarapari. Ainda não há datas para shows em Vitória. 

Assista, na íntegra, 'Cazuza - O Tempo Não Pára'. O filme retrata a vida de Cazuza e o inicio da carreira com o Barão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário